Proposição de melhorias para o setor de auditoria contábil de uma empresa varejista com base em gestão de processos de negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, Júlia de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31150
Resumo: O presente projeto teve como objetivo propor melhorias ao setor de auditoria contábil de uma empresa do ramo de varejo de produtos para acabamentos através da redução de falhas no processo de conferência de fechamento de caixa, dada a importância desse processo para as atividades do setor. Para isso, foi necessário estudar, analisar e remodelar o processo fechamento de caixa desde seu princípio, visto que os problemas vigentes durante as atividades de conferência originam-se em processos anteriores, também envolvidos no fechamento de caixa. O método de trabalho desenvolveu-se a partir da metodologia Business Process Management (BPM) visando à redução de falhas do processo e o aumento de desempenho durante a realização das atividades. Inicialmente, foram estudados os conceitos de BPM, modelagem de processos e suas notações, além dos métodos de análise e melhoria de processos utilizados no desenvolvimento do projeto. Para a aplicação do método na empresa Alfa, nome fictício da organização objeto desse estudo, foram realizadas entrevistas com os colaboradores dos processos estudados, bem como observações diretas da autora para obtenção de informações pertinentes a respeito da empresa. Durante a análise dos processos, utilizou-se o método dos “5 Porquês” para diagnóstico das causas raízes, e a ferramenta da matriz GUT, para priorização destas. Por fim, foram propostas ações de melhorias a serem implementadas em trabalhos futuros. Esse projeto final de curso buscou ser um modelo de referência para uma aplicação inicial do ciclo de vida BPM nos processos internos da companhia. Desse modo, a execução do método serviu como um passo inicial para se pensar em uma estratégia de gestão processual, focada na integração entre os setores e no compartilhamento eficiente de informações.
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