A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22322
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma breve análise bibliográfica acerca da educação no campo e as escolas rurais, ressaltando a importância destas para a vida campesina. Bem como, realizar uma análise acerca dos processos históricos e legislativos relacionados às escolas localizadas em zonas rurais. Através da análise de textos relacionados ao tema buscou-se maior compreensão sobre o processo político-histórico relacionada às escolas rurais e à educação no campo. Buscou-se conceituar as principais diferenças entre educação no campo e escolas rurais, assim como, a relação entre ambas. A partir de análise de textos relacionados ao tema buscamos entendimento mais amplo acerca das escolas multisseriadas, suas histórias e as ameaças que vem enfrentando. Desta maneira, buscamos também refletir acerca dos desafios impostos à educação no campo e às escolas rurais, bem como, caminhos de possíveis resistências. Através de uma breve análise sobre os métodos e conceitos abarcados pela Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), buscou-se traçar reflexões acerca de possibilidades de resistência democrática
id UFF-2_444486ca6fcc91195cdcc1a04b703d81
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22322
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesinaEscolas ruraisEducação no campoEscolas multisseriadasCurrículo para educação no campoPedagogiaRural schoolsEducation in the fieldMultiseries schoolsCurriculum for education in the fieldEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma breve análise bibliográfica acerca da educação no campo e as escolas rurais, ressaltando a importância destas para a vida campesina. Bem como, realizar uma análise acerca dos processos históricos e legislativos relacionados às escolas localizadas em zonas rurais. Através da análise de textos relacionados ao tema buscou-se maior compreensão sobre o processo político-histórico relacionada às escolas rurais e à educação no campo. Buscou-se conceituar as principais diferenças entre educação no campo e escolas rurais, assim como, a relação entre ambas. A partir de análise de textos relacionados ao tema buscamos entendimento mais amplo acerca das escolas multisseriadas, suas histórias e as ameaças que vem enfrentando. Desta maneira, buscamos também refletir acerca dos desafios impostos à educação no campo e às escolas rurais, bem como, caminhos de possíveis resistências. Através de uma breve análise sobre os métodos e conceitos abarcados pela Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), buscou-se traçar reflexões acerca de possibilidades de resistência democráticaThis Course Conclusion Paper aims to carry out a brief bibliographic analysis about education in the countryside and rural schools, emphasizing their importance for peasant life. As well as, carry out an analysis about the historical and legislative processes related to schools located in rural areas. Through the analysis of texts related to the theme, a greater understanding of the political-historical process related to rural schools and rural education was sought. We sought to conceptualize the main differences between rural education and rural schools, as well as the relationship between both. Based on the analysis of texts related to the theme, we seek a broader understanding of multiserial schools, their histories and the threats they have been facing. In this way, we also seek to reflect on the challenges imposed on education in the countryside and rural schools, as well as, paths of possible resistance. Through a brief analysis of the methods and concepts covered by the Education of the Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), we sought to outline reflections on the possibilities of democratic resistanceLima, Cecília NevesRibeiro, Maria Aparecida2021-06-11T14:33:07Z2021-06-11T14:33:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22322http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:21:50Zoai:app.uff.br:1/22322Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T16:21:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
title A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
spellingShingle A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
Ribeiro, Maria Aparecida
Escolas rurais
Educação no campo
Escolas multisseriadas
Currículo para educação no campo
Pedagogia
Rural schools
Education in the field
Multiseries schools
Curriculum for education in the field
title_short A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
title_full A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
title_fullStr A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
title_full_unstemmed A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
title_sort A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina
author Ribeiro, Maria Aparecida
author_facet Ribeiro, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Cecília Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas rurais
Educação no campo
Escolas multisseriadas
Currículo para educação no campo
Pedagogia
Rural schools
Education in the field
Multiseries schools
Curriculum for education in the field
topic Escolas rurais
Educação no campo
Escolas multisseriadas
Currículo para educação no campo
Pedagogia
Rural schools
Education in the field
Multiseries schools
Curriculum for education in the field
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma breve análise bibliográfica acerca da educação no campo e as escolas rurais, ressaltando a importância destas para a vida campesina. Bem como, realizar uma análise acerca dos processos históricos e legislativos relacionados às escolas localizadas em zonas rurais. Através da análise de textos relacionados ao tema buscou-se maior compreensão sobre o processo político-histórico relacionada às escolas rurais e à educação no campo. Buscou-se conceituar as principais diferenças entre educação no campo e escolas rurais, assim como, a relação entre ambas. A partir de análise de textos relacionados ao tema buscamos entendimento mais amplo acerca das escolas multisseriadas, suas histórias e as ameaças que vem enfrentando. Desta maneira, buscamos também refletir acerca dos desafios impostos à educação no campo e às escolas rurais, bem como, caminhos de possíveis resistências. Através de uma breve análise sobre os métodos e conceitos abarcados pela Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), buscou-se traçar reflexões acerca de possibilidades de resistência democrática
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-11T14:33:07Z
2021-06-11T14:33:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22322
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135468953829376