A inclusão do aluno especial nas escolas municipais de Rio das Ostras: uma reflexão critica frente às dificuldades dos profissionais envolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maristela Yarochewsky Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5111
Resumo: A sociedade capitalista tem como pressuposto a desigualdade de classes. Traz no bojo do seu processo histórico o acumulo de riqueza, concentrada nas mãos da classe dominante. Tal classe detém os meios de produção explorando a mão de obra dos que não o detém, formando assim duas classes distintas, uma dominante e outra dominada. Consequentemente, esta dicotomia favorece as mazelas produzidas pelo acumulo de riqueza, dividido de forma não igualitária. Neste sentido, surge uma sociedade com grandes embates. A sociedade capitalista distingue-se de outras formas organizacionais societárias, por ser pautada na desigualdade de classes e sustentada pela propriedade privada. Para garantir o poder hegemônico do seu ideário, a classe dominante tem a seu favor o Estado, que exerce papel fundamental nesta sociedade, sendo um gestor, que administra suas funções baseadas nas formulações capitalistas, garantindo a propriedade privada, anunciando políticas para o fortalecimento do mercado financeiro, e eximindo-se das responsabilidades sociais. O Estado também exerce seu poder de forma coercitiva, diminuído os direitos sociais, aplicando políticas sociais paliativas, que não garantem a emancipação dos sujeitos. Uma estratégia governamental para encher os olhos dos órgãos internacionais, que injetam recursos financeiros a juros altos, com o discurso de promover a igualdade, erradicar os problemas sociais como a fome, pobreza ou a educação. O Brasil, um país periférico norteado pelas políticas neoliberais, é palco de grandes embates sociais. Neste sentido, a política educacional, que faz parte de um conjunto de formulações baseadas nas propostas neoliberais, vai sofrer os impactos desta política fragmentada. Assim, torna-se instigante conhecer o processo e a implantação da Educação Especial no modelo societário em questão
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