Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699
Resumo: O marketing turístico trata-se de uma atividade de grande relevância no cenário mundial, é notória a sua eficiência em atingir o público e sua influência na promoção de destinos, serviços e produtos turísticos. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado o marketing dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil tanto à nível nacional quanto internacional a fim de descrever como acontecem tais atividades. Os Planos de marketing foram um norte importante durante a construção do presente trabalho já que estes, são os responsáveis mais direto no que diz respeito a atividades de divulgação do Brasil, que em relação ao turismo doméstico, fica a cargo do Plano Cores do Brasil, que visa promover a imagem do país para os brasileiros e o Plano Aquarela que realiza a promoção internacional do Brasil por meio de várias ações vinculadas especialmente a mídia no exterior. Sua relevância é o fato de reconhecer os diversos aspectos nos quais o marketing turístico se faz essencial e portanto, é pertinente abordar o tema e desenvolver pesquisas à respeito. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, para esse estudo foram coletados dados e informações em fontes já publicadas sobre o tema, tais conhecimentos foram a base para responder os questionamentos expostos nos seus objetivos através da metodologia que baseou-se em pesquisa bibliográfica e foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, que visa investigar os documentos existentes sobre a temática em questão e por meio de exploração do material pesquisado, buscar a interpretação do que foi encontrado. Através da investigação e da análise dos conteúdos, foi possível compreender como acontece a atividade do marketing no contexto do turismo que servirá como uma importante base de informações atualizadas sobre o tema em discussão, além de haver muito ainda que se fazer nessa área, por essa razão, vale o estudo através do qual esse trabalho procurou mostrar como o marketing turístico realiza as atividades de divulgação do país enquanto produto turístico dentro e fora do país e que apesar de serem observados aspectos como as necessidades de investimento em infraestrutura, segurança, melhoria de divulgação principalmente em território nacional, com intuito de incentivar o brasileiro a viajar pelo seu país, foi perceptível também os avanços alcançados já que dados estatísticos constatam crescimento da demanda turística tanto nacional quanto internacional, assim percebese que as poucos, as metas vão sendo atingidas e o turismo nacional por consequência só tende a evoluir em meio a todos esses processos.
id UFRN_f83d21bb65906313834c642fac6d1b11
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37699
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pessoa, Rayane de Oliveira RodriguesFerreira, Lissa2018-12-17T11:18:59Z2021-09-22T13:59:20Z2018-12-17T11:18:59Z2021-09-22T13:59:20Z20182012963015PESSOA, Rayane de Oliveira Rodrigues. Um olhar sobre o marketing Nacional e Internacional da atividades turística do Brasil. 2018. 28f. Monografia (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing turísticoTourism marketingUm olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO marketing turístico trata-se de uma atividade de grande relevância no cenário mundial, é notória a sua eficiência em atingir o público e sua influência na promoção de destinos, serviços e produtos turísticos. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado o marketing dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil tanto à nível nacional quanto internacional a fim de descrever como acontecem tais atividades. Os Planos de marketing foram um norte importante durante a construção do presente trabalho já que estes, são os responsáveis mais direto no que diz respeito a atividades de divulgação do Brasil, que em relação ao turismo doméstico, fica a cargo do Plano Cores do Brasil, que visa promover a imagem do país para os brasileiros e o Plano Aquarela que realiza a promoção internacional do Brasil por meio de várias ações vinculadas especialmente a mídia no exterior. Sua relevância é o fato de reconhecer os diversos aspectos nos quais o marketing turístico se faz essencial e portanto, é pertinente abordar o tema e desenvolver pesquisas à respeito. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, para esse estudo foram coletados dados e informações em fontes já publicadas sobre o tema, tais conhecimentos foram a base para responder os questionamentos expostos nos seus objetivos através da metodologia que baseou-se em pesquisa bibliográfica e foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, que visa investigar os documentos existentes sobre a temática em questão e por meio de exploração do material pesquisado, buscar a interpretação do que foi encontrado. Através da investigação e da análise dos conteúdos, foi possível compreender como acontece a atividade do marketing no contexto do turismo que servirá como uma importante base de informações atualizadas sobre o tema em discussão, além de haver muito ainda que se fazer nessa área, por essa razão, vale o estudo através do qual esse trabalho procurou mostrar como o marketing turístico realiza as atividades de divulgação do país enquanto produto turístico dentro e fora do país e que apesar de serem observados aspectos como as necessidades de investimento em infraestrutura, segurança, melhoria de divulgação principalmente em território nacional, com intuito de incentivar o brasileiro a viajar pelo seu país, foi perceptível também os avanços alcançados já que dados estatísticos constatam crescimento da demanda turística tanto nacional quanto internacional, assim percebese que as poucos, as metas vão sendo atingidas e o turismo nacional por consequência só tende a evoluir em meio a todos esses processos.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUmolhar_Pessoa_2018UmOlharSobreOMarketingNacional_Pessoa_2018application/octet-stream540426https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/1/Umolhar_Pessoa_20187f2e6619e61663c4e05214eb50169687MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTUmolhar_Pessoa_2018.txtExtracted texttext/plain55105https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/4/Umolhar_Pessoa_2018.txtcfc8168a5f819ae3903ae085ae9dff2aMD54123456789/376992021-09-22 10:59:20.835oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:59:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
title Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
spellingShingle Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues
Marketing turístico
Tourism marketing
title_short Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
title_full Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
title_fullStr Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
title_full_unstemmed Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
title_sort Um olhar sobre o Marketing Nacional e internacional da atividade turística no Brasil
author Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues
author_facet Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Rayane de Oliveira Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa
contributor_str_mv Ferreira, Lissa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Tourism marketing
topic Marketing turístico
Tourism marketing
description O marketing turístico trata-se de uma atividade de grande relevância no cenário mundial, é notória a sua eficiência em atingir o público e sua influência na promoção de destinos, serviços e produtos turísticos. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado o marketing dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil tanto à nível nacional quanto internacional a fim de descrever como acontecem tais atividades. Os Planos de marketing foram um norte importante durante a construção do presente trabalho já que estes, são os responsáveis mais direto no que diz respeito a atividades de divulgação do Brasil, que em relação ao turismo doméstico, fica a cargo do Plano Cores do Brasil, que visa promover a imagem do país para os brasileiros e o Plano Aquarela que realiza a promoção internacional do Brasil por meio de várias ações vinculadas especialmente a mídia no exterior. Sua relevância é o fato de reconhecer os diversos aspectos nos quais o marketing turístico se faz essencial e portanto, é pertinente abordar o tema e desenvolver pesquisas à respeito. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, para esse estudo foram coletados dados e informações em fontes já publicadas sobre o tema, tais conhecimentos foram a base para responder os questionamentos expostos nos seus objetivos através da metodologia que baseou-se em pesquisa bibliográfica e foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, que visa investigar os documentos existentes sobre a temática em questão e por meio de exploração do material pesquisado, buscar a interpretação do que foi encontrado. Através da investigação e da análise dos conteúdos, foi possível compreender como acontece a atividade do marketing no contexto do turismo que servirá como uma importante base de informações atualizadas sobre o tema em discussão, além de haver muito ainda que se fazer nessa área, por essa razão, vale o estudo através do qual esse trabalho procurou mostrar como o marketing turístico realiza as atividades de divulgação do país enquanto produto turístico dentro e fora do país e que apesar de serem observados aspectos como as necessidades de investimento em infraestrutura, segurança, melhoria de divulgação principalmente em território nacional, com intuito de incentivar o brasileiro a viajar pelo seu país, foi perceptível também os avanços alcançados já que dados estatísticos constatam crescimento da demanda turística tanto nacional quanto internacional, assim percebese que as poucos, as metas vão sendo atingidas e o turismo nacional por consequência só tende a evoluir em meio a todos esses processos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-17T11:18:59Z
2021-09-22T13:59:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-17T11:18:59Z
2021-09-22T13:59:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2012963015
dc.identifier.citation.fl_str_mv PESSOA, Rayane de Oliveira Rodrigues. Um olhar sobre o marketing Nacional e Internacional da atividades turística do Brasil. 2018. 28f. Monografia (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699
identifier_str_mv 2012963015
PESSOA, Rayane de Oliveira Rodrigues. Um olhar sobre o marketing Nacional e Internacional da atividades turística do Brasil. 2018. 28f. Monografia (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/1/Umolhar_Pessoa_2018
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37699/4/Umolhar_Pessoa_2018.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f2e6619e61663c4e05214eb50169687
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
cfc8168a5f819ae3903ae085ae9dff2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117832057552896