Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501 |
Resumo: | Diante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade. |
id |
UFF-2_4105a0f2228457e9c01a569780f0d5d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23501 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021Prática docenteEnsino aprendizagemEducação remotaAprendizagemEnsino públicoTecnologia da informaçãoPandemiaTeaching practiceTeaching learningRemote educationDiante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade.Faced with the covid-19 pandemic, the world was abruptly subjected to new forms of sociability. The closing of schools and the interruption of the teaching-learning process deepened inequalities and reaped the hope of millions of children and young people in basic education in public schools across the country. For this reason, this paper discusses the teaching practice at the Fernando Rodrigues da Silveira Application Institute - CAp-UERJ, analyzing the process and chronology of technological mediation and implementation of the Emergency Academic Period - PAE I and II at the Fernando Rodrigues da Silveira Institute – CAp-UERJ, observing the deliberations of the Executive Acts of Administrative Decision - AEDA of the State University of Rio de Janeiro in light of the unfolding of the pandemic. Technological mediation was an important laboratory space for familiarization with digital platforms for remote education services (PIMENTEL and CARVALHO, 2020), followed by an analysis of the digital tools used to assist basic education students. The central issue of the work is associated with the systematic analysis of the interviews given by thirteen professors of the institution, where we observe the testimonies of the professors, their strategies, anxieties, joys and the power of teaching in the reaffirmation of quality public education as an element of transformation of society.Universidade Federal FluminenseNiteróiMachado, Eliany SalvatierraYamasaki, Alice AkemiPereira, Jose ValterSantana, Fabio Tadeu de Macedo2021-10-08T13:44:01Z2021-10-08T13:44:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T19:57:01Zoai:app.uff.br:1/23501Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:00.545112Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 |
title |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 |
spellingShingle |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 Santana, Fabio Tadeu de Macedo Prática docente Ensino aprendizagem Educação remota Aprendizagem Ensino público Tecnologia da informação Pandemia Teaching practice Teaching learning Remote education |
title_short |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 |
title_full |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 |
title_fullStr |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 |
title_full_unstemmed |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 |
title_sort |
Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021 |
author |
Santana, Fabio Tadeu de Macedo |
author_facet |
Santana, Fabio Tadeu de Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Eliany Salvatierra Yamasaki, Alice Akemi Pereira, Jose Valter |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Fabio Tadeu de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Ensino aprendizagem Educação remota Aprendizagem Ensino público Tecnologia da informação Pandemia Teaching practice Teaching learning Remote education |
topic |
Prática docente Ensino aprendizagem Educação remota Aprendizagem Ensino público Tecnologia da informação Pandemia Teaching practice Teaching learning Remote education |
description |
Diante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08T13:44:01Z 2021-10-08T13:44:01Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SANTANA, Fabio Tadeu de Macedo. Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823725792722944 |