Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heringer, Ana Carolina Cavallo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30243
Resumo: No mercado financeiro é de extrema importância se proteger das perdas extremas. Investidores e instituições financeiras de todo o mundo utilizam medidas de risco como, por exemplo, o Value-at-risk (VaR), para mensurar e se prevenir contra o risco de mercado presente nos ativos. O presente trabalho tem como principal objetivo utilizar a Teoria de Valores Extremos (TVE) para estimar a distribuição dos retornos financeiros e calcular o VaR, em comparação com outras metodologias tradicionais existentes na literatura: VaR Normal (paramétrico) e VaR histórico (não paramétrico). A abordagem paramétrica se baseia no conhecimento – ou suposição – da distribuição dos retornos, neste caso, a distribuição Normal. Em contrapartida, a abordagem não paramétrica consiste em utilizar a série histórica dos retornos para estimar as perdas financeiras. A capacidade de previsão dos modelos será avaliada pelo backtest de Kupiec, um teste estatístico conhecido como teste de proporção de falhas. A modelagem é feita com séries de preços de fechamento de três dos principais índices do mercado de ações americano: Dow Jones Industrial Average, Nasdaq Composite e New York Stock Exchange. Como resposta ao principal questionamento desta pesquisa, foi observado que o VaR Normal não possui boa adequação às caudas da distribuição, concluindo que a modelagem através da TVE pode ser vantajosa em relação a metodologia Normal.
id UFF-2_3dabf71dc5337c176e9a600ef1bfd03b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30243
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.Teoria de valores extremosRiscoBolsa de valoresVaR.Risco (Economia)Bolsa de valoresEstatísticaNo mercado financeiro é de extrema importância se proteger das perdas extremas. Investidores e instituições financeiras de todo o mundo utilizam medidas de risco como, por exemplo, o Value-at-risk (VaR), para mensurar e se prevenir contra o risco de mercado presente nos ativos. O presente trabalho tem como principal objetivo utilizar a Teoria de Valores Extremos (TVE) para estimar a distribuição dos retornos financeiros e calcular o VaR, em comparação com outras metodologias tradicionais existentes na literatura: VaR Normal (paramétrico) e VaR histórico (não paramétrico). A abordagem paramétrica se baseia no conhecimento – ou suposição – da distribuição dos retornos, neste caso, a distribuição Normal. Em contrapartida, a abordagem não paramétrica consiste em utilizar a série histórica dos retornos para estimar as perdas financeiras. A capacidade de previsão dos modelos será avaliada pelo backtest de Kupiec, um teste estatístico conhecido como teste de proporção de falhas. A modelagem é feita com séries de preços de fechamento de três dos principais índices do mercado de ações americano: Dow Jones Industrial Average, Nasdaq Composite e New York Stock Exchange. Como resposta ao principal questionamento desta pesquisa, foi observado que o VaR Normal não possui boa adequação às caudas da distribuição, concluindo que a modelagem através da TVE pode ser vantajosa em relação a metodologia Normal.41 f.Santos, Marco Aurélio Sanfins dosde Souza Oliveira, DaianeYuriko Yaginuma, KarinaSisko, ValentinHeringer, Ana Carolina Cavallo2023-09-05T15:13:36Z2023-09-05T15:13:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHERINGER, Ana Carolina Cavallo. Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30243CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-05T15:13:40Zoai:app.uff.br:1/30243Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:39.824374Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
title Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
spellingShingle Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
Heringer, Ana Carolina Cavallo
Teoria de valores extremos
Risco
Bolsa de valores
VaR.
Risco (Economia)
Bolsa de valores
Estatística
title_short Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
title_full Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
title_fullStr Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
title_full_unstemmed Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
title_sort Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos.
author Heringer, Ana Carolina Cavallo
author_facet Heringer, Ana Carolina Cavallo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Marco Aurélio Sanfins dos
de Souza Oliveira, Daiane
Yuriko Yaginuma, Karina
Sisko, Valentin
dc.contributor.author.fl_str_mv Heringer, Ana Carolina Cavallo
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de valores extremos
Risco
Bolsa de valores
VaR.
Risco (Economia)
Bolsa de valores
Estatística
topic Teoria de valores extremos
Risco
Bolsa de valores
VaR.
Risco (Economia)
Bolsa de valores
Estatística
description No mercado financeiro é de extrema importância se proteger das perdas extremas. Investidores e instituições financeiras de todo o mundo utilizam medidas de risco como, por exemplo, o Value-at-risk (VaR), para mensurar e se prevenir contra o risco de mercado presente nos ativos. O presente trabalho tem como principal objetivo utilizar a Teoria de Valores Extremos (TVE) para estimar a distribuição dos retornos financeiros e calcular o VaR, em comparação com outras metodologias tradicionais existentes na literatura: VaR Normal (paramétrico) e VaR histórico (não paramétrico). A abordagem paramétrica se baseia no conhecimento – ou suposição – da distribuição dos retornos, neste caso, a distribuição Normal. Em contrapartida, a abordagem não paramétrica consiste em utilizar a série histórica dos retornos para estimar as perdas financeiras. A capacidade de previsão dos modelos será avaliada pelo backtest de Kupiec, um teste estatístico conhecido como teste de proporção de falhas. A modelagem é feita com séries de preços de fechamento de três dos principais índices do mercado de ações americano: Dow Jones Industrial Average, Nasdaq Composite e New York Stock Exchange. Como resposta ao principal questionamento desta pesquisa, foi observado que o VaR Normal não possui boa adequação às caudas da distribuição, concluindo que a modelagem através da TVE pode ser vantajosa em relação a metodologia Normal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05T15:13:36Z
2023-09-05T15:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HERINGER, Ana Carolina Cavallo. Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30243
identifier_str_mv HERINGER, Ana Carolina Cavallo. Análise de risco do mercado financeiro americano utilizando Teoria de Valores Extremos. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823686047498240