O notório saber para exercer a docência no ensino médio: novos desafios do mercado de trabalho brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anderson Nunes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10259
Resumo: A presente pesquisa monográfica trata da mobilização da categoria de notório saber para credenciar profissionais graduados sem licenciatura ao desempenho do magistério na área em que obtiveram o bacharelado, ainda que devam atuar, a princípio, no magistério do ensino médio profissional e técnico. Para tanto, investiga-se o perfil dos docentes que atuarão nesse novo cenário de “flexibilização”, diante das inovações operadas pela Lei nº 13.415/2017 na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases). A revisão do estado da arte ancora-se na articulação de constructos de autores do campo da Educação, como Borges e Tardif (2001), Cortella (2014), Cunha (2017), Duvernoy (2017), Freire (1993), Gadotti (2007), Gauthier et al. (1998), Giroux (1987), Handfas e Teixeira (2007), Libâneo et al. (2012), Ludwig (2000), Miranda (2008), Mirhan (2015), Monteiro (2007), Motta e Frigotto (2017) e Tardif (2012), destacando-se categorias analíticas sociológicas como elite, estigma, mercado, poder e precarização, além de teses de apoio ancoradas no pensamento de Baltar e Baltar (2017), Bonelli (1994), Braga (2017), Deleuze (1992a; 1992b), Douglass (2015), Durand (1984), Goffman (1988) e Mills (1982), dentre outros, para sustentar as conclusões apresentadas. Considerando-se a atualidade e a relevância deste tema, em disputa nos campos sociológico e jurídico, procedeu-se a uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico, consubstanciada em documentos de política educacional e, em especial, dados públicos, que propiciam análises de cunho quanti-qualitativo, cujos resultados demonstram que a introdução do critério de notoriedade do saber tende a gerar, de modo crescente, professores apartados da complexidade dos processos formativos, da construção de saberes específicos, bem como conduz à vulneração de princípios da formação docente, à deslegitimação profissional e do ingresso na rede pública de ensino, com destaque para a transformação do professor num especialista de conteúdos a transmitir, desarticulado de sua identidade docente e de perspectivas de profissionalização, mormente em face das pressões mercadológicas sobre a educação, no sentido de intensificar reformas conservadoras em curso desde os anos 1990 e a precariedade do sistema público
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(1998), Giroux (1987), Handfas e Teixeira (2007), Libâneo et al. (2012), Ludwig (2000), Miranda (2008), Mirhan (2015), Monteiro (2007), Motta e Frigotto (2017) e Tardif (2012), destacando-se categorias analíticas sociológicas como elite, estigma, mercado, poder e precarização, além de teses de apoio ancoradas no pensamento de Baltar e Baltar (2017), Bonelli (1994), Braga (2017), Deleuze (1992a; 1992b), Douglass (2015), Durand (1984), Goffman (1988) e Mills (1982), dentre outros, para sustentar as conclusões apresentadas. Considerando-se a atualidade e a relevância deste tema, em disputa nos campos sociológico e jurídico, procedeu-se a uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico, consubstanciada em documentos de política educacional e, em especial, dados públicos, que propiciam análises de cunho quanti-qualitativo, cujos resultados demonstram que a introdução do critério de notoriedade do saber tende a gerar, de modo crescente, professores apartados da complexidade dos processos formativos, da construção de saberes específicos, bem como conduz à vulneração de princípios da formação docente, à deslegitimação profissional e do ingresso na rede pública de ensino, com destaque para a transformação do professor num especialista de conteúdos a transmitir, desarticulado de sua identidade docente e de perspectivas de profissionalização, mormente em face das pressões mercadológicas sobre a educação, no sentido de intensificar reformas conservadoras em curso desde os anos 1990 e a precariedade do sistema públicoThis monographic research deals with the mobilization of the notorious knowledge’s category to accredit degree graduates without the performance of teaching in the area where they obtained a bachelor's degree, although it must act, at first, in the teaching of the average professional and technical education. Therefore, the profile of the teachers who will work in this new scenario of "flexibilization", in view of the innovations introduced by Law 13415/2017 in Law 9394/1996 (Law of Guidelines and Bases), is investigated. A review of the state of the art is anchored in the constructs of the education field's authors, as Borges and Tardif (2001), Cortella (2014), Cunha (2017), Duvernoy (2017), Freire (1993), Gadotti ( 2007), Gauthier et al. (1998), Giroux (1987), Handfas and Teixeira (2007), Libâneo et al. (2012), Ludwig (2000), Miranda (2008), Mirhan (2015), Monteiro (2007), Motta and Frigotto (2017) and Tardif (2012), highlighting sociological analytical categories as elite, stigma, market, power and precariousness, besides theses anchored in thinking of Baltar and Baltar (2017), Bonelli (1994), Braga (2017), Deleuze (1992a; 1992b), Douglass (2015) Durand (1984), Goffman (1988) and Mills (1982), among others, to support the conclusions which are presented. Considering the timeliness and relevance of this issue in dispute in the sociological and legal fields, it proceeded to a documentary and bibliographic research, reflected in educational policy documents and in particular public data that provide quantitative and qualitative analyses, which show that the use of the notorious knowledge category tends to generate, in a growing way, teachers who are separated from the complexity of the formative processes, from the construction of specific knowledge, and also leads to the violation of principles of teacher training, to professional deslegitimization and to entry into public school system in a wrong way, with emphasis on the transformation of the teacher into a content specialist to be transmitted, disarticulated from his teaching identity and professionalization perspectives, specially in the face of market pressures on education, in order to intensify conservative reforms underway since the 1990s and the precariousness of the public systemLeme, Alessandro AndréMonteiro, Cristiano FonsecaCarvalho, Lucas CorreiaSouza, Anderson Nunes de2019-07-04T22:49:42Z2019-07-04T22:49:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10259Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-25T17:42:25Zoai:app.uff.br:1/10259Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-25T17:42:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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