A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ângela Maria Nunes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1025
Resumo: O interesse da pesquisa parte da experiência de trabalho no ambulatório de um hospital universitário. O estudo tem como perspectiva a humanização da assistência visando à satisfação e integração do trabalhador. Objetivos: criar um produto voltado para o acolhimento do trabalhador como mecanismo de atendimento à satisfação de sua principal necessidade; descrever as condições de trabalho da equipe de enfermagem no contexto do serviço ambulatorial; analisar as estratégias adotadas pela equipe voltadas para a satisfação no trabalho. Metodologia: abordagem qualitativa, estudo descritivo e exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram os 30 integrantes da equipe de enfermagem do ambulatório de um hospital universitário. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, e o tratamento dos dados se deu pela análise de discurso. Resultados e análise: os dados foram organizados em três categorias. I - O contexto do trabalho e as possibilidades de realização: o estresse foi o componente mais citado, devido às condições de trabalho e a capacidade laboral dos funcionários, como também percebem que o desgaste e o nível de estresse são menores se comparado com outros setores do hospital; a maioria informou estar satisfeito com o trabalho no ambulatório se comparado com outros setores do hospital; II – Concepções sobre o acolhimento no ambulatório do hospital: relataram que o acolhimento fica muito no plano teórico e filosófico, mas não está contextualizado à realidade do trabalhador; quanto à busca de bem-estar, alguns utilizam recursos oferecidos pela instituição, mas a maioria utiliza de estratégias fora da instituição, porém todos reconhecem a importância delas; quanto à participação na instituição, existe de modo relativo, porém os sujeitos ressaltam que a enfermagem tenta ter voz ativa nas decisões; III- Relações humanas no trabalho: para a maioria ocorre de modo harmônico, contudo surgem determinados conflitos de relações entre a equipe de enfermagem e a equipe multiprofissional; no que tange à perspectiva para o futuro, a maioria aguarda a aposentadoria, sendo que alguns ainda pretendem investir na profissão. Produto do mestrado: uma proposta de saúde voltada para o acolhimento do trabalhador de enfermagem no ambulatório – Atividade de atendimento interdisciplinar em saúde. Considerações finais: conclui-se que a satisfação é um mecanismo importante na realização do trabalho e na vida do trabalhador. A satisfação no trabalho é influenciada por necessidades individuais e sociais. É importante a instituição investir no trabalhador e este retribuir com recursos estratégicos de prevenção e promoção de bem-estar em sua vida. Enfim, a felicidade não é uma meta impossível para o nosso século, mas desejável e que requer condições para que os níveis das necessidades humanas sejam atendidas
id UFF-2_41b6857b6c55a99a95488e379a64d7a5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1025
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitárioEquipe de enfermagemTrabalhoSatisfação no trabalhoEquipe de enfermagemTrabalhoSatisfação no trabalhoNursing teamWorkJob satisfactionO interesse da pesquisa parte da experiência de trabalho no ambulatório de um hospital universitário. O estudo tem como perspectiva a humanização da assistência visando à satisfação e integração do trabalhador. Objetivos: criar um produto voltado para o acolhimento do trabalhador como mecanismo de atendimento à satisfação de sua principal necessidade; descrever as condições de trabalho da equipe de enfermagem no contexto do serviço ambulatorial; analisar as estratégias adotadas pela equipe voltadas para a satisfação no trabalho. Metodologia: abordagem qualitativa, estudo descritivo e exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram os 30 integrantes da equipe de enfermagem do ambulatório de um hospital universitário. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, e o tratamento dos dados se deu pela análise de discurso. Resultados e análise: os dados foram organizados em três categorias. I - O contexto do trabalho e as possibilidades de realização: o estresse foi o componente mais citado, devido às condições de trabalho e a capacidade laboral dos funcionários, como também percebem que o desgaste e o nível de estresse são menores se comparado com outros setores do hospital; a maioria informou estar satisfeito com o trabalho no ambulatório se comparado com outros setores do hospital; II – Concepções sobre o acolhimento no ambulatório do hospital: relataram que o acolhimento fica muito no plano teórico e filosófico, mas não está contextualizado à realidade do trabalhador; quanto à busca de bem-estar, alguns utilizam recursos oferecidos pela instituição, mas a maioria utiliza de estratégias fora da instituição, porém todos reconhecem a importância delas; quanto à participação na instituição, existe de modo relativo, porém os sujeitos ressaltam que a enfermagem tenta ter voz ativa nas decisões; III- Relações humanas no trabalho: para a maioria ocorre de modo harmônico, contudo surgem determinados conflitos de relações entre a equipe de enfermagem e a equipe multiprofissional; no que tange à perspectiva para o futuro, a maioria aguarda a aposentadoria, sendo que alguns ainda pretendem investir na profissão. Produto do mestrado: uma proposta de saúde voltada para o acolhimento do trabalhador de enfermagem no ambulatório – Atividade de atendimento interdisciplinar em saúde. Considerações finais: conclui-se que a satisfação é um mecanismo importante na realização do trabalho e na vida do trabalhador. A satisfação no trabalho é influenciada por necessidades individuais e sociais. É importante a instituição investir no trabalhador e este retribuir com recursos estratégicos de prevenção e promoção de bem-estar em sua vida. Enfim, a felicidade não é uma meta impossível para o nosso século, mas desejável e que requer condições para que os níveis das necessidades humanas sejam atendidasThe research interest comes of the experience of working in the clinic of a university hospital. The study has as perspective the humanization of health assistance aimed at the integration and satisfaction of the worker. Aims: create a product designed for the worker embracement as a mechanism to satisfy their primary need; describe the working conditions of the nursing staff in the context of outpatient services; analyze the strategies adopted by the team focused on job satisfaction. Methodology: qualitative approach, descriptive study. The research subjects were 30 members of the nursing staff of the outpatient clinic of a university hospital. The technique of data collection was semi-structured interview, and the data processing was done through discourse analysis. Results and analysis: data were organized into three categories. I - The context of the work and the possibilities of realization: the stress was the most frequent component, due to working conditions and the work capacity of employees, but the professionals also realize that the wear and stress levels are lower compared with other sectors hospital; most women reported being satisfied with the work at the clinic compared with other hospital departments; II - Conceptions about embracement in the outpatient at hospital: reported that the embracement is in a theoretical and philosophical level, but is not contextualized to the reality of the worker; with regard to the pursuit of well-being, some professionals use features offered by the institution, but the most of them use strategies outside the institution, but everyone recognizes their importance; concerning participation in the institution, there is of a relative mode, but the professionals emphasize that the nursing tries to have a voice in decisions; III-Human relations at work: for the most professionals occurs of a harmonic mode, however certain conflicts arise from relationships between the nursing staff and the multidisciplinary team; regarding the outlook for the future, most looks forward to retirement, and some would like invest in the profession. Product of the Masters: a health proposal toward the nursing worker embracement in the ambulatory - activity of interdisciplinary health care. Final thoughts: it is concluded that satisfaction is an important mechanism in achieving work and life of the worker. Job satisfaction is influenced by individual and social needs. It is important the institution to invest in worker and he reciprocate with strategic resources for prevention and promotion of wellness in your life. Anyway, happiness is not an impossible goal for our century, but desirable and that requires conditions to that levels of human needs are metTeixeira, Enéas RangelMoreira, Marléa ChagasFerreira, Simone Cruz MachadoSouza, Ângela Maria Nunes de2015-12-03T13:01:04Z2015-12-03T13:01:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Ângela Maria Nunes de. A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014https://app.uff.br/riuff/handle/1/1025http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:02Zoai:app.uff.br:1/1025Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:58.065197Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
title A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
spellingShingle A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
Souza, Ângela Maria Nunes de
Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Nursing team
Work
Job satisfaction
title_short A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
title_full A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
title_fullStr A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
title_full_unstemmed A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
title_sort A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário
author Souza, Ângela Maria Nunes de
author_facet Souza, Ângela Maria Nunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Enéas Rangel
Moreira, Marléa Chagas
Ferreira, Simone Cruz Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ângela Maria Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Nursing team
Work
Job satisfaction
topic Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Equipe de enfermagem
Trabalho
Satisfação no trabalho
Nursing team
Work
Job satisfaction
description O interesse da pesquisa parte da experiência de trabalho no ambulatório de um hospital universitário. O estudo tem como perspectiva a humanização da assistência visando à satisfação e integração do trabalhador. Objetivos: criar um produto voltado para o acolhimento do trabalhador como mecanismo de atendimento à satisfação de sua principal necessidade; descrever as condições de trabalho da equipe de enfermagem no contexto do serviço ambulatorial; analisar as estratégias adotadas pela equipe voltadas para a satisfação no trabalho. Metodologia: abordagem qualitativa, estudo descritivo e exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram os 30 integrantes da equipe de enfermagem do ambulatório de um hospital universitário. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, e o tratamento dos dados se deu pela análise de discurso. Resultados e análise: os dados foram organizados em três categorias. I - O contexto do trabalho e as possibilidades de realização: o estresse foi o componente mais citado, devido às condições de trabalho e a capacidade laboral dos funcionários, como também percebem que o desgaste e o nível de estresse são menores se comparado com outros setores do hospital; a maioria informou estar satisfeito com o trabalho no ambulatório se comparado com outros setores do hospital; II – Concepções sobre o acolhimento no ambulatório do hospital: relataram que o acolhimento fica muito no plano teórico e filosófico, mas não está contextualizado à realidade do trabalhador; quanto à busca de bem-estar, alguns utilizam recursos oferecidos pela instituição, mas a maioria utiliza de estratégias fora da instituição, porém todos reconhecem a importância delas; quanto à participação na instituição, existe de modo relativo, porém os sujeitos ressaltam que a enfermagem tenta ter voz ativa nas decisões; III- Relações humanas no trabalho: para a maioria ocorre de modo harmônico, contudo surgem determinados conflitos de relações entre a equipe de enfermagem e a equipe multiprofissional; no que tange à perspectiva para o futuro, a maioria aguarda a aposentadoria, sendo que alguns ainda pretendem investir na profissão. Produto do mestrado: uma proposta de saúde voltada para o acolhimento do trabalhador de enfermagem no ambulatório – Atividade de atendimento interdisciplinar em saúde. Considerações finais: conclui-se que a satisfação é um mecanismo importante na realização do trabalho e na vida do trabalhador. A satisfação no trabalho é influenciada por necessidades individuais e sociais. É importante a instituição investir no trabalhador e este retribuir com recursos estratégicos de prevenção e promoção de bem-estar em sua vida. Enfim, a felicidade não é uma meta impossível para o nosso século, mas desejável e que requer condições para que os níveis das necessidades humanas sejam atendidas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-03T13:01:04Z
2015-12-03T13:01:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Ângela Maria Nunes de. A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1025
identifier_str_mv SOUZA, Ângela Maria Nunes de. A satisfação do trabalhador de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823572974305280