A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Joselha Marculino de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29034
Resumo: Este trabalho, tece reflexões acerca da Educação, desenvolvida a partir da Multissérie e Multietapa em escolas campesinas situadas territorialmente no município de Várzea, na mesorregião do Sertão Paraibano, com ênfase nas contribuições da Avaliação Educacional para o fortalecimento e/ou negação da identidade do sujeito do campo. Refletiu-se acerca da construção das práticas avaliativas docentes e as estratégias da gestão para a estruturação da avaliação da aprendizagem no contexto escolar camponês. Para tanto, se estabeleceu como objetivo geral: Averiguar quais práticas avaliativas, materializadas no cotidiano pedagógico em experiências de Multissérie e de Multietapa, em escolas do campo de Várzea - PB e se estas contribuem para o fortalecimento da identidade e a permanência do sujeito do campo. Nesta pesquisa buscaremos responder a seguinte questão problematizadora: Sob qual(is) perspectiva(s) a Avaliação Educacional é desenvolvida no contexto da Educação em situação de Multissérie e Multietapa, em escolas campesinas no município de Várzea - PB? O recorte temporal deste estudo monográfico delimita-se entre os períodos letivos, em Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) de 2021.e e 2022 no Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande - CFP/ UFCG. Os sujeitos da pesquisa são quatro docentes e dois gestores responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em quatro escolas do campo em Várzea - PB. Metodologicamente, organizou-se um caminho que se adequasse a realidade estudada, assim, elaborou-se um cronograma pautado na revisão de literatura, levantamento documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas individuais. Tal percurso metodológico sofreu adaptações, tendo em vista o cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos mediante o contexto pandêmico provocado pela propagação do vírus da COVID19. A análise e interpretação dos dados se estruturou teoricamente a partir da Análise de Conteúdo, a qual propõe um método rigoroso na formulação de etapas que subsidiam o/a pesquisador na compreensão dos fenômenos presentes nos contextos pesquisados. Os resultados obtidos, denotam que as práticas avaliativas desenvolvidas no seio das instituições apresentam contrassensos e contradições que impedem a reafirmação e ressignificação dos processos de construção identitária dos sujeitos do campo em sua totalidade, ao tempo em que provocam o desenraizamento camponês.
id UFCG_1f3e8aaec9a38477aee3e05986702df5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29034
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.Education in rural schools in the municipality of Várzea, Paraíba: a look at educational evaluation.Educação do campoAvaliação educacionalVárzea - Município - ParaíbaEscolas do campoMultissérieMultietapaSujeito do campoRural EducationEducational evaluationVárzea - ​​Municipality - ParaíbaCountry schoolsMultiseriesMultistageField subjectEducação.Este trabalho, tece reflexões acerca da Educação, desenvolvida a partir da Multissérie e Multietapa em escolas campesinas situadas territorialmente no município de Várzea, na mesorregião do Sertão Paraibano, com ênfase nas contribuições da Avaliação Educacional para o fortalecimento e/ou negação da identidade do sujeito do campo. Refletiu-se acerca da construção das práticas avaliativas docentes e as estratégias da gestão para a estruturação da avaliação da aprendizagem no contexto escolar camponês. Para tanto, se estabeleceu como objetivo geral: Averiguar quais práticas avaliativas, materializadas no cotidiano pedagógico em experiências de Multissérie e de Multietapa, em escolas do campo de Várzea - PB e se estas contribuem para o fortalecimento da identidade e a permanência do sujeito do campo. Nesta pesquisa buscaremos responder a seguinte questão problematizadora: Sob qual(is) perspectiva(s) a Avaliação Educacional é desenvolvida no contexto da Educação em situação de Multissérie e Multietapa, em escolas campesinas no município de Várzea - PB? O recorte temporal deste estudo monográfico delimita-se entre os períodos letivos, em Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) de 2021.e e 2022 no Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande - CFP/ UFCG. Os sujeitos da pesquisa são quatro docentes e dois gestores responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em quatro escolas do campo em Várzea - PB. Metodologicamente, organizou-se um caminho que se adequasse a realidade estudada, assim, elaborou-se um cronograma pautado na revisão de literatura, levantamento documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas individuais. Tal percurso metodológico sofreu adaptações, tendo em vista o cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos mediante o contexto pandêmico provocado pela propagação do vírus da COVID19. A análise e interpretação dos dados se estruturou teoricamente a partir da Análise de Conteúdo, a qual propõe um método rigoroso na formulação de etapas que subsidiam o/a pesquisador na compreensão dos fenômenos presentes nos contextos pesquisados. Os resultados obtidos, denotam que as práticas avaliativas desenvolvidas no seio das instituições apresentam contrassensos e contradições que impedem a reafirmação e ressignificação dos processos de construção identitária dos sujeitos do campo em sua totalidade, ao tempo em que provocam o desenraizamento camponês.This work reflects on Education, developed from the Multiseries and Multistage in peasant schools located territorially in the municipality of Várzea, in the mesoregion of Sertão Paraibano, with emphasis on the contributions of Educational Assessment for the strengthening and/or denial of the subject's identity from Camp. There was reflection on the construction of teaching evaluation practices and management strategies for structuring the evaluation of learning in the peasant school context. For that, it was established as a general objective: To find out which evaluative practices, materialized in the pedagogical routine in experiences of Multiseries and Multistage, in schools in the countryside of Várzea-PB and if these were created for the strengthening of the identity and the permanence of the subject of the field. In this research, we will seek to answer the following problematizing question: From which perspective(s) is Educational Assessment developed in the context of Education in a Multigrade and Multistage situation, in rural schools in the municipality of Várzea-PB? The time frame of this monographic study is delimited between the academic periods, in Extraordinary Academic Regime (RAE) of 2021.e and 2022 at the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande-CFP/ UFCG. The research subjects are four teachers and two managers responsible for the development of teaching and learning processes in four rural schools in Várzea-PB. Methodologically, a path was organized that suited the reality studied, thus, a schedule based on literature review, documental survey, field research and individual semistructured interviews was elaborated. This methodological path was tolerated, in view of compliance with rules and procedures due to the pandemic context caused by the manipulation of the COVID-19 virus. The analysis and interpretation of the data was structured theoretically from Content Analysis, which proposed a rigorous method in the formulation of steps that subsidize the researcher in understanding the phenomena present in the researched contexts. The results obtained denote that the evaluative practices evolved within the institutions present disagreements and contradictions that prevent the reaffirmation and resignification of the processes of identity construction of the rural subjects in their entirety, at the same time that they provoke the uprooting of the peasant.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nobrega.DI LORENZO, I. D. N.MONTIEL, Suzi Alves.FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.LIMA, Joselha Marculino de.2023-02-072023-03-10T13:01:56Z2023-03-102023-03-10T13:01:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29034LIMA, Joselha Marculino de. A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional. 2023. 209f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T11:18:48Zoai:localhost:riufcg/29034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T11:18:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
Education in rural schools in the municipality of Várzea, Paraíba: a look at educational evaluation.
title A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
spellingShingle A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
LIMA, Joselha Marculino de.
Educação do campo
Avaliação educacional
Várzea - Município - Paraíba
Escolas do campo
Multissérie
Multietapa
Sujeito do campo
Rural Education
Educational evaluation
Várzea - ​​Municipality - Paraíba
Country schools
Multiseries
Multistage
Field subject
Educação.
title_short A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
title_full A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
title_fullStr A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
title_full_unstemmed A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
title_sort A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional.
author LIMA, Joselha Marculino de.
author_facet LIMA, Joselha Marculino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nobrega.
DI LORENZO, I. D. N.
MONTIEL, Suzi Alves.
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Joselha Marculino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Avaliação educacional
Várzea - Município - Paraíba
Escolas do campo
Multissérie
Multietapa
Sujeito do campo
Rural Education
Educational evaluation
Várzea - ​​Municipality - Paraíba
Country schools
Multiseries
Multistage
Field subject
Educação.
topic Educação do campo
Avaliação educacional
Várzea - Município - Paraíba
Escolas do campo
Multissérie
Multietapa
Sujeito do campo
Rural Education
Educational evaluation
Várzea - ​​Municipality - Paraíba
Country schools
Multiseries
Multistage
Field subject
Educação.
description Este trabalho, tece reflexões acerca da Educação, desenvolvida a partir da Multissérie e Multietapa em escolas campesinas situadas territorialmente no município de Várzea, na mesorregião do Sertão Paraibano, com ênfase nas contribuições da Avaliação Educacional para o fortalecimento e/ou negação da identidade do sujeito do campo. Refletiu-se acerca da construção das práticas avaliativas docentes e as estratégias da gestão para a estruturação da avaliação da aprendizagem no contexto escolar camponês. Para tanto, se estabeleceu como objetivo geral: Averiguar quais práticas avaliativas, materializadas no cotidiano pedagógico em experiências de Multissérie e de Multietapa, em escolas do campo de Várzea - PB e se estas contribuem para o fortalecimento da identidade e a permanência do sujeito do campo. Nesta pesquisa buscaremos responder a seguinte questão problematizadora: Sob qual(is) perspectiva(s) a Avaliação Educacional é desenvolvida no contexto da Educação em situação de Multissérie e Multietapa, em escolas campesinas no município de Várzea - PB? O recorte temporal deste estudo monográfico delimita-se entre os períodos letivos, em Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) de 2021.e e 2022 no Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande - CFP/ UFCG. Os sujeitos da pesquisa são quatro docentes e dois gestores responsáveis pelo desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em quatro escolas do campo em Várzea - PB. Metodologicamente, organizou-se um caminho que se adequasse a realidade estudada, assim, elaborou-se um cronograma pautado na revisão de literatura, levantamento documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas individuais. Tal percurso metodológico sofreu adaptações, tendo em vista o cumprimento das normas e procedimentos estabelecidos mediante o contexto pandêmico provocado pela propagação do vírus da COVID19. A análise e interpretação dos dados se estruturou teoricamente a partir da Análise de Conteúdo, a qual propõe um método rigoroso na formulação de etapas que subsidiam o/a pesquisador na compreensão dos fenômenos presentes nos contextos pesquisados. Os resultados obtidos, denotam que as práticas avaliativas desenvolvidas no seio das instituições apresentam contrassensos e contradições que impedem a reafirmação e ressignificação dos processos de construção identitária dos sujeitos do campo em sua totalidade, ao tempo em que provocam o desenraizamento camponês.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
2023-03-10T13:01:56Z
2023-03-10
2023-03-10T13:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29034
LIMA, Joselha Marculino de. A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional. 2023. 209f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29034
identifier_str_mv LIMA, Joselha Marculino de. A educação nas escolas do campo no município de Várzea, Paraíba: um olhar sobre a avaliação educacional. 2023. 209f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570305478656