Análise motivacional para o trabalho dos servidores auxiliares técnicos do Detran/RS com relação à alteração da sua matriz salarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monfardini, Samuel Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30255
Resumo: A partir da necessidade e importância na manutenção de um ambiente de trabalho harmônico e que traga resultados para todos os envolvidos o presente trabalho tem como objetivo investigar se a última alteração da matriz salarial em 2009 dos Servidores Públicos ocupantes do cargo de Auxiliares Técnicos do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – DETRAN/RS proporcionou satisfação para o trabalho, bem como identificar os fatores que influenciam a satisfação e a motivação no trabalho desses servidores públicos. Para tanto, foram abordados alguns dos conceitos importantes, como para a compreensão do que representa a questão da motivação e satisfação e de como as mesmas podem ser uma importante ferramenta de gestão e mudança na cultura organizacional. A metodologia da pesquisa tem características de um estudo de caso e caráter quantitativo. Para a interpretação dos dados, foi adotado, basicamente, o modelo dos “Dois Fatores de Herzberg”, pois a sua teoria é pertinente ao tema abordado. Os resultados são apresentados em 16 perguntas fechadas e uma aberta com uso de questionário. Os resultados obtidos apontam que na motivação para trabalho, os fatores que estão mais contribuindo são condições de trabalho, autonomia por parte das chefias imediatas na tomada de decisões que visem melhorias no ambiente de trabalho e atividade profissional, e o de menor contribuição seria a permanência na Autarquia e os fatores higiênicos seriam remuneração, políticas de benefícios e plano de carreira são os que mais fortemente estão gerando insatisfação no trabalho, enquanto os fatores relacionamento com a chefia e relacionamento interpessoal” são os que mais influenciam positivamente na satisfação e motivação dos servidores.
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