No trilho da década de 1970: o trem chamado Bituca e a viagem pela América Latina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-08042022-100357/ |
Resumo: | Este estudo compreende a análise de músicas que integram seis discos da década de 1970 do compositor e cantor Milton Nascimento (Bituca). Os discos analisados foram: Milton (1970), Clube da Esquina (1972), Milagre dos Peixes (1973), Minas (1975), Geraes (1976) e Clube da Esquina 2 (1978). O objetivo desta pesquisa é destacar o que caracterizamos como América Latina na obra de Milton Nascimento. Para isso, utilizamos a noção de poética da relação de Édouard Glissant para fundamentar e compreender os diferentes elementos musicais. A poética da relação também deu suporte para elucidar sobre o que entendemos por latino-americano nesta pesquisa, que também está ancorada nos pensamentos de Eduardo Galeano e Octavio Ianni. A análise da obra observa o cenário do surgimento do disco, o contexto da música selecionada, a matriz musical relacionada, a instrumentação da música e suas características e a temática da letra. A pesquisa revelou as principais características da música de Milton Nascimento (e do Clube da Esquina), como, por exemplo, psicodelia, experimentalismo, cultura popular, polimetria, polirritmia, arranjos não convencionais, revezamento na instrumentação, aproximação com gêneros musicais distintos, uso de recursos como o falsete, letra que segue uma lógica de montagem e influência direta do cinema. Todas essas características estão destacadas dentro do fio condutor que é a América Latina, situação em que apresentamos como a cultura latino-americana foi inserida na vida e na obra de Milton Nascimento. |
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No trilho da década de 1970: o trem chamado Bituca e a viagem pela América LatinaOn the trail of the 1970s: the train called Bituca and the journey through Latin AmericaClube da EsquinaClube da EsquinaLatin American MusicMilton NascimentoMilton NascimentoMúsica Latino-AmericanaEste estudo compreende a análise de músicas que integram seis discos da década de 1970 do compositor e cantor Milton Nascimento (Bituca). Os discos analisados foram: Milton (1970), Clube da Esquina (1972), Milagre dos Peixes (1973), Minas (1975), Geraes (1976) e Clube da Esquina 2 (1978). O objetivo desta pesquisa é destacar o que caracterizamos como América Latina na obra de Milton Nascimento. Para isso, utilizamos a noção de poética da relação de Édouard Glissant para fundamentar e compreender os diferentes elementos musicais. A poética da relação também deu suporte para elucidar sobre o que entendemos por latino-americano nesta pesquisa, que também está ancorada nos pensamentos de Eduardo Galeano e Octavio Ianni. A análise da obra observa o cenário do surgimento do disco, o contexto da música selecionada, a matriz musical relacionada, a instrumentação da música e suas características e a temática da letra. A pesquisa revelou as principais características da música de Milton Nascimento (e do Clube da Esquina), como, por exemplo, psicodelia, experimentalismo, cultura popular, polimetria, polirritmia, arranjos não convencionais, revezamento na instrumentação, aproximação com gêneros musicais distintos, uso de recursos como o falsete, letra que segue uma lógica de montagem e influência direta do cinema. Todas essas características estão destacadas dentro do fio condutor que é a América Latina, situação em que apresentamos como a cultura latino-americana foi inserida na vida e na obra de Milton Nascimento.This study comprises the analysis of songs that comprise six albums of the 1970s by the composer and singer, Milton Nascimento (Bituca). The albums analyzed were: Milton (1970), Clube da Esquina (1972), Milagre dos Peixes (1973), Minas (1975), Geraes (1976) and Clube da Esquina 2 (1978). The aim of this research is to highlight what we characterize as Latin America in the work of Milton Nascimento. For this, we used the notion of poetics of the relationship of Édouard Glissant to base and understand the different musical elements. The poetics of the relationship also gave support to elucidate about what we understand by Latin American in this research, which is also anchored in the thoughts of Eduardo Galeano and Octavio Ianni. The analysis of the work observes the scenario of the emergence of the album, the context of the selected music, the related musical matrix, the instrumentation of the music and its characteristics and the theme of the lyrics. The research revealed the main characteristics of Milton Nascimento\'s and Clube da Esquinas music, such as psychedelia, experimentalism, popular culture, polymetric, polyrhythm, unconventional arrangements, instrumentation relay, approximation with distinct musical genres, use of resources such as falsetto, lyrics that follow a logic of assembly and direct influence of cinema. All these characteristics are highlighted within the guiding thread that is Latin America, a situation in which we present how Latin American culture was inserted into the life and work of Milton Nascimento.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinto, Ivan VilelaMarques, Fernanda Paulo2021-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-08042022-100357/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-08T14:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-08042022-100357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-08T14:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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