A onda coreana: um levantamento sobre o k-pop no Brasil e o kpopper brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10204 |
Resumo: | O consumo de K-pop no Brasil surpreende a muitos que não acompanharam a chegada da Hallyu. Através de análise sociológica do tema, procura-se compreender como se deu tal aproximação e como o fã brasileiro de música pop coreana articula suas ações. No esforço de driblar barreiras geográficas, culturais e de idioma, o fã brasileiro desenvolveu redes de apoio próprias capazes de fornecer soluções dentro da comunidade de fãs, o que neste trabalho é abordado a partir do conceito de fã-ativismo. A principal ferramenta empregada pelos fãs brasileiros é a internet, que acaba sendo também o principal meio de interação entre eles. Além disso, é também pela internet principalmente que o fã brasileiro de K-pop, o kpopper, vai estabelecer contato com os ídolos coreanos. Para investigar tal pressuposto, realizo um levantamento do contato entre Brasil e K-pop e, a partir dos dados, entrevistas e questionários são aplicados para verificar empiricamente as discussões empregadas ao longo do trabalho |
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A onda coreana: um levantamento sobre o k-pop no Brasil e o kpopper brasileiroK-popInternetFã-ativismoKpopperHallyuMúsicaCoréia do SulInternetK-popInternetFan-activismKpopperHallyuO consumo de K-pop no Brasil surpreende a muitos que não acompanharam a chegada da Hallyu. Através de análise sociológica do tema, procura-se compreender como se deu tal aproximação e como o fã brasileiro de música pop coreana articula suas ações. No esforço de driblar barreiras geográficas, culturais e de idioma, o fã brasileiro desenvolveu redes de apoio próprias capazes de fornecer soluções dentro da comunidade de fãs, o que neste trabalho é abordado a partir do conceito de fã-ativismo. A principal ferramenta empregada pelos fãs brasileiros é a internet, que acaba sendo também o principal meio de interação entre eles. Além disso, é também pela internet principalmente que o fã brasileiro de K-pop, o kpopper, vai estabelecer contato com os ídolos coreanos. Para investigar tal pressuposto, realizo um levantamento do contato entre Brasil e K-pop e, a partir dos dados, entrevistas e questionários são aplicados para verificar empiricamente as discussões empregadas ao longo do trabalhoThe consumption of K-pop in Brazil surprises many who did not follow the arrival of Hallyu. Through a sociological analysis of the theme, we try to understand how this approach was carried out and how the Brazilian fan of Korean pop music articulates its actions. In the effort to dribble geographical, cultural and language barriers, the Brazilian fan has developed own support networks capable of providing solutions within the fan community, which in this work is approached from the concept of fan-activism. The main tool used by Brazilian fans is the internet, which is also the main means of interaction between them. In addition, it is also through the internet mainly that the Brazilian K-pop fan, the kpopper, will establish contact with the Korean idols. To investigate this assumption, I perform a survey of the contact between Brazil and K-pop and, from the data, interviews and questionnaires are applied to empirically verify the discussions employed throughout the workLa Barre, Jorge deDabul, Lígia Maria de SouzaFialho, Carlos Eduardo MachadoReis, Roberta Machado de Paulo2019-07-02T14:07:19Z2019-07-02T14:07:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10204Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-23T23:40:52Zoai:app.uff.br:1/10204Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-23T23:40:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O consumo de K-pop no Brasil surpreende a muitos que não acompanharam a chegada da Hallyu. Através de análise sociológica do tema, procura-se compreender como se deu tal aproximação e como o fã brasileiro de música pop coreana articula suas ações. No esforço de driblar barreiras geográficas, culturais e de idioma, o fã brasileiro desenvolveu redes de apoio próprias capazes de fornecer soluções dentro da comunidade de fãs, o que neste trabalho é abordado a partir do conceito de fã-ativismo. A principal ferramenta empregada pelos fãs brasileiros é a internet, que acaba sendo também o principal meio de interação entre eles. Além disso, é também pela internet principalmente que o fã brasileiro de K-pop, o kpopper, vai estabelecer contato com os ídolos coreanos. Para investigar tal pressuposto, realizo um levantamento do contato entre Brasil e K-pop e, a partir dos dados, entrevistas e questionários são aplicados para verificar empiricamente as discussões empregadas ao longo do trabalho |
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