Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Mariana Silva de Mello
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31928
Resumo: Natureza da Ciência-NdC é um tema antigo na pesquisa em ensino, um dos objetivos chave do currículo de ciências, além de ser parte fundamental da alfabetização científica. Apesar do número de publicações acerca da NdC estar aumentando conforme os anos passam, a literatura em ensino de ciência têm apontado a área de Biologia como aquela com a menor produção e seus materiais didáticos apontados como indicando uma visão distorcida da NdC. Neste trabalho, as bases de dados Scielo e Google Scholar foram usadas para uma revisão da literatura. Apenas os trabalhos publicados em periódicos e referentes a experiências brasileiras ligadas ao Ensino de Biologia foram considerados. Os dados foram analisados utilizando-se o software Microsoft Excel e Gephi e todos os textos passaram por uma Análise de Conteúdo de Bardin. Foram obtidos 53 títulos, divididos entre 33 periódicos, 46 instituições de pesquisa de 17 diferentes estados brasileiros e dois grandes grupos de categorias totalizando nove subcategorias. O levantamento indicou uma produção com tendência de crescimento e concentrada no eixo sul-sudeste, abordando principalmente as concepções de alunos. O uso da História e Filosofia da Ciência no ensino foi apontado como uma forma eficiente de melhorar as concepções da NdC dos alunos, sendo também recomendado o uso de filmes nas abordagens didáticas. O espaço para exploração de novas metodologias de pesquisa das concepções de ciência e desenvolvimento de materiais didáticos parece ser um campo fértil para estudos na área de NdC voltados para o ensino de biologia.
id UFF-2_362ed50df7ba03baea5f29ebe9052886
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31928
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no BrasilConcepções de ciênciaEpistemologiaHistória da ciênciaEducaçãoPesquisa em ensinoEnsino de biologiaCurrículo escolarFilosofia da ciênciaMetodologiaRevisão bibliográficaConceptions of scienceEpistemologyHistory of scienceEducationTeaching researchNatureza da Ciência-NdC é um tema antigo na pesquisa em ensino, um dos objetivos chave do currículo de ciências, além de ser parte fundamental da alfabetização científica. Apesar do número de publicações acerca da NdC estar aumentando conforme os anos passam, a literatura em ensino de ciência têm apontado a área de Biologia como aquela com a menor produção e seus materiais didáticos apontados como indicando uma visão distorcida da NdC. Neste trabalho, as bases de dados Scielo e Google Scholar foram usadas para uma revisão da literatura. Apenas os trabalhos publicados em periódicos e referentes a experiências brasileiras ligadas ao Ensino de Biologia foram considerados. Os dados foram analisados utilizando-se o software Microsoft Excel e Gephi e todos os textos passaram por uma Análise de Conteúdo de Bardin. Foram obtidos 53 títulos, divididos entre 33 periódicos, 46 instituições de pesquisa de 17 diferentes estados brasileiros e dois grandes grupos de categorias totalizando nove subcategorias. O levantamento indicou uma produção com tendência de crescimento e concentrada no eixo sul-sudeste, abordando principalmente as concepções de alunos. O uso da História e Filosofia da Ciência no ensino foi apontado como uma forma eficiente de melhorar as concepções da NdC dos alunos, sendo também recomendado o uso de filmes nas abordagens didáticas. O espaço para exploração de novas metodologias de pesquisa das concepções de ciência e desenvolvimento de materiais didáticos parece ser um campo fértil para estudos na área de NdC voltados para o ensino de biologia.Nature of Science-NoS is an age-old topic in teaching research, one of the key goals of the science curriculum, as well as being a fundamental part of scientific literacy. Despite the number of publications about the NoS is increasing as the years go by, the literature on science teaching has pointed the area of Biology as the one with the lowest production and its teaching materials pointed out as indicating a distorted view of the NoS. In this work, the Scielo and Google Scholar databases were used for a literature review. Only works published in journals and referring to Brazilian experiences related to Biology Teaching were considered. Data was analyzed using Microsoft Excel and Gephi software and all texts went under a Bardin's Content Analysis. 53 titles were obtained, divided among 33 journals, 46 researching institutions from 17 different Brazilian states and two large groups of categories totaling nine subcategories. The survey indicated a production with a growth trend and concentrated in the South- Southeast Brazilian geographic regions axis, mainly approaching the students' conceptions. The use of History and Philosophy of Science in teaching was pointed out as an efficient way to improve students' conceptions of NoS, and the use of films in didactic approaches is also recommended. The space for exploring new research methodologies for science concepts and the development of teaching materials seems to be a fertile field for studies in the area of NdoS aimed at teaching biology.46 f.Silva, Edson PereiraSpiegel, Carolina NascimentoDuarte, Michelle RezendeMattos, Mariana Silva de Mello2024-01-15T14:46:21Z2024-01-15T14:46:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATTOS, Mariana Silva de Mello. Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31928CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-15T14:46:25Zoai:app.uff.br:1/31928Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-15T14:46:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
title Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
spellingShingle Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
Mattos, Mariana Silva de Mello
Concepções de ciência
Epistemologia
História da ciência
Educação
Pesquisa em ensino
Ensino de biologia
Currículo escolar
Filosofia da ciência
Metodologia
Revisão bibliográfica
Conceptions of science
Epistemology
History of science
Education
Teaching research
title_short Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
title_full Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
title_fullStr Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
title_full_unstemmed Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
title_sort Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil
author Mattos, Mariana Silva de Mello
author_facet Mattos, Mariana Silva de Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edson Pereira
Spiegel, Carolina Nascimento
Duarte, Michelle Rezende
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Mariana Silva de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de ciência
Epistemologia
História da ciência
Educação
Pesquisa em ensino
Ensino de biologia
Currículo escolar
Filosofia da ciência
Metodologia
Revisão bibliográfica
Conceptions of science
Epistemology
History of science
Education
Teaching research
topic Concepções de ciência
Epistemologia
História da ciência
Educação
Pesquisa em ensino
Ensino de biologia
Currículo escolar
Filosofia da ciência
Metodologia
Revisão bibliográfica
Conceptions of science
Epistemology
History of science
Education
Teaching research
description Natureza da Ciência-NdC é um tema antigo na pesquisa em ensino, um dos objetivos chave do currículo de ciências, além de ser parte fundamental da alfabetização científica. Apesar do número de publicações acerca da NdC estar aumentando conforme os anos passam, a literatura em ensino de ciência têm apontado a área de Biologia como aquela com a menor produção e seus materiais didáticos apontados como indicando uma visão distorcida da NdC. Neste trabalho, as bases de dados Scielo e Google Scholar foram usadas para uma revisão da literatura. Apenas os trabalhos publicados em periódicos e referentes a experiências brasileiras ligadas ao Ensino de Biologia foram considerados. Os dados foram analisados utilizando-se o software Microsoft Excel e Gephi e todos os textos passaram por uma Análise de Conteúdo de Bardin. Foram obtidos 53 títulos, divididos entre 33 periódicos, 46 instituições de pesquisa de 17 diferentes estados brasileiros e dois grandes grupos de categorias totalizando nove subcategorias. O levantamento indicou uma produção com tendência de crescimento e concentrada no eixo sul-sudeste, abordando principalmente as concepções de alunos. O uso da História e Filosofia da Ciência no ensino foi apontado como uma forma eficiente de melhorar as concepções da NdC dos alunos, sendo também recomendado o uso de filmes nas abordagens didáticas. O espaço para exploração de novas metodologias de pesquisa das concepções de ciência e desenvolvimento de materiais didáticos parece ser um campo fértil para estudos na área de NdC voltados para o ensino de biologia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-15T14:46:21Z
2024-01-15T14:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, Mariana Silva de Mello. Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31928
identifier_str_mv MATTOS, Mariana Silva de Mello. Natureza da Ciência (NDC): uma revisão dos artigos sobre o tema na pesquisa em ensino de Biologia no Brasil. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135245367017472