Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Daniel Camacho Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25472
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da produção e do uso de jogos na educação matemática. O uso de jogos é importante para tornar a Matemática seja mais atraente para os alunos, permitindo que esses atribuam significados aos conceitos matemáticos e sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. O principal produto deste TCC é o jogo chamado Acitemtirap, o qual foi criado pelo autor do trabalho durante o tempo que foi voluntário no programa de extensão Dá Licença, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Acitemtirap é um jogo de cartas que aborda o tema sequências numéricas, em particular progressões aritméticas (PA). Para a elaboração do trabalho foi feita uma breve revisão bibliográfica sobre o tema na literatura acadêmica e em documentos oficiais, além de análise de quatro livros didáticos aprovados Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no que diz respeito à abordagem do estudo de sequências numéricas, em especial a progressão aritmética. O jogo produzido, bem como todo o material didático associado a ele (catálogo, kit, fichas de atividades e vídeos), foi avaliado por 41 pessoas, dentre professores e licenciandos em Matemática, os quais responderam um formulário online. Este trabalho apresenta todas as regras e as orientações pedagógicas do Acitemtirap, além da análise e avaliação das respostas do questionário aplicado. Os resultados da avaliação feita pelos licenciandos e professores de matemática foram muito positivas, encorajando o uso do jogo criado em sala de aula, o que nos remete à sensação de objetivo cumprido
id UFF-2_438c37895ae16aeffe0eb3b42c472929
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25472
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básicaEnsino de matemáticaJogos pedagógicosProgressão aritméticaSequências numéricasJogo em educação matemáticaEnsino de matemáticaMathematics teachingLearning gamesArithmetical progressionNumerical sequenceEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da produção e do uso de jogos na educação matemática. O uso de jogos é importante para tornar a Matemática seja mais atraente para os alunos, permitindo que esses atribuam significados aos conceitos matemáticos e sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. O principal produto deste TCC é o jogo chamado Acitemtirap, o qual foi criado pelo autor do trabalho durante o tempo que foi voluntário no programa de extensão Dá Licença, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Acitemtirap é um jogo de cartas que aborda o tema sequências numéricas, em particular progressões aritméticas (PA). Para a elaboração do trabalho foi feita uma breve revisão bibliográfica sobre o tema na literatura acadêmica e em documentos oficiais, além de análise de quatro livros didáticos aprovados Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no que diz respeito à abordagem do estudo de sequências numéricas, em especial a progressão aritmética. O jogo produzido, bem como todo o material didático associado a ele (catálogo, kit, fichas de atividades e vídeos), foi avaliado por 41 pessoas, dentre professores e licenciandos em Matemática, os quais responderam um formulário online. Este trabalho apresenta todas as regras e as orientações pedagógicas do Acitemtirap, além da análise e avaliação das respostas do questionário aplicado. Os resultados da avaliação feita pelos licenciandos e professores de matemática foram muito positivas, encorajando o uso do jogo criado em sala de aula, o que nos remete à sensação de objetivo cumpridoInstituto de Matemática e EstatísticaThis Undergraduate Thesis describes the use of games in mathematics teaching and its applicability. The use of games is relevant as it makes Mathematics more attractive to the students and, through this process, it allows them to attain substantial meanings and mathematical concepts to play a leading part in their own learning process. Acitemtirap is the central subject of this thesis. This game was created by this article’s author during his volunteering period in the ‘Dá Licença’ extension program, associated with the Mathematics and Statistics Institute (IME) at the Fluminense Federal University (UFF). Acitemtirap is a card game which has arithmetical progression as its main theme. To prepare this paper, a brief literature review was conducted on the subject in the academic literature and in official documents, in addition to the analysis of four textbooks approved by National Textbook Plan (PNLD) regarding the study of numerical sequences, especially the arithmetical progression. The game produced, as well as all the didactic material associated with it (catalog, kit, activity sheets and videos), were assessed by 41 people, including teachers and Math undergraduates, who answered an online form. This paper presents all the rules and pedagogical guidelines of Acitemtirap, along with the analysis and assessment of the answers to the questionnaire applied. The results of the evaluation made by undergraduates and mathematics teachers were very positive, encouraging the use of the game created in the classroom, which gives us a sense of accomplishment83 f.Rezende, Wanderley MouraSoares, Flávia dos SantosDias, Mônica Souto da SilvaDias, Natasha CardosoSoares, Daniel Camacho Fonseca2022-06-30T12:58:39Z2022-06-30T12:58:39Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Daniel Camacho Fonseca Soares. Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25472Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:31:59Zoai:app.uff.br:1/25472Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:04.314157Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
title Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
spellingShingle Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
Soares, Daniel Camacho Fonseca
Ensino de matemática
Jogos pedagógicos
Progressão aritmética
Sequências numéricas
Jogo em educação matemática
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Learning games
Arithmetical progression
Numerical sequence
title_short Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
title_full Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
title_fullStr Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
title_full_unstemmed Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
title_sort Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica
author Soares, Daniel Camacho Fonseca
author_facet Soares, Daniel Camacho Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Wanderley Moura
Soares, Flávia dos Santos
Dias, Mônica Souto da Silva
Dias, Natasha Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Daniel Camacho Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Jogos pedagógicos
Progressão aritmética
Sequências numéricas
Jogo em educação matemática
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Learning games
Arithmetical progression
Numerical sequence
topic Ensino de matemática
Jogos pedagógicos
Progressão aritmética
Sequências numéricas
Jogo em educação matemática
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Learning games
Arithmetical progression
Numerical sequence
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da produção e do uso de jogos na educação matemática. O uso de jogos é importante para tornar a Matemática seja mais atraente para os alunos, permitindo que esses atribuam significados aos conceitos matemáticos e sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem. O principal produto deste TCC é o jogo chamado Acitemtirap, o qual foi criado pelo autor do trabalho durante o tempo que foi voluntário no programa de extensão Dá Licença, vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Acitemtirap é um jogo de cartas que aborda o tema sequências numéricas, em particular progressões aritméticas (PA). Para a elaboração do trabalho foi feita uma breve revisão bibliográfica sobre o tema na literatura acadêmica e em documentos oficiais, além de análise de quatro livros didáticos aprovados Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no que diz respeito à abordagem do estudo de sequências numéricas, em especial a progressão aritmética. O jogo produzido, bem como todo o material didático associado a ele (catálogo, kit, fichas de atividades e vídeos), foi avaliado por 41 pessoas, dentre professores e licenciandos em Matemática, os quais responderam um formulário online. Este trabalho apresenta todas as regras e as orientações pedagógicas do Acitemtirap, além da análise e avaliação das respostas do questionário aplicado. Os resultados da avaliação feita pelos licenciandos e professores de matemática foram muito positivas, encorajando o uso do jogo criado em sala de aula, o que nos remete à sensação de objetivo cumprido
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-30T12:58:39Z
2022-06-30T12:58:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Daniel Camacho Fonseca Soares. Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25472
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SOARES, Daniel Camacho Fonseca Soares. Acitemtirap: Um jogo para o ensino de sequências na educação básica. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823577945604096