Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483 |
Resumo: | Tendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisa-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em autores como a Grando, Selva e Camargo. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap.Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Niterói. Ademais, foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdo |
id |
UFF-2_f49b87f80eeed2501b30a24ac97bc65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25483 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogoEnsino de matemáticaJogos pedagógicosProgressão aritméticaSequências numéricasProgressão aritméticaJogo em educação matemáticaEnsino médioMathematics educationEducational gamesArithmetic progressionNumber sequencesTendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisa-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em autores como a Grando, Selva e Camargo. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap.Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Niterói. Ademais, foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdoInstituto de Matemática e EstatísticaBearing in mind recurrent learning difficulties associated with Mathematics in Basic Education, we researched tools and strategies to captivate and ease the subject teaching. For this purpose, the use of games in the classroom was investigated, based on official documents and authors such as Grando, Selva and Camargo. We created the Acitemtirap educational game to motivate and improve students' interest and performance in the lessons about number sequences (particularly the arithmetic progression). We tried the game on with three classes of the 2nd year of High School at a state school in Niterói. We also conducted and analyzed an evaluation questionnaire concerning the execution of the activities carried out in the room during the game application. The obtained data show the students liked to play Acitemtirap and prefer using games in the Mathematics class. Besides that, we assessed whether the activity contributed to the teaching of the subject76 f.Rezende, Wanderley MouraAbdón, Miriam Del MilagroPena, Luciana Prado MoutaMarins, Pedro Nogueira deGonzalez, Julia Daitchmann2022-06-30T16:20:09Z2022-06-30T16:20:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONZALEZ, Julia Daitchmann. Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:23:48Zoai:app.uff.br:1/25483Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:38.596735Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo |
title |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo |
spellingShingle |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo Gonzalez, Julia Daitchmann Ensino de matemática Jogos pedagógicos Progressão aritmética Sequências numéricas Progressão aritmética Jogo em educação matemática Ensino médio Mathematics education Educational games Arithmetic progression Number sequences |
title_short |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo |
title_full |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo |
title_fullStr |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo |
title_full_unstemmed |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo |
title_sort |
Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo |
author |
Gonzalez, Julia Daitchmann |
author_facet |
Gonzalez, Julia Daitchmann |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rezende, Wanderley Moura Abdón, Miriam Del Milagro Pena, Luciana Prado Mouta Marins, Pedro Nogueira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzalez, Julia Daitchmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Jogos pedagógicos Progressão aritmética Sequências numéricas Progressão aritmética Jogo em educação matemática Ensino médio Mathematics education Educational games Arithmetic progression Number sequences |
topic |
Ensino de matemática Jogos pedagógicos Progressão aritmética Sequências numéricas Progressão aritmética Jogo em educação matemática Ensino médio Mathematics education Educational games Arithmetic progression Number sequences |
description |
Tendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisa-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em autores como a Grando, Selva e Camargo. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap.Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Niterói. Ademais, foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-06-30T16:20:09Z 2022-06-30T16:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONZALEZ, Julia Daitchmann. Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GONZALEZ, Julia Daitchmann. Se jogando na matemática com ACITEMTIRAP: o relato de uma experiência didática com o jogo. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823566209941504 |