Gestão de pessoas no setor público : motivação e formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131509 |
Resumo: | O funcionalismo público é relativamente pouco valorizado no Brasil e essa realidade é caracterizada pelo baixo reconhecimento social desse setor e se traduz, em última instância, em uma baixa motivação e problemas generalizados na prestação de serviços públicos de qualidade. As diretrizes, em termos de políticas públicas pensadas no sentido de valorização do funcionalismo público, embora visem estabelecer condições de proporcionar um exercício profissional de qualidade, de desenvolve formação e aperfeiçoamento permanente, estabelecer salários dignos, promover a participação na elaboração dos projetos do setor, etc., ainda não encontraram as condições para sua plena implementação, quer pelas dificuldades estruturais do sistema tradicional de prestação de serviços públicos, quer pelo insatisfatório reconhecimento que a sociedade demonstra para com a prestação de serviços públicos. Nesse sentido, o presente estudo discute a gestão de pessoas no setor público, especialmente em relação à motivação, analisando o conceito de servidor público, a importância da gestão de pessoas nesse setor e do planejamento estratégico em nível de pessoal. Além disso, apresenta o modelo de gestão por competências, que pode ser aplicado no setor público como resposta às necessidades primárias de motivação de pessoal para a excelência no desempenho de suas funções. |
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Bencke, DanielMazzilli, Claudio Pinho2016-01-06T02:41:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/131509000976027O funcionalismo público é relativamente pouco valorizado no Brasil e essa realidade é caracterizada pelo baixo reconhecimento social desse setor e se traduz, em última instância, em uma baixa motivação e problemas generalizados na prestação de serviços públicos de qualidade. As diretrizes, em termos de políticas públicas pensadas no sentido de valorização do funcionalismo público, embora visem estabelecer condições de proporcionar um exercício profissional de qualidade, de desenvolve formação e aperfeiçoamento permanente, estabelecer salários dignos, promover a participação na elaboração dos projetos do setor, etc., ainda não encontraram as condições para sua plena implementação, quer pelas dificuldades estruturais do sistema tradicional de prestação de serviços públicos, quer pelo insatisfatório reconhecimento que a sociedade demonstra para com a prestação de serviços públicos. Nesse sentido, o presente estudo discute a gestão de pessoas no setor público, especialmente em relação à motivação, analisando o conceito de servidor público, a importância da gestão de pessoas nesse setor e do planejamento estratégico em nível de pessoal. Além disso, apresenta o modelo de gestão por competências, que pode ser aplicado no setor público como resposta às necessidades primárias de motivação de pessoal para a excelência no desempenho de suas funções.application/pdfporGestão públicaServiço públicoGestão de pessoasMotivaçãoGestão de pessoas no setor público : motivação e formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976027.pdf000976027.pdfTexto completoapplication/pdf450533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131509/1/000976027.pdf0527c799707ab8f04789abe1ff3e0a87MD51TEXT000976027.pdf.txt000976027.pdf.txtExtracted Texttext/plain92591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131509/2/000976027.pdf.txtfae717db73bf173bc89d0314a5de8208MD52THUMBNAIL000976027.pdf.jpg000976027.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131509/3/000976027.pdf.jpg34e27aa47123fdf6fd0a9088a312f190MD5310183/1315092018-10-25 10:02:36.917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:02:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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