Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Belister Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48983
Resumo: Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
id UNB_3c9e23f014fb69214c85169a81f608de
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48983
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionaisDança e educaçãoDança - ensinoFenomenologiaTese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.Partindo da afirmação de que a experiência com o movimento transforma a experiência docente, o estudo pressupõe que, mesmo para docentes sem formação na área de dança, o trabalho com esta prática no contexto da educação pode desenvolver metodologias pedagógicas e de engajamento para que a dança seja uma experiência interdisciplinar vivenciada na amplitude das capacidades expressivas do sujeito que processa o mundo em sua corporeidade perceptiva, em interação com o mundo de coisas e de pessoas. Com o objetivo principal de propor/analisar/vivenciar/dançar processos de criação coreográfica, a partir da experiência e das poéticas expressivas do corpo, a pesquisa referenda-se na abordagem fenomenológica, estendida ao movimento, para focar nos sujeitos que vivenciam o fenômeno da dança. Articulando a experiência perceptiva e sensorial do movimento com a compreensão do corpo vivo, o soma, estruturam-se poéticas para dançar com foco na poética da experiência, cuja condição passa pela aquiescência dos sujeitos para vivenciarem práticas de intercorporeidade, na poética imaginação, que movimenta as imagens e as metáforas para transver o mundo e criar a dança, e na poética da palavra, que mescla o gesto com a linguagem verbal escrita através de interpretações coreográficas que o corpo-livro recita. Os elementos fundamentais da dança (corpo-espaço-movimento) são os núcleos para análise dos processos de criação da dança no contexto educacional. Iniciando (no período de pré-pandemia) com uma experiência de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do DF, com o curso Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE, o percurso espiralado da pesquisa se desenvolve (durante pós-pandemia) com o Ampliando o Movimento Expressivo - AME, proposta desenvolvida com alunos da disciplina de Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC, da Universidade de Brasília - UnB e através de experimentações artísticas realizadas pela pesquisadora, cujo envolvimento prático a coloca junto aos sujeitos da pesquisa, baseada na experiência pedagógica com arte/dança. Elementos simbólicos como a árvore da vida (poética da experiência), o papel (poética da imaginação) e o livro (poética da palavra) se entrelaçam na figura de Möbius para traçar os percursos da criação para o movimento, que apesar de transitório e intangível, encontra nos objetos, nas artesanias e nas espacialidades, a materialidade da experiência com a dança. No encontro distante de corpos isolados pela pandemia, um jardim de possibilidades criativas cresceu e fez brotar outros sentidos da presença-ausência instaurada. O corpo que somos se volta para aquilo que desperta a sua atenção e descobre as asas para criar o seu VoarDançar.Based on the assertion that the experience with movement transforms the teaching experience, the study assumes that, even for teachers without training in dance, working with this practice in the context of education can develop pedagogical and engagement methodologies so that dance is an interdisciplinary experience lived in the breadth of the expressive capacities of the subject who processes the world in his perceptive corporeality, in interaction with the world of things and people. With the main objective of proposing/analyzing/experiencing/dancing processes of choreographic creation, based on the experience and expressive poetics of the body, the research refers to the phenomenological approach, extended to movement, to focus on the subjects who experience the phenomenon of dance. Articulating the perceptual and sensorial experience of movement with the understanding of the living body, the soma, poetics for dancing are structured with a focus on the poetics of experience, whose condition involves the acquiescence of the subjects to experience practices of intercorporeality, in the poetic imagination, which moves images and metaphors to transverse the world and create dance, and in the poetics of the word, which mixes gesture with written verbal language through choreographic interpretations that the body-book recites. The fundamental elements of dance (body-space-movement) are the nuclei for analyzing the processes of dance creation in the educational context. Starting (in the pre-pandemic period) with an experience of continuing education for teachers of the Federal District's Department of Education, with the course Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE (Movement, Art and Expressiveness in School), the spiral path of research develops (during post-pandemic) with the Ampliando o Movimento Expressivo - AME (Expanding the Expressive Movement), a proposal developed with students from the discipline of Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC (Experimental Topics in Performing Arts), at the University of Brasília - UnB and through artistic experimentations carried out by the researcher, whose practical involvement places her with the research subjects, based on pedagogical experience with art / dance. Symbolic elements such as the tree of life (poetics of experience), the paper (poetics of imagination) and the book (poetics of the word) are intertwined in the figure of Möbius to trace the paths of creation for movement, which, although transitory and intangible, finds in objects, crafts and spatialities, the materiality of the experience with dance. In the distant encounter of bodies isolated by the pandemic, a garden of creative possibilities grew and gave rise to other meanings of the presence-absence established. The body that we are turns to what awakens its attention and discovers the wings to create its VoarDançar (FlyDance).Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasBareicha, Paulo Sérgio de AndradePaulino, Belister Rocha2024-07-17T20:40:01Z2024-07-17T20:40:01Z2024-07-172023-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAULINO, Belister Rocha. Ampliando o movimento expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais. 2023. 323 f., il. Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-17T21:58:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/48983Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-17T21:58:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
title Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
spellingShingle Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
Paulino, Belister Rocha
Dança e educação
Dança - ensino
Fenomenologia
title_short Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
title_full Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
title_fullStr Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
title_full_unstemmed Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
title_sort Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais
author Paulino, Belister Rocha
author_facet Paulino, Belister Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Belister Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Dança e educação
Dança - ensino
Fenomenologia
topic Dança e educação
Dança - ensino
Fenomenologia
description Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
2024-07-17T20:40:01Z
2024-07-17T20:40:01Z
2024-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULINO, Belister Rocha. Ampliando o movimento expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais. 2023. 323 f., il. Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48983
identifier_str_mv PAULINO, Belister Rocha. Ampliando o movimento expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais. 2023. 323 f., il. Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508329461874688