Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Mauro Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26486
Resumo: Neste trabalho, levantamos na literatura alguns aspectos das discussões sobre a relevância da disciplina de Análise Real para o curso de licenciatura em matemática sob a perspectiva de vários dos atores envolvidos com ele. Também buscamos entender o que diferencia as práticas profissionais do matemático pesquisador e do professor de escola básica. Esta bagagem nos serviu de apoio para estudar o conceito de Aprendizagem Situada, a partir do qual obtivemos evidências da importância de situar o aprendizado do licenciando em experiências vindas da sala de aula. A partir de todo este estudo, e usando como modelo a experiência relatada no artigo Making real analysis relevant to secondary teachers: building up from and stepping down to practice de Nicholas H. Wasserman, Timothy Fukawa-Connelly, Matthew Villanueva, Juan Pablo Mejia-Ramos e Keith Weber publicado em PRIMUS (Problems, resources, and issues in mathematics undergraduate studies) em 2016, nos sentimos aptos a propor uma atividade, adaptada da que é ali apresentada, a ser desenvolvida numa turma do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal Fluminense, para alunos que já tenham cursado um primeiro semestre de Análise, com o intuito de contribuir para mostrar-lhes em alguma medida, a relevância da disciplina para a sua futura prática profissional
id UFF-2_310da1018a4f5feff2cdeecef7a5e168
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26486
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situadaLicenciaturaFormação matemática do professorMatemática escolarAprendizagem situadaAnálise realAnálise matemáticaFormação de professorEnsino de MatemáticaMathematics teacher educationTeacher knowledgeMathematics educationSituated learningReal analysisNeste trabalho, levantamos na literatura alguns aspectos das discussões sobre a relevância da disciplina de Análise Real para o curso de licenciatura em matemática sob a perspectiva de vários dos atores envolvidos com ele. Também buscamos entender o que diferencia as práticas profissionais do matemático pesquisador e do professor de escola básica. Esta bagagem nos serviu de apoio para estudar o conceito de Aprendizagem Situada, a partir do qual obtivemos evidências da importância de situar o aprendizado do licenciando em experiências vindas da sala de aula. A partir de todo este estudo, e usando como modelo a experiência relatada no artigo Making real analysis relevant to secondary teachers: building up from and stepping down to practice de Nicholas H. Wasserman, Timothy Fukawa-Connelly, Matthew Villanueva, Juan Pablo Mejia-Ramos e Keith Weber publicado em PRIMUS (Problems, resources, and issues in mathematics undergraduate studies) em 2016, nos sentimos aptos a propor uma atividade, adaptada da que é ali apresentada, a ser desenvolvida numa turma do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal Fluminense, para alunos que já tenham cursado um primeiro semestre de Análise, com o intuito de contribuir para mostrar-lhes em alguma medida, a relevância da disciplina para a sua futura prática profissionalIn this work, we in this work, we survey in the literature some aspects of the discussions about the relevance of Real Analysis for the undergraduate course in mathematics for teachers under the perspective of several of the actors involved with it. We also attempt to understand what differentiates the professional practices of the mathematician involved with research and the basic school teacher. This background helped us to study the concept of Situated Learning, from which we obtained evidence of the importance of situating the student's learning in experiences coming from the classroom. Based on this entire study, and using as a model the experience reported in the article making real analysis relevant to xecondary teachers: building Up from and stepping down to practice by Nicholas H. Wasserman, Timothy Fukawa-Connelly, Matthew Villanueva, Juan Pablo Mejia- Ramos and Keith Weber published in 2016 in PRIMUS (Problems, resources, and issues in mathematics undergraduate studies, we felt able to propose an activity, adapted from the one presented there, to be developed in a class of the undergraduate course in mathematics at Universidade Federal Fluminense, for students who have already studied a first semester of Real Analysis, in order to contribute to show them in some measure, the relevance of the discipline for their future professional practice59 f.Vinagre, Cybele Tavares MaiaWeber, Mauro Nunes2022-10-17T16:00:31Z2022-10-17T16:00:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfWEBER, Mauro Nunes . Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatístia, Universidade Federal Fluminense, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26486Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T15:55:59Zoai:app.uff.br:1/26486Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-30T15:55:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
title Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
spellingShingle Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
Weber, Mauro Nunes
Licenciatura
Formação matemática do professor
Matemática escolar
Aprendizagem situada
Análise real
Análise matemática
Formação de professor
Ensino de Matemática
Mathematics teacher education
Teacher knowledge
Mathematics education
Situated learning
Real analysis
title_short Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
title_full Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
title_fullStr Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
title_full_unstemmed Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
title_sort Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
author Weber, Mauro Nunes
author_facet Weber, Mauro Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vinagre, Cybele Tavares Maia
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Mauro Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Formação matemática do professor
Matemática escolar
Aprendizagem situada
Análise real
Análise matemática
Formação de professor
Ensino de Matemática
Mathematics teacher education
Teacher knowledge
Mathematics education
Situated learning
Real analysis
topic Licenciatura
Formação matemática do professor
Matemática escolar
Aprendizagem situada
Análise real
Análise matemática
Formação de professor
Ensino de Matemática
Mathematics teacher education
Teacher knowledge
Mathematics education
Situated learning
Real analysis
description Neste trabalho, levantamos na literatura alguns aspectos das discussões sobre a relevância da disciplina de Análise Real para o curso de licenciatura em matemática sob a perspectiva de vários dos atores envolvidos com ele. Também buscamos entender o que diferencia as práticas profissionais do matemático pesquisador e do professor de escola básica. Esta bagagem nos serviu de apoio para estudar o conceito de Aprendizagem Situada, a partir do qual obtivemos evidências da importância de situar o aprendizado do licenciando em experiências vindas da sala de aula. A partir de todo este estudo, e usando como modelo a experiência relatada no artigo Making real analysis relevant to secondary teachers: building up from and stepping down to practice de Nicholas H. Wasserman, Timothy Fukawa-Connelly, Matthew Villanueva, Juan Pablo Mejia-Ramos e Keith Weber publicado em PRIMUS (Problems, resources, and issues in mathematics undergraduate studies) em 2016, nos sentimos aptos a propor uma atividade, adaptada da que é ali apresentada, a ser desenvolvida numa turma do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal Fluminense, para alunos que já tenham cursado um primeiro semestre de Análise, com o intuito de contribuir para mostrar-lhes em alguma medida, a relevância da disciplina para a sua futura prática profissional
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-17T16:00:31Z
2022-10-17T16:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WEBER, Mauro Nunes . Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatístia, Universidade Federal Fluminense, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26486
Aluno de Graduação
identifier_str_mv WEBER, Mauro Nunes . Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatístia, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135473416568832