Ensino de física na perspectiva da inclusão de alunos cegos: sugestão didático-metodológica para abordagem da Lei de Hooke

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alfredo Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7337
Resumo: Movimentos sociais e políticas governamentais em prol de uma sociedade mais justa e igualitária trouxeram novos desafios para a educação. Hoje, alunos com necessidades educacionais especiais têm garantido o direito à educação nas classes comuns do ensino regular. A orientação que se coloca é garantir a todos os alunos uma educação de qualidade no ensino regular. Desse modo, a educação especial deixou de ser substitutiva ao ensino regular, para ser uma modalidade transversal desde a educação infantil até a educação superior. Porém, muito mais do que troca de espaços (escolas regulares x escolas especiais), a educação inclusiva exige mudanças que reflitam nas crenças e valores dos professores, seus ideais e suas concepções sobre: como, para quê e os sujeitos da aprendizagem. Apesar das recomendações de mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem, ainda predomina no ensino de Física uma abordagem propedêutica, centrada na escrita e oralidade do professor. Esse modelo associado a outras especificidades da Física (linguagens matemática e gráfica) se configura como obstáculo à inclusão de deficientes visuais em aulas de Física. Sendo assim, um dos desafios que se coloca à prática docente é tornar as aulas acessíveis, com o uso de recursos e estratégias didáticas que não se reduzam apenas a exploração da visão. A partir de reflexões, à luz de referenciais teóricos, sobre inclusão e tendências atuais para o ensino de Física, objetivamos com a nossa investigação demonstrar, por meio de recursos didáticos voltados para os processos de ensino e de aprendizagem da Lei de Hooke, a viabilidade de produção de material que permite aos alunos cegos e não cegos o desenvolvimento de competências e habilidades referentes à: realização de medidas, determinação de relação entre grandezas físicas e interpretação de gráficos. Os resultados alcançados sinalizam que a possibilidade de consolidação de um ensino de Física inclusivo está fortemente condicionada à predisposição do professor a mudanças que gerem um novo olhar sobre as práticas docentes e os recursos didáticos
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Porém, muito mais do que troca de espaços (escolas regulares x escolas especiais), a educação inclusiva exige mudanças que reflitam nas crenças e valores dos professores, seus ideais e suas concepções sobre: como, para quê e os sujeitos da aprendizagem. Apesar das recomendações de mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem, ainda predomina no ensino de Física uma abordagem propedêutica, centrada na escrita e oralidade do professor. Esse modelo associado a outras especificidades da Física (linguagens matemática e gráfica) se configura como obstáculo à inclusão de deficientes visuais em aulas de Física. Sendo assim, um dos desafios que se coloca à prática docente é tornar as aulas acessíveis, com o uso de recursos e estratégias didáticas que não se reduzam apenas a exploração da visão. A partir de reflexões, à luz de referenciais teóricos, sobre inclusão e tendências atuais para o ensino de Física, objetivamos com a nossa investigação demonstrar, por meio de recursos didáticos voltados para os processos de ensino e de aprendizagem da Lei de Hooke, a viabilidade de produção de material que permite aos alunos cegos e não cegos o desenvolvimento de competências e habilidades referentes à: realização de medidas, determinação de relação entre grandezas físicas e interpretação de gráficos. Os resultados alcançados sinalizam que a possibilidade de consolidação de um ensino de Física inclusivo está fortemente condicionada à predisposição do professor a mudanças que gerem um novo olhar sobre as práticas docentes e os recursos didáticosSocial movements and government policies in favor of a more just and equal society brought new challenges for education. Today, students with special educational needs are guaranteed the right to education in public regular education classes. The orientation that arises is to ensure all students a quality education in mainstream education. Thus, the special education ceased to be a substitute to regular education, to be a cross mode from early childhood education to higher education. However, much more than trading spaces (regular schools x special schools), inclusive education requires changes that reflect the beliefs and values of teachers, their ideals and their conceptions about: how, why and subjects of learning. Despite the recommendations of changes in teaching and learning processes, still predominates in the teaching of Physics which prepared approach, focused on writing and speech teacher. This model with other specificities of physics (mathematical and graphical languages) is regarded as an obstacle to the inclusion of the visually impaired in Physics classes. So one of the challenges facing the teaching practice is to make accessible classes with the use of resources and teaching strategies that not only reduce the exploitation of vision. From reflections in the light of theoretical frameworks on inclusion and current trends in the teaching of physics, we aim to demonstrate our research, through teaching resources focused on the processes of teaching and learning of Hooke's Law, the feasibility that production material enables blind students and blind not to develop competencies and skills related to: realization of measures, determination of relationship between physical quantities and interpreting graphs. The results achieved indicate that the possibility of consolidation of an inclusive physical education is strongly conditioned predisposition teacher to changes that create a fresh look at the teaching and learning resources practicesAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, Eden VieiraLatini, Rose MaryCosta, Alfredo Marques2018-09-04T22:34:53Z2018-09-04T22:34:53Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7337http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T18:33:42Zoai:app.uff.br:1/7337Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:19.236009Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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