Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699 |
Resumo: | O marketing turístico trata-se de uma atividade de grande relevância no cenário mundial, é notória a sua eficiência em atingir o público e sua influência na promoção de destinos, serviços e produtos turísticos. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado o marketing dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil tanto à nível nacional quanto internacional a fim de descrever como acontecem tais atividades. Os Planos de marketing foram um norte importante durante a construção do presente trabalho já que estes, são os responsáveis mais direto no que diz respeito a atividades de divulgação do Brasil, que em relação ao turismo doméstico, fica a cargo do Plano Cores do Brasil, que visa promover a imagem do país para os brasileiros e o Plano Aquarela que realiza a promoção internacional do Brasil por meio de várias ações vinculadas especialmente a mídia no exterior. Sua relevância é o fato de reconhecer os diversos aspectos nos quais o marketing turístico se faz essencial e portanto, é pertinente abordar o tema e desenvolver pesquisas à respeito. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, para esse estudo foram coletados dados e informações em fontes já publicadas sobre o tema, tais conhecimentos foram a base para responder os questionamentos expostos nos seus objetivos através da metodologia que baseou-se em pesquisa bibliográfica e foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, que visa investigar os documentos existentes sobre a temática em questão e por meio de exploração do material pesquisado, buscar a interpretação do que foi encontrado. Através da investigação e da análise dos conteúdos, foi possível compreender como acontece a atividade do marketing no contexto do turismo que servirá como uma importante base de informações atualizadas sobre o tema em discussão, além de haver muito ainda que se fazer nessa área, por essa razão, vale o estudo através do qual esse trabalho procurou mostrar como o marketing turístico realiza as atividades de divulgação do país enquanto produto turístico dentro e fora do país e que apesar de serem observados aspectos como as necessidades de investimento em infraestrutura, segurança, melhoria de divulgação principalmente em território nacional, com intuito de incentivar o brasileiro a viajar pelo seu país, foi perceptível também os avanços alcançados já que dados estatísticos constatam crescimento da demanda turística tanto nacional quanto internacional, assim percebese que as poucos, as metas vão sendo atingidas e o turismo nacional por consequência só tende a evoluir em meio a todos esses processos. |
id |
UFRN_f83d21bb65906313834c642fac6d1b11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37699 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pessoa, Rayane de Oliveira RodriguesFerreira, Lissa2018-12-17T11:18:59Z2021-09-22T13:59:20Z2018-12-17T11:18:59Z2021-09-22T13:59:20Z20182012963015PESSOA, Rayane de Oliveira Rodrigues. Um olhar sobre o marketing Nacional e Internacional da atividades turística do Brasil. 2018. 28f. Monografia (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing turísticoTourism marketingUm olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO marketing turístico trata-se de uma atividade de grande relevância no cenário mundial, é notória a sua eficiência em atingir o público e sua influência na promoção de destinos, serviços e produtos turísticos. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado o marketing dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil tanto à nível nacional quanto internacional a fim de descrever como acontecem tais atividades. Os Planos de marketing foram um norte importante durante a construção do presente trabalho já que estes, são os responsáveis mais direto no que diz respeito a atividades de divulgação do Brasil, que em relação ao turismo doméstico, fica a cargo do Plano Cores do Brasil, que visa promover a imagem do país para os brasileiros e o Plano Aquarela que realiza a promoção internacional do Brasil por meio de várias ações vinculadas especialmente a mídia no exterior. Sua relevância é o fato de reconhecer os diversos aspectos nos quais o marketing turístico se faz essencial e portanto, é pertinente abordar o tema e desenvolver pesquisas à respeito. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, para esse estudo foram coletados dados e informações em fontes já publicadas sobre o tema, tais conhecimentos foram a base para responder os questionamentos expostos nos seus objetivos através da metodologia que baseou-se em pesquisa bibliográfica e foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, que visa investigar os documentos existentes sobre a temática em questão e por meio de exploração do material pesquisado, buscar a interpretação do que foi encontrado. Através da investigação e da análise dos conteúdos, foi possível compreender como acontece a atividade do marketing no contexto do turismo que servirá como uma importante base de informações atualizadas sobre o tema em discussão, além de haver muito ainda que se fazer nessa área, por essa razão, vale o estudo através do qual esse trabalho procurou mostrar como o marketing turístico realiza as atividades de divulgação do país enquanto produto turístico dentro e fora do país e que apesar de serem observados aspectos como as necessidades de investimento em infraestrutura, segurança, melhoria de divulgação principalmente em território nacional, com intuito de incentivar o brasileiro a viajar pelo seu país, foi perceptível também os avanços alcançados já que dados estatísticos constatam crescimento da demanda turística tanto nacional quanto internacional, assim percebese que as poucos, as metas vão sendo atingidas e o turismo nacional por consequência só tende a evoluir em meio a todos esses processos.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUmolhar_Pessoa_2018UmOlharSobreOMarketingNacional_Pessoa_2018application/octet-stream540426https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/1/Umolhar_Pessoa_20187f2e6619e61663c4e05214eb50169687MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTUmolhar_Pessoa_2018.txtExtracted texttext/plain55105https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/4/Umolhar_Pessoa_2018.txtcfc8168a5f819ae3903ae085ae9dff2aMD54123456789/376992021-09-22 10:59:20.835oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:59:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil |
title |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil |
spellingShingle |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues Marketing turístico Tourism marketing |
title_short |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil |
title_full |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil |
title_fullStr |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil |
title_sort |
Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil |
author |
Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues |
author_facet |
Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Lissa |
contributor_str_mv |
Ferreira, Lissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing turístico Tourism marketing |
topic |
Marketing turístico Tourism marketing |
description |
O marketing turístico trata-se de uma atividade de grande relevância no cenário mundial, é notória a sua eficiência em atingir o público e sua influência na promoção de destinos, serviços e produtos turísticos. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado o marketing dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil tanto à nível nacional quanto internacional a fim de descrever como acontecem tais atividades. Os Planos de marketing foram um norte importante durante a construção do presente trabalho já que estes, são os responsáveis mais direto no que diz respeito a atividades de divulgação do Brasil, que em relação ao turismo doméstico, fica a cargo do Plano Cores do Brasil, que visa promover a imagem do país para os brasileiros e o Plano Aquarela que realiza a promoção internacional do Brasil por meio de várias ações vinculadas especialmente a mídia no exterior. Sua relevância é o fato de reconhecer os diversos aspectos nos quais o marketing turístico se faz essencial e portanto, é pertinente abordar o tema e desenvolver pesquisas à respeito. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, para esse estudo foram coletados dados e informações em fontes já publicadas sobre o tema, tais conhecimentos foram a base para responder os questionamentos expostos nos seus objetivos através da metodologia que baseou-se em pesquisa bibliográfica e foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, que visa investigar os documentos existentes sobre a temática em questão e por meio de exploração do material pesquisado, buscar a interpretação do que foi encontrado. Através da investigação e da análise dos conteúdos, foi possível compreender como acontece a atividade do marketing no contexto do turismo que servirá como uma importante base de informações atualizadas sobre o tema em discussão, além de haver muito ainda que se fazer nessa área, por essa razão, vale o estudo através do qual esse trabalho procurou mostrar como o marketing turístico realiza as atividades de divulgação do país enquanto produto turístico dentro e fora do país e que apesar de serem observados aspectos como as necessidades de investimento em infraestrutura, segurança, melhoria de divulgação principalmente em território nacional, com intuito de incentivar o brasileiro a viajar pelo seu país, foi perceptível também os avanços alcançados já que dados estatísticos constatam crescimento da demanda turística tanto nacional quanto internacional, assim percebese que as poucos, as metas vão sendo atingidas e o turismo nacional por consequência só tende a evoluir em meio a todos esses processos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-17T11:18:59Z 2021-09-22T13:59:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-17T11:18:59Z 2021-09-22T13:59:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2012963015 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PESSOA, Rayane de Oliveira Rodrigues. Um olhar sobre o marketing Nacional e Internacional da atividades turística do Brasil. 2018. 28f. Monografia (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699 |
identifier_str_mv |
2012963015 PESSOA, Rayane de Oliveira Rodrigues. Um olhar sobre o marketing Nacional e Internacional da atividades turística do Brasil. 2018. 28f. Monografia (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/1/Umolhar_Pessoa_2018 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/4/Umolhar_Pessoa_2018.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f2e6619e61663c4e05214eb50169687 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 cfc8168a5f819ae3903ae085ae9dff2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117832057552896 |