As diferentes percepções dos fatores motivacionais da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow de acordo com nível educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4719 |
Resumo: | O objetivo central desta pesquisa é identificar se existe diferenças relevantes na percepção dos diversos fatores motivacionais que agem sobre as pessoas, de acordo com o nível escolar de cada uma, sendo: nível fundamental, médio e superior; utilizando como base a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow. No levantamento bibliográfico, destacam-se o senso comum das obras que abordam a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a Teoria ERG de Alderfer, a teoria original de Maslow, e a interpretação alternativa da obra de Maslow, segundo Sampaio (2009). O método utilizado foi o Estudo de Caso, e as técnicas de pesquisas utilizadas para coleta de dados foram: análise documental e aplicação de questionários aos funcionários dos diversos níveis escolares citados. O número total de respondentes foi 102. A pesquisa utilizada neste estudo foi aplicada nos funcionários da fábrica de uma empresa multinacional atuante no ramo automobilístico, localizada na região sul-fluminense. Os resultados mais relevantes da pesquisa indicam que os funcionários de nível fundamental consideram os fatores de nível baixo da pirâmide de Maslow como os mais importantes. Enquanto os entrevistados de nível médio e superior consideram os fatores de nível alto como preponderantes. Conclui-se, que há uma forte correlação entre o nível educacional do ser humano e a sua percepção quanto aos fatores motivacionais |
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As diferentes percepções dos fatores motivacionais da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow de acordo com nível educacionalTeoria da hierarquia das necessidades de MaslowMotivação no ambiente de trabalhoGestão de pessoasMotivação no trabalhoAdministração de pessoalTeory of hierarchy of needs of MaslowMotivation on job's ambientPeople's managementO objetivo central desta pesquisa é identificar se existe diferenças relevantes na percepção dos diversos fatores motivacionais que agem sobre as pessoas, de acordo com o nível escolar de cada uma, sendo: nível fundamental, médio e superior; utilizando como base a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow. No levantamento bibliográfico, destacam-se o senso comum das obras que abordam a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a Teoria ERG de Alderfer, a teoria original de Maslow, e a interpretação alternativa da obra de Maslow, segundo Sampaio (2009). O método utilizado foi o Estudo de Caso, e as técnicas de pesquisas utilizadas para coleta de dados foram: análise documental e aplicação de questionários aos funcionários dos diversos níveis escolares citados. O número total de respondentes foi 102. A pesquisa utilizada neste estudo foi aplicada nos funcionários da fábrica de uma empresa multinacional atuante no ramo automobilístico, localizada na região sul-fluminense. Os resultados mais relevantes da pesquisa indicam que os funcionários de nível fundamental consideram os fatores de nível baixo da pirâmide de Maslow como os mais importantes. Enquanto os entrevistados de nível médio e superior consideram os fatores de nível alto como preponderantes. Conclui-se, que há uma forte correlação entre o nível educacional do ser humano e a sua percepção quanto aos fatores motivacionaisThe main objective of this research is to identify the presence of relevant differences between motivational factors that influence people, according to their educational degree , such as: elementary school, high school and graduate degree, using as a base the Hierarchy of Needs Theory, proposed by Abraham Maslow. In the bibliographical survey the Hierarchy of Needs from Maslow, the ERG Theory from Alderfer, the original theory from Maslow and its alternate interpretation os Maslow' s work, Sampaio (2009). The method was a Case and the used research techniques were: documental analysis and the use of polls with employees from different eductional degrees mentioned. The total of respondents was 102. The research used in this study was done with employees from a multinational factory from the automobilistic industry, located in the Rio region. The most relevant results indicate that employees with only elementary school degree consider important only the factors located in the low levei of Maslow Pyramid. On the other hand, participants with high school and graduate degree consider preponderant the factors located in the high levei of the pyramid. With those observations, we conclude that there is a strong correlation between educational degrees and the perception regarding motivational factors on peopleFerreira, AndréTodaro, Ana PaulaMeirelles, Catharina MarinhoDemutti, Carolina2017-09-29T12:03:22Z2017-09-29T12:03:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4719CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T19:17:48Zoai:app.uff.br:1/4719Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:03.049692Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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