As diferentes percepções dos fatores motivacionais da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow de acordo com nível educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demutti, Carolina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4719
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é identificar se existe diferenças relevantes na percepção dos diversos fatores motivacionais que agem sobre as pessoas, de acordo com o nível escolar de cada uma, sendo: nível fundamental, médio e superior; utilizando como base a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow. No levantamento bibliográfico, destacam-se o senso comum das obras que abordam a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a Teoria ERG de Alderfer, a teoria original de Maslow, e a interpretação alternativa da obra de Maslow, segundo Sampaio (2009). O método utilizado foi o Estudo de Caso, e as técnicas de pesquisas utilizadas para coleta de dados foram: análise documental e aplicação de questionários aos funcionários dos diversos níveis escolares citados. O número total de respondentes foi 102. A pesquisa utilizada neste estudo foi aplicada nos funcionários da fábrica de uma empresa multinacional atuante no ramo automobilístico, localizada na região sul-fluminense. Os resultados mais relevantes da pesquisa indicam que os funcionários de nível fundamental consideram os fatores de nível baixo da pirâmide de Maslow como os mais importantes. Enquanto os entrevistados de nível médio e superior consideram os fatores de nível alto como preponderantes. Conclui-se, que há uma forte correlação entre o nível educacional do ser humano e a sua percepção quanto aos fatores motivacionais
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