Programa de capacitação em gestão para transportadores autônomos de cargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Deisiane Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13423
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2018.mp.11951430794
Resumo: Elaborar um programa em gestão para transportadores autônomos de carga rodoviária. Procedimentos/Método para a solução do problema: Na primeira etapa da pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental para entendimento e conceituação do tema estudado. Já na segunda etapa, foi realizada pesquisa de campo com realização de entrevistas com especialistas e aplicação de questionário à transportadores autônomos de cargas. O programa de capacitação em gestão foi elaborado utilizando o modelo ADDIE de design instrucional cujo nome corresponde à descrição das fases do processo: Analysis (Análise), Design (Projeto), Development (Desenvolvimento), Implementation (Implementação) e Evaluation (Avaliação). Para avaliação da reação dos participantes do programa de capacitação, foi utilizado modelo de quatro etapas de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010). Resultados: As etapas realizadas para o desenvolvimento da pesquisa proporcionaram o alcance do objetivo geral e de todos os objetivos específicos. Confirmou-se as suposições deste trabalho: existem boas práticas de gestão que são utilizadas pelas empresas, cuja linguagem utilizada nos manuais é incompatível com a escolaridade média dos TACs, porém, podem ser adaptadas ao entendimento dos mesmos’ e ‘a educação empreendedora pode ser utilizada para transmissão de conhecimento de gestão do transporte rodoviário de cargas aos TACs’. As perguntas da problemática foram respondidas. Verificou que a é possível adequar as práticas de gestão do transporte rodoviário de cargas ao contexto dos empreendedores autônomos, utilizando abordagem da educação pelo empreendedorismo. Implicações práticas: O programa de capacitação em gestão foi confeccionado para transportadores autônomos cujas reivindicações principais estão voltadas aos itens que compõem os custos de sua atividade. Objetivou-se conferir aos transportadores autônomos, acesso aos conteúdos de gestão de forma simplificada, com flexibilidade quanto ao ritmo individual, conforme disponibilidade de tempo e escolha do local mais favorável para o estudo. Para tal, foi desenvolvido material didático e instrucional. A aplicação do conteúdo abordado no programa impacta positivamente a área social, ambiental e econômica, uma vez que as instruções apresentadas solucionam problemas comuns à operação do negócio tais como cálculo dos custos e do frete bem como a realização de ações preventivas para manutenção e economia de combustível. Originalidade e contribuições: Este trabalho se diferencia ao estruturar um programa de capacitação para o transporte de carga autônomo com base na educação empreendedora, tema não explorado anteriormente em outros estudos levantados nesta dissertação. Como contribuição da pesquisa, destaca-se o programa de capacitação que ficará permanentemente disponível, e poderá continuar a ser acessado por transportadores autônomos bem como por quaisquer indivíduos interessados nessa temática. Os procedimentos técnicos utilizados nesta pesquisa e o conteúdo do programa contribuem também para pesquisas posteriores em que haja interesse em elaborar um programa de capacitação pelo empreendedorismo. Este projeto de pesquisa está vinculado à linha de atuação científico‐tecnológica – LACT 2 – Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado. Produção Técnica/Tecnológica: Os produtos técnicos/tecnológicos derivados dessa pesquisa, foram quatro apostilas e onze vídeocastings que estão classificados no eixo 1 do Qualis técnico/tecnológico ‘produtos e processos’. A aplicabilidade do programa de capacitação é confirmada quando se analisa os resultados da pesquisa realizada, na qual tanto representantes da classe autônoma quanto os próprios transportadores ressaltam a contribuição do programa para a solução de problemas comuns à operação do negócio tais como cálculo dos custos e do frete. Quanto à classificação da inovação, trata-se de produção com baixo teor inovativo em que há a adaptação de conhecimento existente. Isto porque o conteúdo do programa de capacitação baseou-se no levantamento bibliográfico e documental realizado nesta pesquisa. Quanto à complexidade esta pesquisa pode ser classificada como produção com média complexidade, pois resulta da combinação de conhecimentos pré-estabelecidos e possui a interação com empresas.
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O programa de capacitação em gestão foi elaborado utilizando o modelo ADDIE de design instrucional cujo nome corresponde à descrição das fases do processo: Analysis (Análise), Design (Projeto), Development (Desenvolvimento), Implementation (Implementação) e Evaluation (Avaliação). Para avaliação da reação dos participantes do programa de capacitação, foi utilizado modelo de quatro etapas de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010). Resultados: As etapas realizadas para o desenvolvimento da pesquisa proporcionaram o alcance do objetivo geral e de todos os objetivos específicos. Confirmou-se as suposições deste trabalho: existem boas práticas de gestão que são utilizadas pelas empresas, cuja linguagem utilizada nos manuais é incompatível com a escolaridade média dos TACs, porém, podem ser adaptadas ao entendimento dos mesmos’ e ‘a educação empreendedora pode ser utilizada para transmissão de conhecimento de gestão do transporte rodoviário de cargas aos TACs’. As perguntas da problemática foram respondidas. Verificou que a é possível adequar as práticas de gestão do transporte rodoviário de cargas ao contexto dos empreendedores autônomos, utilizando abordagem da educação pelo empreendedorismo. Implicações práticas: O programa de capacitação em gestão foi confeccionado para transportadores autônomos cujas reivindicações principais estão voltadas aos itens que compõem os custos de sua atividade. Objetivou-se conferir aos transportadores autônomos, acesso aos conteúdos de gestão de forma simplificada, com flexibilidade quanto ao ritmo individual, conforme disponibilidade de tempo e escolha do local mais favorável para o estudo. Para tal, foi desenvolvido material didático e instrucional. A aplicação do conteúdo abordado no programa impacta positivamente a área social, ambiental e econômica, uma vez que as instruções apresentadas solucionam problemas comuns à operação do negócio tais como cálculo dos custos e do frete bem como a realização de ações preventivas para manutenção e economia de combustível. Originalidade e contribuições: Este trabalho se diferencia ao estruturar um programa de capacitação para o transporte de carga autônomo com base na educação empreendedora, tema não explorado anteriormente em outros estudos levantados nesta dissertação. Como contribuição da pesquisa, destaca-se o programa de capacitação que ficará permanentemente disponível, e poderá continuar a ser acessado por transportadores autônomos bem como por quaisquer indivíduos interessados nessa temática. Os procedimentos técnicos utilizados nesta pesquisa e o conteúdo do programa contribuem também para pesquisas posteriores em que haja interesse em elaborar um programa de capacitação pelo empreendedorismo. Este projeto de pesquisa está vinculado à linha de atuação científico‐tecnológica – LACT 2 – Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado. Produção Técnica/Tecnológica: Os produtos técnicos/tecnológicos derivados dessa pesquisa, foram quatro apostilas e onze vídeocastings que estão classificados no eixo 1 do Qualis técnico/tecnológico ‘produtos e processos’. A aplicabilidade do programa de capacitação é confirmada quando se analisa os resultados da pesquisa realizada, na qual tanto representantes da classe autônoma quanto os próprios transportadores ressaltam a contribuição do programa para a solução de problemas comuns à operação do negócio tais como cálculo dos custos e do frete. Quanto à classificação da inovação, trata-se de produção com baixo teor inovativo em que há a adaptação de conhecimento existente. Isto porque o conteúdo do programa de capacitação baseou-se no levantamento bibliográfico e documental realizado nesta pesquisa. Quanto à complexidade esta pesquisa pode ser classificada como produção com média complexidade, pois resulta da combinação de conhecimentos pré-estabelecidos e possui a interação com empresas.Develop a management program for truck owners road freight transport Procedures / method for solving the problem: The first stage of the research involved bibliographic and documentary research to ensure proper understanding and conceptualization of the subject being studied. In the second stage, field research was conducted with interviews with experts and questionnaires were used to sample the opinion of truck owners (selfemployed drivers). The training program in management was developed on the use of the ADDIE model of instructional design whose name matches the description of the phases of the process: Analysis(Análise), Design (Projeto), Development (Desenvolvimento), Implementation (Implementação) and Evaluation (Avaliação). To evaluate the reaction of the participants of the training program, used the four-step model of Kirkpatrick and Kirkpatrick (2010). Results: The stages taken for the development of the research were proportional to the scope of the overall objective and of all specific goals. It also confirmed the assumptions of this research work which are that: There are good management practices that are used by companies whose terminologies used in textbooks are incompatible with the average educational level of truck owners (self-employed drivers), however, they can be adapted to their understanding 'and' entrepreneurial education can be used to transmit knowledge from the road cargo transport management to the truck owners (self-employed drivers). The difficult questions were answered. It was found that it is possible to adjust the road cargo transport management practices to the context of self-employed entrepreneurs, using the approach of entrepreneural education. Practical implications: The training program in management was aimed at truck owners whose main claims are directed to the items that make up the costs of their activity. The objective was to give the self-employed drivers, access to simplified management content, with flexibility and at the pace of each individual, depending on the time availability and the most favorable location of choice for the study. To this end, it developed teaching and instructional material. The application of the content covered in the program had a positive impact in the social, environmental and economic areas and it was observed that the instructions even solved problems common to business operation such as calculating costs and freight as well as carrying out preventive maintenance actions and to economize fuel. Originality and contributions: This work is different in structure to general training programs for self-employed drivers of transport freight based on entrepreneurial education, a topic not previously explored in other studies were presented in this dissertation. The high point of the research work is that as a contribution, there is a training program that will be permanently made available, and can still be accessed by self-employed drivers as well as any individuals interested in this topic.The technical procedures used in this research and the program contents also contribute to previous research works where there is interest in designing a training program for entrepreneurship. This research project is linked to the line scientific activities - technology - LACT 2 - Operations Management and Support Integrated Logistics. Production Technique / Technology: Technical products / technology derived from this research were four booklets and eleven vídeocastings which are classified on the shaft 1 do Qualis technical / technological 'products and processes.' The applicability of the training program is confirmed when analyzing the results of research carried out in which both representatives of the autonomous class as well as their own carriers confirmed the program's contribution to the solution of common problems in business operation such as calculating costs and freight. Regarding the contribution based on innovation, it is a production with low innovative content where there is existing knowledge to adapt. This is because the content of the training program was based on bibliographic and documentary survey conducted during this research.And the complexity of this research can be classified as a production with medium complexity.144 f.Volta RedondaLeal Junior, Ilton CurtyMariano, Sandra Regina HolandaLima, Edmilson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4213753428263440http://lattes.cnpq.br/3016121702515974http://lattes.cnpq.br/4506371398515412http://lattes.cnpq.br/2700716884947412Felix, Deisiane Pereira2020-04-30T20:29:14Z2020-04-30T20:29:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFELIX, Deisiane Pereira. Programa de capacitação em gestão para transportadores autônomos de cargas. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13423Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2018.mp.11951430794http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-12T14:40:08Zoai:app.uff.br:1/13423Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:00.298267Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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