Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Fabio Tadeu de Macedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501
Resumo: Diante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade.
id UFF-2_4105a0f2228457e9c01a569780f0d5d5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23501
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021Prática docenteEnsino aprendizagemEducação remotaAprendizagemEnsino públicoTecnologia da informaçãoPandemiaTeaching practiceTeaching learningRemote educationDiante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade.Faced with the covid-19 pandemic, the world was abruptly subjected to new forms of sociability. The closing of schools and the interruption of the teaching-learning process deepened inequalities and reaped the hope of millions of children and young people in basic education in public schools across the country. For this reason, this paper discusses the teaching practice at the Fernando Rodrigues da Silveira Application Institute - CAp-UERJ, analyzing the process and chronology of technological mediation and implementation of the Emergency Academic Period - PAE I and II at the Fernando Rodrigues da Silveira Institute – CAp-UERJ, observing the deliberations of the Executive Acts of Administrative Decision - AEDA of the State University of Rio de Janeiro in light of the unfolding of the pandemic. Technological mediation was an important laboratory space for familiarization with digital platforms for remote education services (PIMENTEL and CARVALHO, 2020), followed by an analysis of the digital tools used to assist basic education students. The central issue of the work is associated with the systematic analysis of the interviews given by thirteen professors of the institution, where we observe the testimonies of the professors, their strategies, anxieties, joys and the power of teaching in the reaffirmation of quality public education as an element of transformation of society.Universidade Federal FluminenseNiteróiMachado, Eliany SalvatierraYamasaki, Alice AkemiPereira, Jose ValterSantana, Fabio Tadeu de Macedo2021-10-08T13:44:01Z2021-10-08T13:44:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T19:57:01Zoai:app.uff.br:1/23501Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:00.545112Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
title Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
spellingShingle Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
Santana, Fabio Tadeu de Macedo
Prática docente
Ensino aprendizagem
Educação remota
Aprendizagem
Ensino público
Tecnologia da informação
Pandemia
Teaching practice
Teaching learning
Remote education
title_short Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
title_full Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
title_fullStr Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
title_full_unstemmed Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
title_sort Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
author Santana, Fabio Tadeu de Macedo
author_facet Santana, Fabio Tadeu de Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Eliany Salvatierra
Yamasaki, Alice Akemi
Pereira, Jose Valter
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Fabio Tadeu de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Ensino aprendizagem
Educação remota
Aprendizagem
Ensino público
Tecnologia da informação
Pandemia
Teaching practice
Teaching learning
Remote education
topic Prática docente
Ensino aprendizagem
Educação remota
Aprendizagem
Ensino público
Tecnologia da informação
Pandemia
Teaching practice
Teaching learning
Remote education
description Diante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08T13:44:01Z
2021-10-08T13:44:01Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823725792722944