Uso de videogames no ensino de física: uma proposta didática sobre mecânica utilizando o game Sonic Generations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borelli, Leandro Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6209
Resumo: Este trabalho resume-se em uma proposta de ensino com o uso do game Sonic Generations (SEGA) que tem como seu objetivo mostrar a possibilidade do uso de videogames no ensino de Física, tendo um foco no conteúdo de mecânica (Cinemática e conservação de energia) para os alunos do primeiro ano do ensino médio, de acordo com o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro. Mostramos o uso dos games como Tecnologia, Informação e Comunicação (TICs) em uma forma de ensinar Física com ludicidade, saindo do ensino tradicional no qual muitos alunos não demonstram interesse em aprender e, consequentemente, são levados ao fracasso. Sua metodologia consiste em um projeto aula, com o foco na problematização, modelização e contextualização no ensino de Física de acordo com o modelo apresentado por Ricardo (2010), e nela os alunos poderão além de aprender os conceitos de Física também se divertir
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