Elaboração de uma estratégia de implementação de um PMO: um estudo de caso em uma empresa de engenharia consultiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14132 |
Resumo: | Para fazer frente ao grande dinamismo mercadológico vigente, a utilização de projetos como mecanismos de acompanhamento de mudanças no mundo corporativo tornou-se uma realidade, possibilitando conciliar a incontestável necessidade de adaptação ao alcance dos objetivos estratégicos das organizações. Como um desdobramento da importância que os projetos vêm ganhando no interior dos ambientes corporativos e de seu crescimento em número e complexidade, a necessidade da centralização do gerenciamento de projetos tornou-se iminente, e a partir desta necessidade surgiu o conceito de Escritório de Projetos ou Project Management Office (PMO). Foi realizado um estudo de caso na sede do Rio de Janeiro de uma empresa de engenharia consultiva atuante nos setores de energia, óleo e gás, químico e petroquímico, indústrias de base e infraestrutura, que tem no gerenciamento de projetos uma habilidade de vital importância. Objetivou-se elaborar uma proposta de implementação de um escritório de projetos na Empresa XYZ, identificando-se o tipo de PMO a ser desenvolvido a partir de uma análise das características do negócio objeto de estudo. Através da aplicação do modelo proposto por Barcaui (2012) relativo ao desenvolvimento de estratégias de implementação de escritórios de projetos, foi realizada uma entrevista com a diretoria da organização para conhecer as crenças da liderança quanto à direção que se pretende seguir com a implementação da estrutura, resultando na declaração da visão do PMO. Para a declaração de sua missão, foi realizada a análise dos ambientes interno e externo à organização, seguida de uma avaliação acerca da maturidade da empresa em gerenciamento de projetos através da aplicação do modelo proposto por Kerzner (2001) e uma análise de sua carteira de modo a possibilitar a identificação do tipo inicial de PMO a ser implementado segundo o modelo proposto por Dinsmore (1999). Feito isto, teve-se fundamentação para formalizar os objetivos do escritório de projetos, contemplando-se longo, médio e curto prazos. Com base nestas definições, foi proposto um Plano de Ação para permitir a definição de estratégias que possibilitem o alcance dos objetivos traçados de forma bem-sucedida. Foi possível analisar as principais características que devem ser analisadas ao se optar pela implementação de determinado tipo de escritório de projetos. A partir do conhecimento dos objetivos estratégicos da empresa, foi construída uma proposta de implementação de um PMO condizente com a realidade da organização |
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Elaboração de uma estratégia de implementação de um PMO: um estudo de caso em uma empresa de engenharia consultivaGerenciamento de projetosProject management officeEstratégica de implementaçãoEngenharia consultivaGerenciamento de projetosEngenharia de produçãoProject managementImplementation strategyConsulting engineeringPara fazer frente ao grande dinamismo mercadológico vigente, a utilização de projetos como mecanismos de acompanhamento de mudanças no mundo corporativo tornou-se uma realidade, possibilitando conciliar a incontestável necessidade de adaptação ao alcance dos objetivos estratégicos das organizações. Como um desdobramento da importância que os projetos vêm ganhando no interior dos ambientes corporativos e de seu crescimento em número e complexidade, a necessidade da centralização do gerenciamento de projetos tornou-se iminente, e a partir desta necessidade surgiu o conceito de Escritório de Projetos ou Project Management Office (PMO). Foi realizado um estudo de caso na sede do Rio de Janeiro de uma empresa de engenharia consultiva atuante nos setores de energia, óleo e gás, químico e petroquímico, indústrias de base e infraestrutura, que tem no gerenciamento de projetos uma habilidade de vital importância. Objetivou-se elaborar uma proposta de implementação de um escritório de projetos na Empresa XYZ, identificando-se o tipo de PMO a ser desenvolvido a partir de uma análise das características do negócio objeto de estudo. Através da aplicação do modelo proposto por Barcaui (2012) relativo ao desenvolvimento de estratégias de implementação de escritórios de projetos, foi realizada uma entrevista com a diretoria da organização para conhecer as crenças da liderança quanto à direção que se pretende seguir com a implementação da estrutura, resultando na declaração da visão do PMO. Para a declaração de sua missão, foi realizada a análise dos ambientes interno e externo à organização, seguida de uma avaliação acerca da maturidade da empresa em gerenciamento de projetos através da aplicação do modelo proposto por Kerzner (2001) e uma análise de sua carteira de modo a possibilitar a identificação do tipo inicial de PMO a ser implementado segundo o modelo proposto por Dinsmore (1999). Feito isto, teve-se fundamentação para formalizar os objetivos do escritório de projetos, contemplando-se longo, médio e curto prazos. Com base nestas definições, foi proposto um Plano de Ação para permitir a definição de estratégias que possibilitem o alcance dos objetivos traçados de forma bem-sucedida. Foi possível analisar as principais características que devem ser analisadas ao se optar pela implementação de determinado tipo de escritório de projetos. A partir do conhecimento dos objetivos estratégicos da empresa, foi construída uma proposta de implementação de um PMO condizente com a realidade da organizaçãoIn order to cope with the large current marketing dynamics, the use of projects as change monitoring mechanisms in the corporate world has become a reality, making it possible to reconcile the undeniable need to adapt to the achievement of strategic objectives of organizations. As a deployment of the importance that projects have gained within the corporate environment and its growth in number and complexity, the need for project management centralization became imminent, and from this need emerged the concept of Project Management Office (PMO). A case study was held at the Rio de Janeiro head office of a consulting engineering company operating in the energy, oil and gas, chemicals and petrochemicals, basic industries and infrastructure sectors, which has the project management as a vitally important skill. The main goal was to develop a proposal for the implementation of a project management office in XYZ Company, by identifying the type of PMO to be developed from an analysis of the object of study business features. By applying the model proposed by Barcaui (2012) for the development of project management office deployment strategies, an interview with the organization board was held to know the beliefs of the leadership concerning the direction it intends to follow with the implementation of the structure resulting in the PMO vision statement. For the mission statement, the analysis of the organization’s internal and external environment was carried out, followed by an evaluation on the company's maturity in project management through the application of the model proposed by Kerzner (2001) and an analysis of its portfolio, enabling the identification of the initial type of PMO to be implemented according to the model proposed by Dinsmore (1999). Once it had been done, it was possible to formalize the goals of the project office, taking into account long, medium and short term. Based on these definitions, an Action Plan was proposed to allow the definition of strategies to enable the achievement of the objectives outlined successfully. It was possible to analyze the main features that should be considered when opting for the implementation of certain projects office. From the knowledge of the strategic objectives of the company, a proposal for the implementation of a PMO was consistently built, according to the reality of the organizationBergiante, Nissia Carvalho RosaRego, Ricardo BordeauxGutierrez, Ruben HuamanchumoValadão, Flavia Santos2020-06-26T17:02:59Z2020-06-26T17:02:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVALADÃO, Flávia Santos. Elaboração de uma estratégia de implementação de um PMO: um estudo de caso em uma empresa de engenharia consultiva. 2016. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14132http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-07T19:49:59Zoai:app.uff.br:1/14132Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:14.454130Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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