Gestão de pessoas na administração pública: a avaliação e desempenho como instrumento de progressão de professores de uma unidade federal de ensino tecnológico
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6337 |
Resumo: | O presente estudo tem por objeto identificar o impacto das formas de avaliação para progressão de nível no desempenho do docente do setor público e na qualidade do serviço ofertado. A Teoria do Reforço (ROBBINS, 2005) será o ente norteador para que sejam apresentadas a relação entre indicadores de desempenho e motivação e valores como contribuição para a melhoria do desempenho no âmbito da gestão pública e estratégia de tomada de decisão. Os marcos conceituais abordados serão a gestão pública, a gestão de pessoas, e os valores e o reforço como estratégia de melhoria do desempenho do servidor no contexto da educação federal subordinado aos princípios da eficiência na administração pública. Na pesquisa usou-se abordagem qualitativa que se mostra mais eficiente dada a relação simbiótica entre o mundo real (a organização) e o objeto de pesquisa (o servidor e sua motivação), sendo inviável analisá-los apenas a partir de dados quantitativos. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam para uma relação positiva entre a determinação de uma proposta de reforço para ações positivas qualitativas e desempenho do servidor. Essa percepção é construída primeiramente pelo desempenho da instituição analisada nos indicadores do INEP no ano de 2016 e também pelo quantitativo de solicitação de mudança de nível estar concentrado em ações que agregam valor ao serviço ofertado ao cliente (discente). Percebe-se de forma empírica nas relações entre os membros da organização um maior sentimento de pertencimento o que pode ser identificado como um alinhamento entre os valores da instituição e os valores dos servidores. Espera-se que ao descrever o modelo de gestão possamos contribuir com a adesão de outros organismos para implementação de estratégias de progressão semelhantes à descrita pelo CPPD da instituição, pesquisada. |
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