O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus dos Santos da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12513
Resumo: O presente estudo aborda questões relacionadas à educação no campo, concentrando-se nos problemas relativos às formas de acesso à escola pública de estudantes brasileiros residentes em áreas rurais. Particularmente, o trabalho trata do atendimento do transporte escolar em uma área rural de um município do noroeste fluminense (RJ). Assim, o que se busca aqui é trazer reflexões sobre como os estudantes de áreas rurais vivenciam problemas de acesso ao ambiente escolar e se tal experiência pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem, assim como na permanência e na evasão escolar. Parto da hipótese de que o fracasso e a evasão escolar que ocorrem em escolas do campo podem decorrer das condições de acesso à escola e da precariedade do ambiente escolar. E, nesse sentido, o problema do acesso e do transporte escolar deveriam ser compreendidos mais seriamente como um problema decisivo pelas políticas de educação em municípios brasileiros que possuem escolas em áreas rurais. Mediante esse estudo gostaria então de evidenciar qual a necessidade de maiores investimentos em transporte, entendendo isto como uma maneira de fortalecer uma educação que valorize a cultura do campo e proporcione melhores condições de sucesso e permanência nos estabelecimentos de ensino
id UFF-2_8bf15dab0ad8e81453ba948a661477dd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12513
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste FluminenseEducação do campoTransporte escolarEscolas do campoPedagogiaField educationTransportField schoolsO presente estudo aborda questões relacionadas à educação no campo, concentrando-se nos problemas relativos às formas de acesso à escola pública de estudantes brasileiros residentes em áreas rurais. Particularmente, o trabalho trata do atendimento do transporte escolar em uma área rural de um município do noroeste fluminense (RJ). Assim, o que se busca aqui é trazer reflexões sobre como os estudantes de áreas rurais vivenciam problemas de acesso ao ambiente escolar e se tal experiência pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem, assim como na permanência e na evasão escolar. Parto da hipótese de que o fracasso e a evasão escolar que ocorrem em escolas do campo podem decorrer das condições de acesso à escola e da precariedade do ambiente escolar. E, nesse sentido, o problema do acesso e do transporte escolar deveriam ser compreendidos mais seriamente como um problema decisivo pelas políticas de educação em municípios brasileiros que possuem escolas em áreas rurais. Mediante esse estudo gostaria então de evidenciar qual a necessidade de maiores investimentos em transporte, entendendo isto como uma maneira de fortalecer uma educação que valorize a cultura do campo e proporcione melhores condições de sucesso e permanência nos estabelecimentos de ensinoThe present study addresses issues related to the education in the countryside, fo-cusing on the problems related to the access to the public school of Brazilian stu-dents residing in rural areas. In particular, the work deals with school transportation service in a rural area of in the northwest of Rio de Janeiro. Thus, what is sought here is to reflect on how students in rural areas experience problems of access to the school environment and whether such experience can influence in the teaching-learning process, as well as in permanence and in school drop-out. I start from the hypothesis that failure and the school dropout occurring in rural schools may be due to the conditions of access to school and the precariousness of the school environ-ment. And, in this sense, the problem of school access and transportation should be more seriously understood as a decisive problem for education policies in Brazilian municipalities that have schools in rural areas. Through this study I would like to highlight the need for greater investments in transportation, understanding this as a way to strengthen an education that values the culture of the countryside and pro-vides better conditions for success and permanence in educational establishmentsLima Junior, Maurílio MachadoSilva, Matheus dos Santos da2019-12-12T18:45:28Z2019-12-12T18:45:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12513http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T21:35:00Zoai:app.uff.br:1/12513Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:32.385678Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
title O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
spellingShingle O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
Silva, Matheus dos Santos da
Educação do campo
Transporte escolar
Escolas do campo
Pedagogia
Field education
Transport
Field schools
title_short O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
title_full O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
title_fullStr O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
title_full_unstemmed O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
title_sort O acesso à escola em áreas rurais e a escolarização no campo: um estudo sobre transporte escolar em um município do Noroeste Fluminense
author Silva, Matheus dos Santos da
author_facet Silva, Matheus dos Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Junior, Maurílio Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus dos Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Transporte escolar
Escolas do campo
Pedagogia
Field education
Transport
Field schools
topic Educação do campo
Transporte escolar
Escolas do campo
Pedagogia
Field education
Transport
Field schools
description O presente estudo aborda questões relacionadas à educação no campo, concentrando-se nos problemas relativos às formas de acesso à escola pública de estudantes brasileiros residentes em áreas rurais. Particularmente, o trabalho trata do atendimento do transporte escolar em uma área rural de um município do noroeste fluminense (RJ). Assim, o que se busca aqui é trazer reflexões sobre como os estudantes de áreas rurais vivenciam problemas de acesso ao ambiente escolar e se tal experiência pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem, assim como na permanência e na evasão escolar. Parto da hipótese de que o fracasso e a evasão escolar que ocorrem em escolas do campo podem decorrer das condições de acesso à escola e da precariedade do ambiente escolar. E, nesse sentido, o problema do acesso e do transporte escolar deveriam ser compreendidos mais seriamente como um problema decisivo pelas políticas de educação em municípios brasileiros que possuem escolas em áreas rurais. Mediante esse estudo gostaria então de evidenciar qual a necessidade de maiores investimentos em transporte, entendendo isto como uma maneira de fortalecer uma educação que valorize a cultura do campo e proporcione melhores condições de sucesso e permanência nos estabelecimentos de ensino
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-12-12T18:45:28Z
2019-12-12T18:45:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12513
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823676067151872