Educação e agir moral em Kant
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10438 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa consiste em discutir a relação entre as ideias pedagógicas de Kant e a sua concepção de “agir moral”. Trata-se, a rigor, de acompanhar a leitura da preleção de Kant, intitulada Sobre a pedagogia (1803), a propósito da educação como condição sine qua non para o desenvolvimento humano, e os efeitos dessa leitura na sua concepção de agir moral como determinação livre e racional do indivíduo autônomo. Neste sentido, o primeiro momento da monografia dedica-se a apresentar o papel pedagógico da noção de “disciplina” para a compreensão da formação do caráter moral em Kant. Num segundo momento, analisa-se a concepção kantiana de liberdade como fundamento do agir moral a partir da obra Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). Por fim, procura-se indicar a importância da noção de disciplina e do processo formativo para a compreensão da liberdade como autonomia |
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Educação e agir moral em KantLiberdadeObrigação moralDisciplinaMoralizaçãoKantKant, Immanuel, 1724-1804MoralidadeLiberdadeDisciplinaFreedomMoral obligationDisciplineMoralizationKantO objetivo dessa pesquisa consiste em discutir a relação entre as ideias pedagógicas de Kant e a sua concepção de “agir moral”. Trata-se, a rigor, de acompanhar a leitura da preleção de Kant, intitulada Sobre a pedagogia (1803), a propósito da educação como condição sine qua non para o desenvolvimento humano, e os efeitos dessa leitura na sua concepção de agir moral como determinação livre e racional do indivíduo autônomo. Neste sentido, o primeiro momento da monografia dedica-se a apresentar o papel pedagógico da noção de “disciplina” para a compreensão da formação do caráter moral em Kant. Num segundo momento, analisa-se a concepção kantiana de liberdade como fundamento do agir moral a partir da obra Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). Por fim, procura-se indicar a importância da noção de disciplina e do processo formativo para a compreensão da liberdade como autonomiaThis monography investigates the relation between Kant's pedagogical ideas and his conception of "moral acting".This paper aims to determine if there is a necessary connection between the author's conception of education as an essencial condition to human development and his conception of moral acting as free and racional determination of an autonomous individual. The first chapter investigates Kant's conception of "discipline" and its pedagogical purposeon the formation of the moral caracter, as presented in the book “About the pedagogy”. The second chapter analyzes the kantian conception of freedom as the foundation of moral acting, as expressed in the book Groundwork of the metaphysics of the morals. To conclude, we shall highlight the importance of the concept of discipline and the moral education to understand freedom as autonomyFonseca, RichardVieira, Vladimir MenezesOliveira, Bernardo Barros Coelho deSilveira, Gabriela Natal de Oliveira da2019-07-16T16:25:17Z2019-07-16T16:25:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10438Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T02:58:07Zoai:app.uff.br:1/10438Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T02:58:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O objetivo dessa pesquisa consiste em discutir a relação entre as ideias pedagógicas de Kant e a sua concepção de “agir moral”. Trata-se, a rigor, de acompanhar a leitura da preleção de Kant, intitulada Sobre a pedagogia (1803), a propósito da educação como condição sine qua non para o desenvolvimento humano, e os efeitos dessa leitura na sua concepção de agir moral como determinação livre e racional do indivíduo autônomo. Neste sentido, o primeiro momento da monografia dedica-se a apresentar o papel pedagógico da noção de “disciplina” para a compreensão da formação do caráter moral em Kant. Num segundo momento, analisa-se a concepção kantiana de liberdade como fundamento do agir moral a partir da obra Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). Por fim, procura-se indicar a importância da noção de disciplina e do processo formativo para a compreensão da liberdade como autonomia |
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