Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sant'Anna, Liliane de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6337
Resumo: O presente estudo tem por objeto identificar o impacto das formas de avaliação para progressão de nível no desempenho do docente do setor público e na qualidade do serviço ofertado. A Teoria do Reforço (ROBBINS, 2005) será o ente norteador para que sejam apresentadas a relação entre indicadores de desempenho e motivação e valores como contribuição para a melhoria do desempenho no âmbito da gestão pública e estratégia de tomada de decisão. Os marcos conceituais abordados serão a gestão pública, a gestão de pessoas, e os valores e o reforço como estratégia de melhoria do desempenho do servidor no contexto da educação federal subordinado aos princípios da eficiência na administração pública. Na pesquisa usou-se abordagem qualitativa que se mostra mais eficiente dada a relação simbiótica entre o mundo real (a organização) e o objeto de pesquisa (o servidor e sua motivação), sendo inviável analisá-los apenas a partir de dados quantitativos. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam para uma relação positiva entre a determinação de uma proposta de reforço para ações positivas qualitativas e desempenho do servidor. Essa percepção é construída primeiramente pelo desempenho da instituição analisada nos indicadores do INEP no ano de 2016 e também pelo quantitativo de solicitação de mudança de nível estar concentrado em ações que agregam valor ao serviço ofertado ao cliente (discente). Percebe-se de forma empírica nas relações entre os membros da organização um maior sentimento de pertencimento o que pode ser identificado como um alinhamento entre os valores da instituição e os valores dos servidores. Espera-se que ao descrever o modelo de gestão possamos contribuir com a adesão de outros organismos para implementação de estratégias de progressão semelhantes à descrita pelo CPPD da instituição, pesquisada.
id UFF-2_337bdcaa137c9c59d68ce88c4743750d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6337
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológicoGestão públicaGestão de pessoas na educaçãoMotivaçãoDesempenhoGestão públicaAdministração de pessoalMotivação no trabalhoEducaçãoDesempenhoO presente estudo tem por objeto identificar o impacto das formas de avaliação para progressão de nível no desempenho do docente do setor público e na qualidade do serviço ofertado. A Teoria do Reforço (ROBBINS, 2005) será o ente norteador para que sejam apresentadas a relação entre indicadores de desempenho e motivação e valores como contribuição para a melhoria do desempenho no âmbito da gestão pública e estratégia de tomada de decisão. Os marcos conceituais abordados serão a gestão pública, a gestão de pessoas, e os valores e o reforço como estratégia de melhoria do desempenho do servidor no contexto da educação federal subordinado aos princípios da eficiência na administração pública. Na pesquisa usou-se abordagem qualitativa que se mostra mais eficiente dada a relação simbiótica entre o mundo real (a organização) e o objeto de pesquisa (o servidor e sua motivação), sendo inviável analisá-los apenas a partir de dados quantitativos. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam para uma relação positiva entre a determinação de uma proposta de reforço para ações positivas qualitativas e desempenho do servidor. Essa percepção é construída primeiramente pelo desempenho da instituição analisada nos indicadores do INEP no ano de 2016 e também pelo quantitativo de solicitação de mudança de nível estar concentrado em ações que agregam valor ao serviço ofertado ao cliente (discente). Percebe-se de forma empírica nas relações entre os membros da organização um maior sentimento de pertencimento o que pode ser identificado como um alinhamento entre os valores da instituição e os valores dos servidores. Espera-se que ao descrever o modelo de gestão possamos contribuir com a adesão de outros organismos para implementação de estratégias de progressão semelhantes à descrita pelo CPPD da instituição, pesquisada.Oliveira, Ana Cláudia Pedrosa deEstevez, Alejandra Luisa MagalhãesKronemberger, Thais SoaresLoiola, Alba Valéria de Sant'Anna de FreitasSant'Anna, Liliane de2018-04-18T22:38:17Z2018-04-18T22:38:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6337http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-23T16:57:03Zoai:app.uff.br:1/6337Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-23T16:57:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
title Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
spellingShingle Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Gestão pública
Gestão de pessoas na educação
Motivação
Desempenho
Gestão pública
Administração de pessoal
Motivação no trabalho
Educação
Desempenho
title_short Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
title_full Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
title_fullStr Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
title_full_unstemmed Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
title_sort Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
author Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
author_facet Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Sant'Anna, Liliane de
author_role author
author2 Sant'Anna, Liliane de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Ana Cláudia Pedrosa de
Estevez, Alejandra Luisa Magalhães
Kronemberger, Thais Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Loiola, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas
Sant'Anna, Liliane de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Gestão de pessoas na educação
Motivação
Desempenho
Gestão pública
Administração de pessoal
Motivação no trabalho
Educação
Desempenho
topic Gestão pública
Gestão de pessoas na educação
Motivação
Desempenho
Gestão pública
Administração de pessoal
Motivação no trabalho
Educação
Desempenho
description O presente estudo tem por objeto identificar o impacto das formas de avaliação para progressão de nível no desempenho do docente do setor público e na qualidade do serviço ofertado. A Teoria do Reforço (ROBBINS, 2005) será o ente norteador para que sejam apresentadas a relação entre indicadores de desempenho e motivação e valores como contribuição para a melhoria do desempenho no âmbito da gestão pública e estratégia de tomada de decisão. Os marcos conceituais abordados serão a gestão pública, a gestão de pessoas, e os valores e o reforço como estratégia de melhoria do desempenho do servidor no contexto da educação federal subordinado aos princípios da eficiência na administração pública. Na pesquisa usou-se abordagem qualitativa que se mostra mais eficiente dada a relação simbiótica entre o mundo real (a organização) e o objeto de pesquisa (o servidor e sua motivação), sendo inviável analisá-los apenas a partir de dados quantitativos. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam para uma relação positiva entre a determinação de uma proposta de reforço para ações positivas qualitativas e desempenho do servidor. Essa percepção é construída primeiramente pelo desempenho da instituição analisada nos indicadores do INEP no ano de 2016 e também pelo quantitativo de solicitação de mudança de nível estar concentrado em ações que agregam valor ao serviço ofertado ao cliente (discente). Percebe-se de forma empírica nas relações entre os membros da organização um maior sentimento de pertencimento o que pode ser identificado como um alinhamento entre os valores da instituição e os valores dos servidores. Espera-se que ao descrever o modelo de gestão possamos contribuir com a adesão de outros organismos para implementação de estratégias de progressão semelhantes à descrita pelo CPPD da instituição, pesquisada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-18T22:38:17Z
2018-04-18T22:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6337
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838882051391488