Proposição de melhorias para o setor de auditoria contábil de uma empresa varejista com base em gestão de processos de negócio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31150 |
Resumo: | O presente projeto teve como objetivo propor melhorias ao setor de auditoria contábil de uma empresa do ramo de varejo de produtos para acabamentos através da redução de falhas no processo de conferência de fechamento de caixa, dada a importância desse processo para as atividades do setor. Para isso, foi necessário estudar, analisar e remodelar o processo fechamento de caixa desde seu princípio, visto que os problemas vigentes durante as atividades de conferência originam-se em processos anteriores, também envolvidos no fechamento de caixa. O método de trabalho desenvolveu-se a partir da metodologia Business Process Management (BPM) visando à redução de falhas do processo e o aumento de desempenho durante a realização das atividades. Inicialmente, foram estudados os conceitos de BPM, modelagem de processos e suas notações, além dos métodos de análise e melhoria de processos utilizados no desenvolvimento do projeto. Para a aplicação do método na empresa Alfa, nome fictício da organização objeto desse estudo, foram realizadas entrevistas com os colaboradores dos processos estudados, bem como observações diretas da autora para obtenção de informações pertinentes a respeito da empresa. Durante a análise dos processos, utilizou-se o método dos “5 Porquês” para diagnóstico das causas raízes, e a ferramenta da matriz GUT, para priorização destas. Por fim, foram propostas ações de melhorias a serem implementadas em trabalhos futuros. Esse projeto final de curso buscou ser um modelo de referência para uma aplicação inicial do ciclo de vida BPM nos processos internos da companhia. Desse modo, a execução do método serviu como um passo inicial para se pensar em uma estratégia de gestão processual, focada na integração entre os setores e no compartilhamento eficiente de informações. |
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Proposição de melhorias para o setor de auditoria contábil de uma empresa varejista com base em gestão de processos de negócioBPMModelagem de ProcessosMelhoria de Processos;Fechamento de CaixaEngenharia de ProduçãoModelagemBPMBPMProcess ModelingProcess ImprovementCash ClosureO presente projeto teve como objetivo propor melhorias ao setor de auditoria contábil de uma empresa do ramo de varejo de produtos para acabamentos através da redução de falhas no processo de conferência de fechamento de caixa, dada a importância desse processo para as atividades do setor. Para isso, foi necessário estudar, analisar e remodelar o processo fechamento de caixa desde seu princípio, visto que os problemas vigentes durante as atividades de conferência originam-se em processos anteriores, também envolvidos no fechamento de caixa. O método de trabalho desenvolveu-se a partir da metodologia Business Process Management (BPM) visando à redução de falhas do processo e o aumento de desempenho durante a realização das atividades. Inicialmente, foram estudados os conceitos de BPM, modelagem de processos e suas notações, além dos métodos de análise e melhoria de processos utilizados no desenvolvimento do projeto. Para a aplicação do método na empresa Alfa, nome fictício da organização objeto desse estudo, foram realizadas entrevistas com os colaboradores dos processos estudados, bem como observações diretas da autora para obtenção de informações pertinentes a respeito da empresa. Durante a análise dos processos, utilizou-se o método dos “5 Porquês” para diagnóstico das causas raízes, e a ferramenta da matriz GUT, para priorização destas. Por fim, foram propostas ações de melhorias a serem implementadas em trabalhos futuros. Esse projeto final de curso buscou ser um modelo de referência para uma aplicação inicial do ciclo de vida BPM nos processos internos da companhia. Desse modo, a execução do método serviu como um passo inicial para se pensar em uma estratégia de gestão processual, focada na integração entre os setores e no compartilhamento eficiente de informações.This project aimed to propose improvements to the accounting audit sector of a company in the retail sector of finishing products through the reduction of failures in the cash closing conference process, given the importance of this process for the sector’s activities. For this, it was necessary to study, analyze and redesign the cash closing process from the beginning, since the current problems during the conference activities originate in previous processes, also involved in the cash closing process. The working method was developed from the Business Process Management (BPM) methodology, aiming at the reduction of failures of the process and the increase of performance during the activities. Initially, the concepts of BPM, process modeling and its notations were studied, as well as the methods of process analysis and improvement used in the development of the project. For the application of the method in the Alfa Company, the fictitious name of the organization object of this study, interviews were conducted with employees of the studied process, as well as direct observations of the author to obtain relevant information about the company. During the process analysis, the "5 Whys" method was used to diagnose the root causes, and the GUT matrix tool was used to prioritize them. Finally, improvements actions were proposed to be implemented in future works. This final course project sought to be a reference model for an initial application of the BPM life cycle in the company's internal processes. In this way, the execution of the method served as an initial step to think about a process management strategy, focused on the integration between the sectors and on the efficient sharing of information.98 f.Tammela, IaraBella, Ricardo Luiz FernandesNarcizo, Ramon BaptistaCardoso, RodolfoArrais, Júlia de Carvalho2023-11-16T21:22:18Z2023-11-16T21:22:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARRAIS, Júlia de Carvalho. Proposição de melhorias para o setor de auditoria contábil de uma empresa varejista com base em gestão de processos de negócio. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31150CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-16T21:22:22Zoai:app.uff.br:1/31150Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:36.056740Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente projeto teve como objetivo propor melhorias ao setor de auditoria contábil de uma empresa do ramo de varejo de produtos para acabamentos através da redução de falhas no processo de conferência de fechamento de caixa, dada a importância desse processo para as atividades do setor. Para isso, foi necessário estudar, analisar e remodelar o processo fechamento de caixa desde seu princípio, visto que os problemas vigentes durante as atividades de conferência originam-se em processos anteriores, também envolvidos no fechamento de caixa. O método de trabalho desenvolveu-se a partir da metodologia Business Process Management (BPM) visando à redução de falhas do processo e o aumento de desempenho durante a realização das atividades. Inicialmente, foram estudados os conceitos de BPM, modelagem de processos e suas notações, além dos métodos de análise e melhoria de processos utilizados no desenvolvimento do projeto. Para a aplicação do método na empresa Alfa, nome fictício da organização objeto desse estudo, foram realizadas entrevistas com os colaboradores dos processos estudados, bem como observações diretas da autora para obtenção de informações pertinentes a respeito da empresa. Durante a análise dos processos, utilizou-se o método dos “5 Porquês” para diagnóstico das causas raízes, e a ferramenta da matriz GUT, para priorização destas. Por fim, foram propostas ações de melhorias a serem implementadas em trabalhos futuros. Esse projeto final de curso buscou ser um modelo de referência para uma aplicação inicial do ciclo de vida BPM nos processos internos da companhia. Desse modo, a execução do método serviu como um passo inicial para se pensar em uma estratégia de gestão processual, focada na integração entre os setores e no compartilhamento eficiente de informações. |
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