Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ester Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12442
Resumo: A Sociologia é uma ciência que se dispõe a estudar, entender e buscar resultados frente às questões que permeiam a sociedade, em larga e/ou em curta escala. Neste sentido, esta monografia busca analisar a representatividade do papel da Sociologia escolar para alunos do terceiro ano do ensino médio de quatro instituições do município de Niterói, bem como apontar a percepção dos docentes a respeito do significado do ensino da Sociologia para seus alunos. As questões norteadoras da pesquisa são: Como os discentes percebem o papel da Sociologia Escolar em seu cotidiano? Como os docentes captam a receptividade do ensino da Sociologia, a partir da correlação entre a Sociologia histórica e a prática da Sociologia. Metodologicamente, a monografia emprega a aplicação de questionários a amostra de trinta e dois discentes e três docentes, distribuídos entre duas escolas da rede pública e duas de ensino privado. Ademais, realiza uma revisão bibliográfica crítica adotando os conceitos de representatividade de Viana, a abstração acerca da Sociologia Escolar de Moraes e imaginação sociológica de Mills. A pesquisa realizada sugere que as dinâmicas de emissão e recepção da Sociologia no Ensino Médio são deficitárias, dificultando a compreensão do papel da Sociologia como disciplina escolar de cunho crítico e prático
id UFF-2_3131be3c983c327a61d985c2a36ec1e4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12442
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoriaEnsino médioSociologia escolarRepresentatividadeHistória da sociologiaSociologia da práticaEnsino médioSociologia educacionalEstudo e ensinoHigh schoolEducational sociologyRepresentativenessHistory of sociologySociology of practiceA Sociologia é uma ciência que se dispõe a estudar, entender e buscar resultados frente às questões que permeiam a sociedade, em larga e/ou em curta escala. Neste sentido, esta monografia busca analisar a representatividade do papel da Sociologia escolar para alunos do terceiro ano do ensino médio de quatro instituições do município de Niterói, bem como apontar a percepção dos docentes a respeito do significado do ensino da Sociologia para seus alunos. As questões norteadoras da pesquisa são: Como os discentes percebem o papel da Sociologia Escolar em seu cotidiano? Como os docentes captam a receptividade do ensino da Sociologia, a partir da correlação entre a Sociologia histórica e a prática da Sociologia. Metodologicamente, a monografia emprega a aplicação de questionários a amostra de trinta e dois discentes e três docentes, distribuídos entre duas escolas da rede pública e duas de ensino privado. Ademais, realiza uma revisão bibliográfica crítica adotando os conceitos de representatividade de Viana, a abstração acerca da Sociologia Escolar de Moraes e imaginação sociológica de Mills. A pesquisa realizada sugere que as dinâmicas de emissão e recepção da Sociologia no Ensino Médio são deficitárias, dificultando a compreensão do papel da Sociologia como disciplina escolar de cunho crítico e práticoSociology is a science that intend to study, understand and find results on issues that permeate society on a large and small scale. In this sense, this monograph seeks to analyze the representativeness of the educational sociology for students of the last year of high school in four different institutions at the city of Niterói, as well as to point out the teachers' perception about the meaning of teaching Sociology for their own students. The leading questions for the research are: How students perceive the role of educational Sociology in their everyday life? How the teachers perceive the receptivity of teaching Sociology based on the correlation between historical Sociology and the practice of Sociology. This monograph uses as metholody the application of questionnaires to thirty-two students and three teachers distributed among two public schools and two private schools. Furthermore, this research realize a bibliographical review adopting the concepts of representativeness of Viana, the abstraction about the Sociology School of Moraes and sociological imagination of Mills. The research suggests that the dynamics of the issue and reception of Sociology in High School are deficient, making it difficult to understand the role of Sociology as a school discipline of a critical and practical natureFialho, Carlos Eduardo MachadoSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daSilva, Dagmar Mello eFreitas, Ester Gonçalves2019-12-09T11:48:14Z2019-12-09T11:48:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12442Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T23:09:16Zoai:app.uff.br:1/12442Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:06.929719Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
title Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
spellingShingle Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
Freitas, Ester Gonçalves
Ensino médio
Sociologia escolar
Representatividade
História da sociologia
Sociologia da prática
Ensino médio
Sociologia educacional
Estudo e ensino
High school
Educational sociology
Representativeness
History of sociology
Sociology of practice
title_short Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
title_full Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
title_fullStr Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
title_full_unstemmed Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
title_sort Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
author Freitas, Ester Gonçalves
author_facet Freitas, Ester Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Carlos Eduardo Machado
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Silva, Dagmar Mello e
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ester Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Sociologia escolar
Representatividade
História da sociologia
Sociologia da prática
Ensino médio
Sociologia educacional
Estudo e ensino
High school
Educational sociology
Representativeness
History of sociology
Sociology of practice
topic Ensino médio
Sociologia escolar
Representatividade
História da sociologia
Sociologia da prática
Ensino médio
Sociologia educacional
Estudo e ensino
High school
Educational sociology
Representativeness
History of sociology
Sociology of practice
description A Sociologia é uma ciência que se dispõe a estudar, entender e buscar resultados frente às questões que permeiam a sociedade, em larga e/ou em curta escala. Neste sentido, esta monografia busca analisar a representatividade do papel da Sociologia escolar para alunos do terceiro ano do ensino médio de quatro instituições do município de Niterói, bem como apontar a percepção dos docentes a respeito do significado do ensino da Sociologia para seus alunos. As questões norteadoras da pesquisa são: Como os discentes percebem o papel da Sociologia Escolar em seu cotidiano? Como os docentes captam a receptividade do ensino da Sociologia, a partir da correlação entre a Sociologia histórica e a prática da Sociologia. Metodologicamente, a monografia emprega a aplicação de questionários a amostra de trinta e dois discentes e três docentes, distribuídos entre duas escolas da rede pública e duas de ensino privado. Ademais, realiza uma revisão bibliográfica crítica adotando os conceitos de representatividade de Viana, a abstração acerca da Sociologia Escolar de Moraes e imaginação sociológica de Mills. A pesquisa realizada sugere que as dinâmicas de emissão e recepção da Sociologia no Ensino Médio são deficitárias, dificultando a compreensão do papel da Sociologia como disciplina escolar de cunho crítico e prático
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T11:48:14Z
2019-12-09T11:48:14Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12442
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12442
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823627670126592