Interações de jovens nas redes sociais, entre o clicar e o publicar: O que pode uma selfie?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33626 |
Resumo: | Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de socialização, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pela internet, tendo como objeto de análise a produção de autorretratos, especialmente as selfies. Para tal, tem como corpus as imagens presentes no aplicativo Instagram, que se apresenta como fenômeno social e tem como características a velocidade, a instantaneidade e a ubiquidade da comunicação. O seu objetivo principal é analisar e compreender as experiências vividas pelos jovens no contexto da rede social Instagram. Os seus objetivos específicos são: verificar as formas como se autorrepresentam e, a partir delas, se constroem as culturas juvenis no Instagram; observar como se manifestam e expressam os modos de ser jovem, nas redes sociais, em especial no Instagram, em perfis construídos de múltiplas identizações; analisar os perfis tendo por base as cinco dimensões de culturas juvenis propostas por Feixa (2008). A pesquisa buscou compreender culturas juvenis (FEIXA, 2008), a partir da sociologia da experiência (DUBET, 1994). Por meio de um processo de investigação empírica de cunho qualitativo e netnográfico, dialogamos com autores que contribuem para a reflexão de conceitos essenciais a este estudo, como o de juventude (DAYRELL, 2002; CARRANO, 2002), performatividade (SIBILIA, 2008), cibercultura e ciberespaço (LÉVY, 2010; CASTELLS, 1999; McLUHAN, 1997; HALL, 2000; LEMOS, 2007, 2013), dentre outros. As análises empreendidas sinalizam a crença de que a imagem fotográfica é o indício de algo que aconteceu ou se vivenciou, talvez reflexo das redes sociais, espaço em que se cria a narrativa desejada e no qual os mundos reais e virtuais se misturam. As experiências contemporâneas com as redes sociais agregam vivências múltiplas e descontínuas, se refletindo no processo de identização dos jovens de acordo com o contexto sociocultural das relações e interações sociais estabelecidas deles para com seus pares, nas experiências cotidianas propiciadas pelo ambiente virtual. Diante dos dados levantados, despontam, nisso, novas práticas socioculturais que reconfiguram os processos de identização, de socialização e o modo como as novas gerações se relacionam com o mundo e com os outros. As fotos autorrepresentativas falam da fluência de uma exposição marcada por itinerários e subjetividades diversas. Podemos inferir que, no alto do consumo e de geração das selfies, os jovens querem ser percebidos, seja pela beleza, seja pela simpatia ou até pelo aspecto diferente, ousado ou cômico de suas manifestações na rede. |
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Interações de jovens nas redes sociais, entre o clicar e o publicar: O que pode uma selfie?Autorretratos JovensInstagramCibercultura JuvenilFotografiaMídia socialAutorretratoInstagramSelf-portraitsYoung peopleInstagramYouth CybercultureEsta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de socialização, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pela internet, tendo como objeto de análise a produção de autorretratos, especialmente as selfies. Para tal, tem como corpus as imagens presentes no aplicativo Instagram, que se apresenta como fenômeno social e tem como características a velocidade, a instantaneidade e a ubiquidade da comunicação. O seu objetivo principal é analisar e compreender as experiências vividas pelos jovens no contexto da rede social Instagram. Os seus objetivos específicos são: verificar as formas como se autorrepresentam e, a partir delas, se constroem as culturas juvenis no Instagram; observar como se manifestam e expressam os modos de ser jovem, nas redes sociais, em especial no Instagram, em perfis construídos de múltiplas identizações; analisar os perfis tendo por base as cinco dimensões de culturas juvenis propostas por Feixa (2008). A pesquisa buscou compreender culturas juvenis (FEIXA, 2008), a partir da sociologia da experiência (DUBET, 1994). Por meio de um processo de investigação empírica de cunho qualitativo e netnográfico, dialogamos com autores que contribuem para a reflexão de conceitos essenciais a este estudo, como o de juventude (DAYRELL, 2002; CARRANO, 2002), performatividade (SIBILIA, 2008), cibercultura e ciberespaço (LÉVY, 2010; CASTELLS, 1999; McLUHAN, 1997; HALL, 2000; LEMOS, 2007, 2013), dentre outros. 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Podemos inferir que, no alto do consumo e de geração das selfies, os jovens querem ser percebidos, seja pela beleza, seja pela simpatia ou até pelo aspecto diferente, ousado ou cômico de suas manifestações na rede.This thesis deals with contemporary photography as an element of socialization, in relation to the changes that have occurred in the production and circulation of images on the internet, having os its object of analysis the production of self-portraits, especially selfies. To this end, the corpus is the images present in the Instagram application, which presents itself as a social phenomenon and has the characteristics of speed, instantaneity and ubiquity of communication. Its main objective is to analyze and understand the experiences lived by young people in the context of the social network Instagram. Its specific objectives are: to verify the ways in which they self-represent themselves and, based on them, youth cultures are built on Instagram; observe how ways of being young are manifested and expressed on social media, especially on Instagram, in profiles constructed from multiple identities; analyze the profiles based on the five dimensions of youth cultures proposed by Feixa (2008). The research sought to understand youth cultures (FEIXA, 2008), based on the sociology of experience (DUBET, 1994). Through a process of empirical investigation of a qualitative and netnographic nature, we dialogue with authors who contribute to the reflection of concepts essential to this study, such as youth (DAYRELL, 2002; CARRANO, 2002), performativity (SIBILIA, 2008), cyberculture and cyberspace (LÉVY, 2010; CASTELLS, 1999; McLUHAN, 1997; HALL, 2000; LEMOS, 2007, 2013), among others. The analyzes undertaken indicate the belief that the photographic image is an indication of something that happened or was experienced, perhaps a reflection of social networks, a space in which the desired narrative is created and in which the real and virtuais worlds mix. Contemporary experiences with social networks bring together multiple and discontinuous experiences, reflected in the process of young people's identification according to the sociocultural context of their relationships and social interactions with their peers, in the daily experiences provided by the virtual environment. Given the data collected, new sociocultural practices emerge that reconfigure the processes of identification, socialization and the way in which new generations relate to the world and others. The self- representative photos speak of the flow of an exhibition marked by different itineraries and subjectivities. We can infer that, at the height of consumption and the generation of selfies, young people want to be noticed, whether for their beauty, friendliness or even for the different, bold or comical aspect of their expressions on the internet.175 p.Carrano, Paulo Cesar RodriguesSilva, Reinaldo Ramos daAndrade, Nívea Maria da SilvaHoffman, AdrianaMattos, Daniella AbreuBruno, Adriana RochaBarbosa, Lubélia de Paula Souza2024-07-25T12:24:22Z2024-07-25T12:24:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARBOSA, Lubélia de Paula Souza. Interações de jovens nas redes sociais, entre o clicar e o publicar: O que pode uma selfie? 2024. 175f. 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