A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1499 |
Resumo: | O presente texto discute sobre a necessária formação que o professor não indígena deveria ter para atuar na educação escolar indígena, levando em consideração que a temática indígena tem como um dos conceitos básicos a interculturalidade. Assim na busca de compreender melhor como se vem dando o processo de formação de professores não índios, busquei por leituras que expressem diferentes visões a respeito da educação escolar indígena e o desafio de formar professores não índios para atuarem com esta educação específica. A proposta da escola indígena diferenciada representa, sem dúvida alguma, uma grande novidade no sistema educacional do país, exigindo das instituições e dos órgãos responsáveis a definição de novas dinâmicas, concepções e mecanismos, tanto para que essas escolas sejam de fato incorporadas e beneficiadas por sua inclusão no sistema, quanto respeitadas por suas particularidades |
id |
UFF-2_36fdab2a344d2b3b77bf47a9b7eeb9c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1499 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígenaFormação de professoresInterculturalidadeEducação escolar IndígenaPedagogiaProfessorFormação profissional e cultura técnicaEnsino individualizadoÍndioO presente texto discute sobre a necessária formação que o professor não indígena deveria ter para atuar na educação escolar indígena, levando em consideração que a temática indígena tem como um dos conceitos básicos a interculturalidade. Assim na busca de compreender melhor como se vem dando o processo de formação de professores não índios, busquei por leituras que expressem diferentes visões a respeito da educação escolar indígena e o desafio de formar professores não índios para atuarem com esta educação específica. A proposta da escola indígena diferenciada representa, sem dúvida alguma, uma grande novidade no sistema educacional do país, exigindo das instituições e dos órgãos responsáveis a definição de novas dinâmicas, concepções e mecanismos, tanto para que essas escolas sejam de fato incorporadas e beneficiadas por sua inclusão no sistema, quanto respeitadas por suas particularidadesAngra dos ReisNobre, Domingos BarrosLima, Augusto César Gonçalves eAlves, Maria AparecidaVieira, Cássia dos Santos2016-03-17T14:49:04Z2016-03-17T14:49:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1499Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T16:14:36Zoai:app.uff.br:1/1499Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:25.861375Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena |
title |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena |
spellingShingle |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena Vieira, Cássia dos Santos Formação de professores Interculturalidade Educação escolar Indígena Pedagogia Professor Formação profissional e cultura técnica Ensino individualizado Índio |
title_short |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena |
title_full |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena |
title_fullStr |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena |
title_full_unstemmed |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena |
title_sort |
A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena |
author |
Vieira, Cássia dos Santos |
author_facet |
Vieira, Cássia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nobre, Domingos Barros Lima, Augusto César Gonçalves e Alves, Maria Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cássia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Interculturalidade Educação escolar Indígena Pedagogia Professor Formação profissional e cultura técnica Ensino individualizado Índio |
topic |
Formação de professores Interculturalidade Educação escolar Indígena Pedagogia Professor Formação profissional e cultura técnica Ensino individualizado Índio |
description |
O presente texto discute sobre a necessária formação que o professor não indígena deveria ter para atuar na educação escolar indígena, levando em consideração que a temática indígena tem como um dos conceitos básicos a interculturalidade. Assim na busca de compreender melhor como se vem dando o processo de formação de professores não índios, busquei por leituras que expressem diferentes visões a respeito da educação escolar indígena e o desafio de formar professores não índios para atuarem com esta educação específica. A proposta da escola indígena diferenciada representa, sem dúvida alguma, uma grande novidade no sistema educacional do país, exigindo das instituições e dos órgãos responsáveis a definição de novas dinâmicas, concepções e mecanismos, tanto para que essas escolas sejam de fato incorporadas e beneficiadas por sua inclusão no sistema, quanto respeitadas por suas particularidades |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-03-17T14:49:04Z 2016-03-17T14:49:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1499 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1499 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823554838134784 |