Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Helismar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10020
Resumo: O presente trabalho visa à apresentação de uma metodologia para o trabalho com a leitura no espaço escolar. Esta metodologia é fundamentada na Abordagem Global, proposta por estudiosos franceses e operacionalizada por Silva. Esta dissertação é constituída de três capítulos. No capítulo 1, expomos a base teórica sobre a qual nos apoiamos. Dentro de nosso referencial teórico ganha destaque a o conceito e as capacidades que compõem a competência comunicativa e a necessidade de se investir na preparação dos alunos para uma leitura promotora de sentidos, a fim de que possam ter elementos para investir no momento da leitura, além da noção de imbricação/conjugação que perpassa toda a teoria. No capítulo 2, apresentamos uma intertextualização entre as bases teóricas da A.G e o dispositivo metodológico erigido por Silva. Dentro dessa operacionalização, ganha destaque a ideia de sequencialização e de desconhecimento prévio. No capítulo 3, por acreditarmos que a universidade deva conjugar/imbricar teoria e prática, apresentamos a descrição de um cd, no qual transpomos a metodologia silviana para um outro suporte, qual seja: Power Point 2007. Dentro dessa transposição, ganha destaque o uso de ferramentas digitais com propósitos didático-pedagógico-metodológicos, já que vivemos em uma época em que o tecnológico/digital é imbricado/conjugado ao analógico e, muitas vezes, a escola não lança mão de ferramentas que, em muito, poderiam contribuir para a formação de leitores com condições de dotar textos de sentidos. A parte prática deste trabalho foi baseada na fábula “O lobo e o cordeiro”, de Millôr Fernandes. Foi para caminhar no terreno arquitextual das fábulas que preparamos nossas atividades sobre a fábula especificamente mencionada acima
id UFF-2_397e89576ab386161617ef485d2c28bc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10020
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Relação professor-aluno-texto : o sentido em construçãoTextoLeituraAbordagem globalCompetência comunicativaDesconhecimento prévioSequencializaçãoSentidosTexto didáticoLeituraCompetência comunicativaTextingReadingGlobal approachCommunicative competenceIgnorance previousSequencingSensesO presente trabalho visa à apresentação de uma metodologia para o trabalho com a leitura no espaço escolar. Esta metodologia é fundamentada na Abordagem Global, proposta por estudiosos franceses e operacionalizada por Silva. Esta dissertação é constituída de três capítulos. No capítulo 1, expomos a base teórica sobre a qual nos apoiamos. Dentro de nosso referencial teórico ganha destaque a o conceito e as capacidades que compõem a competência comunicativa e a necessidade de se investir na preparação dos alunos para uma leitura promotora de sentidos, a fim de que possam ter elementos para investir no momento da leitura, além da noção de imbricação/conjugação que perpassa toda a teoria. No capítulo 2, apresentamos uma intertextualização entre as bases teóricas da A.G e o dispositivo metodológico erigido por Silva. Dentro dessa operacionalização, ganha destaque a ideia de sequencialização e de desconhecimento prévio. No capítulo 3, por acreditarmos que a universidade deva conjugar/imbricar teoria e prática, apresentamos a descrição de um cd, no qual transpomos a metodologia silviana para um outro suporte, qual seja: Power Point 2007. Dentro dessa transposição, ganha destaque o uso de ferramentas digitais com propósitos didático-pedagógico-metodológicos, já que vivemos em uma época em que o tecnológico/digital é imbricado/conjugado ao analógico e, muitas vezes, a escola não lança mão de ferramentas que, em muito, poderiam contribuir para a formação de leitores com condições de dotar textos de sentidos. A parte prática deste trabalho foi baseada na fábula “O lobo e o cordeiro”, de Millôr Fernandes. Foi para caminhar no terreno arquitextual das fábulas que preparamos nossas atividades sobre a fábula especificamente mencionada acimaThe present work aims at presenting a methodology for working with reading at school. This methodology is based on the Global Approach, proposed by French scholars and operated by Silva. This dissertation consists of three chapters. Chapter 1 lays out the theoretical basis on which we rely. Within our theoretical referential gains prominence to the concept and capabilities that make communicative competence and the need to invest in preparing students for a reading promoter senses, so that elements may have to invest at the time of reading beyond the notion of overlapping / combination that permeates the whole theory. In chapter 2, we present a theoretical intertextualização between the AG and the methodological device erected by Silva. Within this operation, points out the idea of sequencing and prior ignorance. In chapter 3, we believe that the university should combine / lap theory and practice, we present a description of a cd, in which the methodology sylvian transpose to another medium, namely, Power Point 2007. Within this implementation, points out the use of digital tools for purposes didactic- pedagogical-methodological, since we live in a time when the technological digital is entangled / composite analogue and, often, the school makes use of tools , by far, could contribute to the formation of conditions to provide readers with texts of meanings. The practical part of this work was based on the fable "The Wolf and the Lamb" by Millor Fernandes. He was walking on the ground arquitextual fables have prepared our activities on the fable specifically mentioned above119 f.Silva, Maurício daSilva, Maurício daBetttecourt, TerezinhaMiranda, Maria José Maia deAzevedo, Helismar2019-06-18T13:33:54Z2019-06-18T13:33:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10020http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T21:52:10Zoai:app.uff.br:1/10020Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:11.612290Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
title Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
spellingShingle Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
Azevedo, Helismar
Texto
Leitura
Abordagem global
Competência comunicativa
Desconhecimento prévio
Sequencialização
Sentidos
Texto didático
Leitura
Competência comunicativa
Texting
Reading
Global approach
Communicative competence
Ignorance previous
Sequencing
Senses
title_short Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
title_full Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
title_fullStr Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
title_full_unstemmed Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
title_sort Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção
author Azevedo, Helismar
author_facet Azevedo, Helismar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maurício da
Silva, Maurício da
Betttecourt, Terezinha
Miranda, Maria José Maia de
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Helismar
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Leitura
Abordagem global
Competência comunicativa
Desconhecimento prévio
Sequencialização
Sentidos
Texto didático
Leitura
Competência comunicativa
Texting
Reading
Global approach
Communicative competence
Ignorance previous
Sequencing
Senses
topic Texto
Leitura
Abordagem global
Competência comunicativa
Desconhecimento prévio
Sequencialização
Sentidos
Texto didático
Leitura
Competência comunicativa
Texting
Reading
Global approach
Communicative competence
Ignorance previous
Sequencing
Senses
description O presente trabalho visa à apresentação de uma metodologia para o trabalho com a leitura no espaço escolar. Esta metodologia é fundamentada na Abordagem Global, proposta por estudiosos franceses e operacionalizada por Silva. Esta dissertação é constituída de três capítulos. No capítulo 1, expomos a base teórica sobre a qual nos apoiamos. Dentro de nosso referencial teórico ganha destaque a o conceito e as capacidades que compõem a competência comunicativa e a necessidade de se investir na preparação dos alunos para uma leitura promotora de sentidos, a fim de que possam ter elementos para investir no momento da leitura, além da noção de imbricação/conjugação que perpassa toda a teoria. No capítulo 2, apresentamos uma intertextualização entre as bases teóricas da A.G e o dispositivo metodológico erigido por Silva. Dentro dessa operacionalização, ganha destaque a ideia de sequencialização e de desconhecimento prévio. No capítulo 3, por acreditarmos que a universidade deva conjugar/imbricar teoria e prática, apresentamos a descrição de um cd, no qual transpomos a metodologia silviana para um outro suporte, qual seja: Power Point 2007. Dentro dessa transposição, ganha destaque o uso de ferramentas digitais com propósitos didático-pedagógico-metodológicos, já que vivemos em uma época em que o tecnológico/digital é imbricado/conjugado ao analógico e, muitas vezes, a escola não lança mão de ferramentas que, em muito, poderiam contribuir para a formação de leitores com condições de dotar textos de sentidos. A parte prática deste trabalho foi baseada na fábula “O lobo e o cordeiro”, de Millôr Fernandes. Foi para caminhar no terreno arquitextual das fábulas que preparamos nossas atividades sobre a fábula especificamente mencionada acima
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-06-18T13:33:54Z
2019-06-18T13:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10020
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823588183900160