A universidade pública e o avanço da proposta de (con)formação para o empreendedorismo das empresas juniores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28656 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar a proposta de formação para o empreendedorismo oferecida na Universidades Federal Fluminense (UFF), tendo por mediação as empresas juniores. Com base no materialismo histórico dialético, buscamos alcançar a estrutura e o movimento do objeto estudado segundo o movimento contraditório do modo de produção capitalista, proceder à análise bibliográfica e documental relativa ao objeto e à observação compartilhada e silenciosa junto aos sujeitos envolvidos na criação e desenvolvimento das empresas juniores na UFF. A referida análise documental também incorpora os documentos legais produzidos pelo poder executivo do Estado brasileiro e pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior). O texto está estruturado em três capítulos, no primeiro, buscamos compreender os desdobramentos no Brasil da reestruturação produtiva que se inicia após a crise do capital na década de 1970 e como a partir daí avança a ideologia neoliberal e, consequentemente, a ideologia do empreendedorismo; no segundo, nos dedicamos a entender, partindo da transição democrática, como a burguesia brasileira vem se organizando para o atendimento de seu interesses na sociedade, em geral, e na educação, em particular; no terceiro, analisamos a proposta de formação para o empreendedorismo idealizada pelas empresas juniores no seio das IES públicas. A pesquisa evidencia como a formação oferecida pelas empresas juniores está alinhada às orientações dos organismos supranacionais e com as recomendações dos aparelhos hegemônicos ligados as diferentes frações da burguesia brasileira. Além disso, a pesquisa revela que a Confederação Brasileira das Empresas Juniores, suas Federações e as próprias empresas juniores atuam como aparelhos hegemônicos disseminando o empreendedorismo nas universidades brasileiras. A pesquisa identificou que o modelo de formação realizado pelas empresas juniores está ancorado nas pedagogias do “aprender a aprender”. |
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A referida análise documental também incorpora os documentos legais produzidos pelo poder executivo do Estado brasileiro e pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior). O texto está estruturado em três capítulos, no primeiro, buscamos compreender os desdobramentos no Brasil da reestruturação produtiva que se inicia após a crise do capital na década de 1970 e como a partir daí avança a ideologia neoliberal e, consequentemente, a ideologia do empreendedorismo; no segundo, nos dedicamos a entender, partindo da transição democrática, como a burguesia brasileira vem se organizando para o atendimento de seu interesses na sociedade, em geral, e na educação, em particular; no terceiro, analisamos a proposta de formação para o empreendedorismo idealizada pelas empresas juniores no seio das IES públicas. A pesquisa evidencia como a formação oferecida pelas empresas juniores está alinhada às orientações dos organismos supranacionais e com as recomendações dos aparelhos hegemônicos ligados as diferentes frações da burguesia brasileira. Além disso, a pesquisa revela que a Confederação Brasileira das Empresas Juniores, suas Federações e as próprias empresas juniores atuam como aparelhos hegemônicos disseminando o empreendedorismo nas universidades brasileiras. A pesquisa identificou que o modelo de formação realizado pelas empresas juniores está ancorado nas pedagogias do “aprender a aprender”.This dissertation aims to analyze the proposal for entrepreneurship training offered at the Fluminense Federal University (UFF), mediated by junior enterprises. Based on dialectical historical materialism, we seek to reach the structure and the movement of the object studied according to the contradictory movement of the capitalist mode of production, to proceed to the bibliographic and documental analysis related to the object and to the shared and silent observation with the subjects involved in the creation and development of the junior enterprises at UFF. The referred documentary analysis also incorporates the legal documents produced by the executive branch of the Brazilian State and by the Brazilian Confederation of Junior Enterprises (Brasil Junior). The text is structured in three chapters, in the first, we seek to understand the unfoldings in Brazil of the productive restructuring that begins after the crisis of capital in the 1970s and how from there advances the neoliberal ideology and, consequently, the ideology of entrepreneurship; In the second, we dedicate ourselves to understanding, starting from the democratic transition, how the Brazilian bourgeoisie has been organizing itself to attend to its interests in society, in general, and in education, in particular. The research shows how the formation offered by the junior enterprises is aligned with the orientations of supranational organizations and with the recommendations of the hegemonic apparatuses linked to different fractions of the Brazilian bourgeoisie. Moreover, the research reveals that the Brazilian Confederation of Junior Enterprises, its Federations, and the junior enterprises themselves act as hegemonic apparatuses disseminating entrepreneurship in Brazilian universities. The research identified that the training model carried out by the Junior Enterprises is anchored in the pedagogies of "learning how to learn".113 p.Silveira, Zuleide Simas daOliveira, Marcos Marques deGomes, Victor Leandro ChavesPronko, Marcela AlejandraMartins, André SilvaSouza, Renato Barbosa de2023-05-02T13:26:43Z2023-05-02T13:26:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Renato Barbosa de. A universidade pública e o avanço da proposta de (con)formação para o empreendedorismo das empresas juniores. 2023. 113f. 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