Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Isadora Rocha de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6782
Resumo: O estudo aqui apresentado apresentou a visão inicial sobre a relação entre ansiedade e o sistema personalizado de ensino (SPE). Foi realizado um questionário com os alunos matriculados na disciplina de “TSP III: behaviorismo”, com a finalidade de entender como a ansiedade faz parte de suas vidas e de que forma o uso de uma metodologia diferente da tradicional poderia afetar a relação dos alunos com a disciplina e com respostas de ansiedade. As análises demonstraram que a ansiedade é um componente bastante presente na vida dos alunos e muitos deles se apresentam com níveis elevados de comportamentos ansiosos. Foi possível observar que os participantes se sentem pressionados ao realizar avaliações no geral, e a relação que estabeleceram inicialmente entre a metodologia do SPE com a ansiedade pode se dar de maneira que, há estranhamentos iniciais, pelo fato de que muitos alunos afirmam ter tido contato apenas com a metodologia tradicional ao longo do histórico educacional. Os participantes acreditam que esse sistema possibilita níveis mais baixos de ansiedade que o método tradicional, sendo que há maior preferência pelo SPE se comparado a outras metodologias de ensino. Também foi demonstrado que o uso da plataforma Moodle como ferramenta dentro de uma disciplina presencial, é de grande importância, por auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem dos alunos
id UFF-2_2f61d06585928a490c02c794332b354c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6782
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologiaAnsiedadeSistema personalizado de ensinoAnálise do comportamentoPlataforma MoodleAnsiedadeBehaviorismoMetodologiaEnsinoAnxietyPersonalized system of instructionBehavior analysisPlatform MoodleO estudo aqui apresentado apresentou a visão inicial sobre a relação entre ansiedade e o sistema personalizado de ensino (SPE). Foi realizado um questionário com os alunos matriculados na disciplina de “TSP III: behaviorismo”, com a finalidade de entender como a ansiedade faz parte de suas vidas e de que forma o uso de uma metodologia diferente da tradicional poderia afetar a relação dos alunos com a disciplina e com respostas de ansiedade. As análises demonstraram que a ansiedade é um componente bastante presente na vida dos alunos e muitos deles se apresentam com níveis elevados de comportamentos ansiosos. Foi possível observar que os participantes se sentem pressionados ao realizar avaliações no geral, e a relação que estabeleceram inicialmente entre a metodologia do SPE com a ansiedade pode se dar de maneira que, há estranhamentos iniciais, pelo fato de que muitos alunos afirmam ter tido contato apenas com a metodologia tradicional ao longo do histórico educacional. Os participantes acreditam que esse sistema possibilita níveis mais baixos de ansiedade que o método tradicional, sendo que há maior preferência pelo SPE se comparado a outras metodologias de ensino. Também foi demonstrado que o uso da plataforma Moodle como ferramenta dentro de uma disciplina presencial, é de grande importância, por auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem dos alunosThis study analyzes the initial view about the relation between anxiety and the personalized system of education (SPE), which methodology is based on the behavior analysis. A questionnaire with students at the discipline TSP III: behaviorism was done with the aim of understanding anxiety in their lives and how the use of a methodology different from the traditional could affect the relation of students with the discipline and with the responses to anxiety. The analysis showed that anxiety is a present component in the students’ lives and many of them have high levels of anxiety behavior. It was possible to observe that the participants fell pressured when realize evaluation in general, and the relation that they initially stablish between the SPE methodology and anxiety can occur in a way that there is initial strangeness, by the fact that many students state that they had contact only with the traditional methodology during their educational history. The participants believe that this system enables low levels of anxiety than other teaching methods. It was also showed that the use of Moodle platform is of a great importance as an instrument in a face-to-face discipline for supporting and facilitating the learning process of studentsCosta, Arley José Silveira daAlves, Priscila PiresCarvalho, Isadora Rocha de2018-06-20T17:03:10Z2018-06-20T17:03:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6782Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-16T17:14:50Zoai:app.uff.br:1/6782Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:02.230303Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
title Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
spellingShingle Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
Carvalho, Isadora Rocha de
Ansiedade
Sistema personalizado de ensino
Análise do comportamento
Plataforma Moodle
Ansiedade
Behaviorismo
Metodologia
Ensino
Anxiety
Personalized system of instruction
Behavior analysis
Platform Moodle
title_short Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
title_full Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
title_fullStr Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
title_full_unstemmed Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
title_sort Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia
author Carvalho, Isadora Rocha de
author_facet Carvalho, Isadora Rocha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Arley José Silveira da
Alves, Priscila Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Isadora Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Sistema personalizado de ensino
Análise do comportamento
Plataforma Moodle
Ansiedade
Behaviorismo
Metodologia
Ensino
Anxiety
Personalized system of instruction
Behavior analysis
Platform Moodle
topic Ansiedade
Sistema personalizado de ensino
Análise do comportamento
Plataforma Moodle
Ansiedade
Behaviorismo
Metodologia
Ensino
Anxiety
Personalized system of instruction
Behavior analysis
Platform Moodle
description O estudo aqui apresentado apresentou a visão inicial sobre a relação entre ansiedade e o sistema personalizado de ensino (SPE). Foi realizado um questionário com os alunos matriculados na disciplina de “TSP III: behaviorismo”, com a finalidade de entender como a ansiedade faz parte de suas vidas e de que forma o uso de uma metodologia diferente da tradicional poderia afetar a relação dos alunos com a disciplina e com respostas de ansiedade. As análises demonstraram que a ansiedade é um componente bastante presente na vida dos alunos e muitos deles se apresentam com níveis elevados de comportamentos ansiosos. Foi possível observar que os participantes se sentem pressionados ao realizar avaliações no geral, e a relação que estabeleceram inicialmente entre a metodologia do SPE com a ansiedade pode se dar de maneira que, há estranhamentos iniciais, pelo fato de que muitos alunos afirmam ter tido contato apenas com a metodologia tradicional ao longo do histórico educacional. Os participantes acreditam que esse sistema possibilita níveis mais baixos de ansiedade que o método tradicional, sendo que há maior preferência pelo SPE se comparado a outras metodologias de ensino. Também foi demonstrado que o uso da plataforma Moodle como ferramenta dentro de uma disciplina presencial, é de grande importância, por auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem dos alunos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-20T17:03:10Z
2018-06-20T17:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6782
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6782
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823678958075904