Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez, Julia Daitchmann
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483
Resumo: Tendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisa-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em autores como a Grando, Selva e Camargo. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap.Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Niterói. Ademais, foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdo
id UFF-2_f49b87f80eeed2501b30a24ac97bc65a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25483
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogoEnsino de matemáticaJogos pedagógicosProgressão aritméticaSequências numéricasProgressão aritméticaJogo em educação matemáticaEnsino médioMathematics educationEducational gamesArithmetic progressionNumber sequencesTendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisa-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em autores como a Grando, Selva e Camargo. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap.Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Niterói. Ademais, foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdoInstituto de Matemática e EstatísticaBearing in mind recurrent learning difficulties associated with Mathematics in Basic Education, we researched tools and strategies to captivate and ease the subject teaching. For this purpose, the use of games in the classroom was investigated, based on official documents and authors such as Grando, Selva and Camargo. We created the Acitemtirap educational game to motivate and improve students' interest and performance in the lessons about number sequences (particularly the arithmetic progression). We tried the game on with three classes of the 2nd year of High School at a state school in Niterói. We also conducted and analyzed an evaluation questionnaire concerning the execution of the activities carried out in the room during the game application. The obtained data show the students liked to play Acitemtirap and prefer using games in the Mathematics class. Besides that, we assessed whether the activity contributed to the teaching of the subject76 f.Rezende, Wanderley MouraAbdón, Miriam Del MilagroPena, Luciana Prado MoutaMarins, Pedro Nogueira deGonzalez, Julia Daitchmann2022-06-30T16:20:09Z2022-06-30T16:20:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONZALEZ, Julia Daitchmann. Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:23:48Zoai:app.uff.br:1/25483Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:38.596735Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
title Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
spellingShingle Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
Gonzalez, Julia Daitchmann
Ensino de matemática
Jogos pedagógicos
Progressão aritmética
Sequências numéricas
Progressão aritmética
Jogo em educação matemática
Ensino médio
Mathematics education
Educational games
Arithmetic progression
Number sequences
title_short Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
title_full Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
title_fullStr Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
title_full_unstemmed Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
title_sort Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
author Gonzalez, Julia Daitchmann
author_facet Gonzalez, Julia Daitchmann
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Wanderley Moura
Abdón, Miriam Del Milagro
Pena, Luciana Prado Mouta
Marins, Pedro Nogueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez, Julia Daitchmann
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Jogos pedagógicos
Progressão aritmética
Sequências numéricas
Progressão aritmética
Jogo em educação matemática
Ensino médio
Mathematics education
Educational games
Arithmetic progression
Number sequences
topic Ensino de matemática
Jogos pedagógicos
Progressão aritmética
Sequências numéricas
Progressão aritmética
Jogo em educação matemática
Ensino médio
Mathematics education
Educational games
Arithmetic progression
Number sequences
description Tendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisa-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em autores como a Grando, Selva e Camargo. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap.Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Niterói. Ademais, foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-30T16:20:09Z
2022-06-30T16:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONZALEZ, Julia Daitchmann. Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GONZALEZ, Julia Daitchmann. Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823566209941504