A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alexsandra da Conceição
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24741
Resumo: Esta pesquisa buscou desenvolver para espaços de Sala de Leitura atividades que favoreçam a compreensão da problemática ambiental local vivenciada por alunos a partir de uma perspectiva crítica da educação ambiental. Assim, tem por objetivo elaborar material didático/instrucional para uma prática educativa ambiental, em seu viés crítico, visando subsidiar o trabalho de professores/as que atuam nestes espaços no 5ºano do Ensino Fundamental I. O cenário escolar pesquisado foi o 5º. Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva (E.M.A.J.S), localizado na cidade de Itaboraí, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde buscou-se compreender a vivência dos sujeitos no processo de investigação da pesquisa. Para sua elaboração foi realizada estudos teóricos acerca da educação ambiental crítica; a identificação por parte dos alunos da problemática ambiental local, que foi utilizado como tema gerador de problematização. O tema escolhido pelos alunos foi o lixo. Assim foram também realizados: busca de conhecimentos acerca do tema ambiental local identificado; diálogos sobre os meios de publicização dos trabalhos desenvolvidos; identificação de conteúdo de ciências que favoreçam a compreensão do tema, seleção de materiais de gêneros textuais diversos. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado o produto final dessa dissertação, um material didático/instrucional, intitulado “A Sala de Leitura como promotora de Educação para o ambiente”. Está estruturado em duas partes: uma oficina para professores/as e uma proposta de pratica educativa ambiental, que buscam promover uma prática de ensino-aprendizado mais dialógica e voltada para a compreensão de problemas ambientais locais, categorias da perspectiva da educação ambiental crítica, que junto com a participação dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem direcionaram a sua elaboração. Nas duas partes são utilizadas diferentes atividades e estratégias que são compartilhadas no produto.
id UFF-2_3b3cc2b381bf1cfc4986ea731af635ff
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24741
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente: Ensino de ciências, educação ambiental crítica, oficina, atividades de leitura, temas ambientais locaisEnsino de Ciência, Educação Ambiental, Material didático, Processo de ensino-aprendizagemScience teaching, critical environmental education, workshop, reading activities, local environmental themes.Esta pesquisa buscou desenvolver para espaços de Sala de Leitura atividades que favoreçam a compreensão da problemática ambiental local vivenciada por alunos a partir de uma perspectiva crítica da educação ambiental. Assim, tem por objetivo elaborar material didático/instrucional para uma prática educativa ambiental, em seu viés crítico, visando subsidiar o trabalho de professores/as que atuam nestes espaços no 5ºano do Ensino Fundamental I. O cenário escolar pesquisado foi o 5º. Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva (E.M.A.J.S), localizado na cidade de Itaboraí, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde buscou-se compreender a vivência dos sujeitos no processo de investigação da pesquisa. Para sua elaboração foi realizada estudos teóricos acerca da educação ambiental crítica; a identificação por parte dos alunos da problemática ambiental local, que foi utilizado como tema gerador de problematização. O tema escolhido pelos alunos foi o lixo. Assim foram também realizados: busca de conhecimentos acerca do tema ambiental local identificado; diálogos sobre os meios de publicização dos trabalhos desenvolvidos; identificação de conteúdo de ciências que favoreçam a compreensão do tema, seleção de materiais de gêneros textuais diversos. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado o produto final dessa dissertação, um material didático/instrucional, intitulado “A Sala de Leitura como promotora de Educação para o ambiente”. Está estruturado em duas partes: uma oficina para professores/as e uma proposta de pratica educativa ambiental, que buscam promover uma prática de ensino-aprendizado mais dialógica e voltada para a compreensão de problemas ambientais locais, categorias da perspectiva da educação ambiental crítica, que junto com a participação dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem direcionaram a sua elaboração. Nas duas partes são utilizadas diferentes atividades e estratégias que são compartilhadas no produto.This research sought to develop activities for spaces in the Reading Room that favor the understanding of the local environmental problem experienced by students from a critical perspective of environmental education. Thus, it aims to develop didactic/instructional material for an environmental educational practice, in its critical bias, aiming to support the work of teachers who work in these spaces in the 5th year of Elementary School I. The school scenario researched was the 5th. Year of Elementary School I at Antônio Joaquim da Silva Municipal School (E.M.A.J.S), located in the city of Itaboraí, metropolitan region of the State of Rio de Janeiro. It is a qualitative research which sought to understand the experience of the subjects in the research investigation process. For its elaboration, theoretical studies about critical environmental education were carried out; the identification by the students of the local environmental problem, which was used as a question-generating theme. The theme chosen by the students was garbage. Thus, the following were also carried out: search for knowledge about the identified local environmental theme; dialogues about the means of publicizing the work developed; identification of science content that favors the understanding of the theme, selection of materials from different textual genres. As a result of the research carried out, the final product of this dissertation was elaborated, a didactic/instructional material, entitled “The Reading Room as a promoter of Education for the environment”. It is structured in two parts: a workshop for teachers and a proposal for an environmental educational practice, which seek to promote a more dialogic teaching-learning practice, aimed at understanding local environmental problems, categories from the perspective of critical environmental education, which together with the participation of the subjects involved in the eaching learning process, guided its elaboration. In both parts, different activities and strategies are used that are shared in the produc97 f.NiteróiLatini, Rose MaryLatini, Rose MaryAnjos, Maylta BrandãoOliveira, Luiza RodriguesLatini, Rose MaryAnjos, Maylta Brandão dosOliveira, Luiza Rodrigues deSousa, Alexsandra da Conceição2022-03-15T20:11:32Z2022-03-15T20:11:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUSA, Alexsandra da Conceição. A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24741Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-15T20:11:36Zoai:app.uff.br:1/24741Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:22.328166Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
title A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
spellingShingle A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
Sousa, Alexsandra da Conceição
: Ensino de ciências, educação ambiental crítica, oficina, atividades de leitura, temas ambientais locais
Ensino de Ciência, Educação Ambiental, Material didático, Processo de ensino-aprendizagem
Science teaching, critical environmental education, workshop, reading activities, local environmental themes.
title_short A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
title_full A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
title_fullStr A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
title_full_unstemmed A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
title_sort A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente
author Sousa, Alexsandra da Conceição
author_facet Sousa, Alexsandra da Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Latini, Rose Mary
Latini, Rose Mary
Anjos, Maylta Brandão
Oliveira, Luiza Rodrigues
Latini, Rose Mary
Anjos, Maylta Brandão dos
Oliveira, Luiza Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Alexsandra da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv : Ensino de ciências, educação ambiental crítica, oficina, atividades de leitura, temas ambientais locais
Ensino de Ciência, Educação Ambiental, Material didático, Processo de ensino-aprendizagem
Science teaching, critical environmental education, workshop, reading activities, local environmental themes.
topic : Ensino de ciências, educação ambiental crítica, oficina, atividades de leitura, temas ambientais locais
Ensino de Ciência, Educação Ambiental, Material didático, Processo de ensino-aprendizagem
Science teaching, critical environmental education, workshop, reading activities, local environmental themes.
description Esta pesquisa buscou desenvolver para espaços de Sala de Leitura atividades que favoreçam a compreensão da problemática ambiental local vivenciada por alunos a partir de uma perspectiva crítica da educação ambiental. Assim, tem por objetivo elaborar material didático/instrucional para uma prática educativa ambiental, em seu viés crítico, visando subsidiar o trabalho de professores/as que atuam nestes espaços no 5ºano do Ensino Fundamental I. O cenário escolar pesquisado foi o 5º. Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva (E.M.A.J.S), localizado na cidade de Itaboraí, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde buscou-se compreender a vivência dos sujeitos no processo de investigação da pesquisa. Para sua elaboração foi realizada estudos teóricos acerca da educação ambiental crítica; a identificação por parte dos alunos da problemática ambiental local, que foi utilizado como tema gerador de problematização. O tema escolhido pelos alunos foi o lixo. Assim foram também realizados: busca de conhecimentos acerca do tema ambiental local identificado; diálogos sobre os meios de publicização dos trabalhos desenvolvidos; identificação de conteúdo de ciências que favoreçam a compreensão do tema, seleção de materiais de gêneros textuais diversos. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado o produto final dessa dissertação, um material didático/instrucional, intitulado “A Sala de Leitura como promotora de Educação para o ambiente”. Está estruturado em duas partes: uma oficina para professores/as e uma proposta de pratica educativa ambiental, que buscam promover uma prática de ensino-aprendizado mais dialógica e voltada para a compreensão de problemas ambientais locais, categorias da perspectiva da educação ambiental crítica, que junto com a participação dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem direcionaram a sua elaboração. Nas duas partes são utilizadas diferentes atividades e estratégias que são compartilhadas no produto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-15T20:11:32Z
2022-03-15T20:11:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Alexsandra da Conceição. A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24741
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SOUSA, Alexsandra da Conceição. A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Mestrado
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823618478309376