A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cássia dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1499
Resumo: O presente texto discute sobre a necessária formação que o professor não indígena deveria ter para atuar na educação escolar indígena, levando em consideração que a temática indígena tem como um dos conceitos básicos a interculturalidade. Assim na busca de compreender melhor como se vem dando o processo de formação de professores não índios, busquei por leituras que expressem diferentes visões a respeito da educação escolar indígena e o desafio de formar professores não índios para atuarem com esta educação específica. A proposta da escola indígena diferenciada representa, sem dúvida alguma, uma grande novidade no sistema educacional do país, exigindo das instituições e dos órgãos responsáveis a definição de novas dinâmicas, concepções e mecanismos, tanto para que essas escolas sejam de fato incorporadas e beneficiadas por sua inclusão no sistema, quanto respeitadas por suas particularidades
id UFF-2_36fdab2a344d2b3b77bf47a9b7eeb9c7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1499
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígenaFormação de professoresInterculturalidadeEducação escolar IndígenaPedagogiaProfessorFormação profissional e cultura técnicaEnsino individualizadoÍndioO presente texto discute sobre a necessária formação que o professor não indígena deveria ter para atuar na educação escolar indígena, levando em consideração que a temática indígena tem como um dos conceitos básicos a interculturalidade. Assim na busca de compreender melhor como se vem dando o processo de formação de professores não índios, busquei por leituras que expressem diferentes visões a respeito da educação escolar indígena e o desafio de formar professores não índios para atuarem com esta educação específica. A proposta da escola indígena diferenciada representa, sem dúvida alguma, uma grande novidade no sistema educacional do país, exigindo das instituições e dos órgãos responsáveis a definição de novas dinâmicas, concepções e mecanismos, tanto para que essas escolas sejam de fato incorporadas e beneficiadas por sua inclusão no sistema, quanto respeitadas por suas particularidadesAngra dos ReisNobre, Domingos BarrosLima, Augusto César Gonçalves eAlves, Maria AparecidaVieira, Cássia dos Santos2016-03-17T14:49:04Z2016-03-17T14:49:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1499Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T16:14:36Zoai:app.uff.br:1/1499Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:25.861375Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
title A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
spellingShingle A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
Vieira, Cássia dos Santos
Formação de professores
Interculturalidade
Educação escolar Indígena
Pedagogia
Professor
Formação profissional e cultura técnica
Ensino individualizado
Índio
title_short A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
title_full A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
title_fullStr A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
title_full_unstemmed A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
title_sort A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
author Vieira, Cássia dos Santos
author_facet Vieira, Cássia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Domingos Barros
Lima, Augusto César Gonçalves e
Alves, Maria Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Cássia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Interculturalidade
Educação escolar Indígena
Pedagogia
Professor
Formação profissional e cultura técnica
Ensino individualizado
Índio
topic Formação de professores
Interculturalidade
Educação escolar Indígena
Pedagogia
Professor
Formação profissional e cultura técnica
Ensino individualizado
Índio
description O presente texto discute sobre a necessária formação que o professor não indígena deveria ter para atuar na educação escolar indígena, levando em consideração que a temática indígena tem como um dos conceitos básicos a interculturalidade. Assim na busca de compreender melhor como se vem dando o processo de formação de professores não índios, busquei por leituras que expressem diferentes visões a respeito da educação escolar indígena e o desafio de formar professores não índios para atuarem com esta educação específica. A proposta da escola indígena diferenciada representa, sem dúvida alguma, uma grande novidade no sistema educacional do país, exigindo das instituições e dos órgãos responsáveis a definição de novas dinâmicas, concepções e mecanismos, tanto para que essas escolas sejam de fato incorporadas e beneficiadas por sua inclusão no sistema, quanto respeitadas por suas particularidades
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-17T14:49:04Z
2016-03-17T14:49:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1499
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1499
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823554838134784