Gestão de pessoas no setor público : motivação e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bencke, Daniel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131509
Resumo: O funcionalismo público é relativamente pouco valorizado no Brasil e essa realidade é caracterizada pelo baixo reconhecimento social desse setor e se traduz, em última instância, em uma baixa motivação e problemas generalizados na prestação de serviços públicos de qualidade. As diretrizes, em termos de políticas públicas pensadas no sentido de valorização do funcionalismo público, embora visem estabelecer condições de proporcionar um exercício profissional de qualidade, de desenvolve formação e aperfeiçoamento permanente, estabelecer salários dignos, promover a participação na elaboração dos projetos do setor, etc., ainda não encontraram as condições para sua plena implementação, quer pelas dificuldades estruturais do sistema tradicional de prestação de serviços públicos, quer pelo insatisfatório reconhecimento que a sociedade demonstra para com a prestação de serviços públicos. Nesse sentido, o presente estudo discute a gestão de pessoas no setor público, especialmente em relação à motivação, analisando o conceito de servidor público, a importância da gestão de pessoas nesse setor e do planejamento estratégico em nível de pessoal. Além disso, apresenta o modelo de gestão por competências, que pode ser aplicado no setor público como resposta às necessidades primárias de motivação de pessoal para a excelência no desempenho de suas funções.
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