Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Maira Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15313
Resumo: O presente trabalho investiga um grupo de professores e professoras participantes de um projeto de extensão que atua na formação inicial e continuada nas interfaces entre Educação Ambiental crítica e Ensino de Ciências. Busquei identificar sentidos que os docentes atribuem à formação e produção curricular a partir da participação no projeto. Analiso as ações pedagógicas do projeto de extensão em duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro e os desdobramentos das oficinas oferecidas nas práticas curriculares dos professores participantes. Discuto também os limites e possibilidades da vertente crítica da Educação Ambiental na escola a partir dos relatos dos professores e professoras. Parto dos referenciais teóricos da Educação Ambiental crítica, das teorias crítica e pós-crítica do Currículo, Ensino de Ciências e vertente crítica da extensão. Nesse sentido, considero que apesar de a Educação Ambiental estar universalizada na escola, a interface entre a Educação Ambiental crítica e o ensino de Ciências ainda é pouco explorada. A partir da narrativa dos docentes por meio de entrevistas no formato do grupo focal, entendo que os desdobramentos em suas práticas a partir da participação no projeto foram múltiplos e variados. Utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo temática, reuni seis categorias dentro de dois grandes temas, que orientaram a discussão do material produzido a partir das entrevistas realizadas. Considero que o papel desenvolvido pela extensão universitária possibilita relações de reciprocidade entre universidade e escola, desenvolvendo temas pouco explorados pela pesquisa, como no caso da temática da alimentação na interface da Educação Ambiental com Ensino de Ciências. Entendo ainda que a mescla entre diferentes macrotendências da Educação Ambiental é característica de quaisquer conhecimentos que adentram o ambiente escolar por variadas vias e que são os docentes que determinam, em última instância, o desenvolvimento ou não das temáticas ambientais em sala de aula. Concluo que a extensão universitária é uma via bastante produtiva para a introdução de conteúdos e práticas de EA crítica nas escolas
id UFF-2_2f228e0a8a36271a86c7cd04aaa6c042
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15313
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensãoEducação ambientalEnsino de ciênciasFormação continuadaCurrículoEnvironmental educationScience teachingContinuing formationCurriculumO presente trabalho investiga um grupo de professores e professoras participantes de um projeto de extensão que atua na formação inicial e continuada nas interfaces entre Educação Ambiental crítica e Ensino de Ciências. Busquei identificar sentidos que os docentes atribuem à formação e produção curricular a partir da participação no projeto. Analiso as ações pedagógicas do projeto de extensão em duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro e os desdobramentos das oficinas oferecidas nas práticas curriculares dos professores participantes. Discuto também os limites e possibilidades da vertente crítica da Educação Ambiental na escola a partir dos relatos dos professores e professoras. Parto dos referenciais teóricos da Educação Ambiental crítica, das teorias crítica e pós-crítica do Currículo, Ensino de Ciências e vertente crítica da extensão. Nesse sentido, considero que apesar de a Educação Ambiental estar universalizada na escola, a interface entre a Educação Ambiental crítica e o ensino de Ciências ainda é pouco explorada. A partir da narrativa dos docentes por meio de entrevistas no formato do grupo focal, entendo que os desdobramentos em suas práticas a partir da participação no projeto foram múltiplos e variados. Utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo temática, reuni seis categorias dentro de dois grandes temas, que orientaram a discussão do material produzido a partir das entrevistas realizadas. Considero que o papel desenvolvido pela extensão universitária possibilita relações de reciprocidade entre universidade e escola, desenvolvendo temas pouco explorados pela pesquisa, como no caso da temática da alimentação na interface da Educação Ambiental com Ensino de Ciências. Entendo ainda que a mescla entre diferentes macrotendências da Educação Ambiental é característica de quaisquer conhecimentos que adentram o ambiente escolar por variadas vias e que são os docentes que determinam, em última instância, o desenvolvimento ou não das temáticas ambientais em sala de aula. Concluo que a extensão universitária é uma via bastante produtiva para a introdução de conteúdos e práticas de EA crítica nas escolasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThe present work investigates a group of teachers participating in an extension project which operates in initial and continuous training at the interfaces between critical Environmental Education and Science Teaching. The quest is to understand the meanings that teachers attribute to formation and curricular production from the participation in the project. I analyze the pedagogical actions of the extension project and the unfolding of the workshops offered in the curricular practices of the participating teachers. I also discuss the limits and possibilities from the critical aspect of Environmental Education in the school from the teacher reports. I start from the theoretical references of critical Environmental Education, critical and post-critical theories of Curriculum, Teaching of Science and the critical aspect of Extension. In this sense, I believe that although Environmental Education is universalized at the school, the interfaces between critical Environmental Education and Science Teaching are still poorly explored. From the narrative of the teachers through interviews in the format of focus group, I understand that the unfolding at the practice of teachers from the participation in the project were multiple and varied. Using the methodology of thematic Content Analysis, I gathered six categories within two major themes, which guided the discussion of the material produced from the interviews. I believe that the role played by the University Extension allows reciprocity relations between university and school, developing themes little explored by research, as in the case of feed theme at the interface of Environmental Education with Science Teaching. I also understand that the fusion between different macro trends of Environmental Education is a mark of any knowledge that enters the school environment by various routes and that the teacher is who determinate, ultimately, the development or not of environmental themes in the classroom. I conclude that University Extension is a very productive way for the introduction of contents and practices of critical environmental education in schools104 f.Selles, Sandra EscovedoTrein, EuniceCarmo, Edinaldo MedeirosLima, Maria Jacqueline Girão Soares dehttp://lattes.cnpq.br/7346612689175481http://lattes.cnpq.br/3684922991380169http://lattes.cnpq.br/5879472477884020Figueira, Maira Rocha2020-10-19T20:03:00Z2020-10-19T20:03:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIRA, Maira Rocha. Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15313openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T11:38:02Zoai:app.uff.br:1/15313Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-10T11:38:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
title Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
spellingShingle Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
Figueira, Maira Rocha
Educação ambiental
Ensino de ciências
Formação continuada
Currículo
Environmental education
Science teaching
Continuing formation
Curriculum
title_short Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
title_full Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
title_fullStr Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
title_full_unstemmed Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
title_sort Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão
author Figueira, Maira Rocha
author_facet Figueira, Maira Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selles, Sandra Escovedo
Trein, Eunice
Carmo, Edinaldo Medeiros
Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de
http://lattes.cnpq.br/7346612689175481
http://lattes.cnpq.br/3684922991380169
http://lattes.cnpq.br/5879472477884020
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Maira Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de ciências
Formação continuada
Currículo
Environmental education
Science teaching
Continuing formation
Curriculum
topic Educação ambiental
Ensino de ciências
Formação continuada
Currículo
Environmental education
Science teaching
Continuing formation
Curriculum
description O presente trabalho investiga um grupo de professores e professoras participantes de um projeto de extensão que atua na formação inicial e continuada nas interfaces entre Educação Ambiental crítica e Ensino de Ciências. Busquei identificar sentidos que os docentes atribuem à formação e produção curricular a partir da participação no projeto. Analiso as ações pedagógicas do projeto de extensão em duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro e os desdobramentos das oficinas oferecidas nas práticas curriculares dos professores participantes. Discuto também os limites e possibilidades da vertente crítica da Educação Ambiental na escola a partir dos relatos dos professores e professoras. Parto dos referenciais teóricos da Educação Ambiental crítica, das teorias crítica e pós-crítica do Currículo, Ensino de Ciências e vertente crítica da extensão. Nesse sentido, considero que apesar de a Educação Ambiental estar universalizada na escola, a interface entre a Educação Ambiental crítica e o ensino de Ciências ainda é pouco explorada. A partir da narrativa dos docentes por meio de entrevistas no formato do grupo focal, entendo que os desdobramentos em suas práticas a partir da participação no projeto foram múltiplos e variados. Utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo temática, reuni seis categorias dentro de dois grandes temas, que orientaram a discussão do material produzido a partir das entrevistas realizadas. Considero que o papel desenvolvido pela extensão universitária possibilita relações de reciprocidade entre universidade e escola, desenvolvendo temas pouco explorados pela pesquisa, como no caso da temática da alimentação na interface da Educação Ambiental com Ensino de Ciências. Entendo ainda que a mescla entre diferentes macrotendências da Educação Ambiental é característica de quaisquer conhecimentos que adentram o ambiente escolar por variadas vias e que são os docentes que determinam, em última instância, o desenvolvimento ou não das temáticas ambientais em sala de aula. Concluo que a extensão universitária é uma via bastante produtiva para a introdução de conteúdos e práticas de EA crítica nas escolas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-19T20:03:00Z
2020-10-19T20:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIRA, Maira Rocha. Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15313
identifier_str_mv FIGUEIRA, Maira Rocha. Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135284865826816