A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Letícia Medeiros Cortes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2007
Resumo: Este ensaio acadêmico tem por objetivo analisar a organização do sistema socioeducativo aplicado ao adolescente infrator, com foco na medida em meio aberto de liberdade assistida, que conta, dentre outros, com a participação do profissional de pedagogia para aplicabilidade da mesma, tendo em vista que a principal ferramenta para a ressocialização deste adolescente é a educação. O presente artigo busca contribuir para o debate sobre que pedagogia deve ser exercida no contexto das medidas sócio educativas, para que esta esteja baseada em uma educação que visa à formação de cidadãos críticos e reflexivos, cuja diretriz é firmada no poder transformador da ação educativa, a fim de que os direitos estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sejam de fato aplicados na prática
id UFF-2_44f9d465fa9b829650df31ba914f9149
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2007
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistidaMedida socioeducativaPedagogiaRessocializaçãoSINASEPedagogiaSocio-educational measuresPedagogyResocializationSINASEEste ensaio acadêmico tem por objetivo analisar a organização do sistema socioeducativo aplicado ao adolescente infrator, com foco na medida em meio aberto de liberdade assistida, que conta, dentre outros, com a participação do profissional de pedagogia para aplicabilidade da mesma, tendo em vista que a principal ferramenta para a ressocialização deste adolescente é a educação. O presente artigo busca contribuir para o debate sobre que pedagogia deve ser exercida no contexto das medidas sócio educativas, para que esta esteja baseada em uma educação que visa à formação de cidadãos críticos e reflexivos, cuja diretriz é firmada no poder transformador da ação educativa, a fim de que os direitos estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sejam de fato aplicados na práticaThis academic essay is to analyze the organization of socio-educational system applied to the adolescent offender, focusing as open means of probation, which includes, among others, with the participation of professional pedagogy for applicability of it, given that the main tool for the rehabilitation of this teenager is education. This article seeks to contribute to the debate on that pedagogy should be exercised in the context of socio educational measures, so that it is based on an education that aims at the formation of critical and reflective citizens, whose guideline is signed in the transformative power of educational action, so that the rights set forth in the ECA (Statute of Children and Adolescents) are actually applied in practiceAngra dos ReisNobre, Domingos BarrosLopes, Maria Onete FerreiraLima, Augusto César Gonçalves eRocha, Letícia Medeiros Cortes da2016-07-22T16:37:21Z2016-07-22T16:37:21Z2016-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2007Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T19:14:29Zoai:app.uff.br:1/2007Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:14.887678Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
title A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
spellingShingle A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
Rocha, Letícia Medeiros Cortes da
Medida socioeducativa
Pedagogia
Ressocialização
SINASE
Pedagogia
Socio-educational measures
Pedagogy
Resocialization
SINASE
title_short A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
title_full A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
title_fullStr A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
title_full_unstemmed A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
title_sort A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
author Rocha, Letícia Medeiros Cortes da
author_facet Rocha, Letícia Medeiros Cortes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Domingos Barros
Lopes, Maria Onete Ferreira
Lima, Augusto César Gonçalves e
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Letícia Medeiros Cortes da
dc.subject.por.fl_str_mv Medida socioeducativa
Pedagogia
Ressocialização
SINASE
Pedagogia
Socio-educational measures
Pedagogy
Resocialization
SINASE
topic Medida socioeducativa
Pedagogia
Ressocialização
SINASE
Pedagogia
Socio-educational measures
Pedagogy
Resocialization
SINASE
description Este ensaio acadêmico tem por objetivo analisar a organização do sistema socioeducativo aplicado ao adolescente infrator, com foco na medida em meio aberto de liberdade assistida, que conta, dentre outros, com a participação do profissional de pedagogia para aplicabilidade da mesma, tendo em vista que a principal ferramenta para a ressocialização deste adolescente é a educação. O presente artigo busca contribuir para o debate sobre que pedagogia deve ser exercida no contexto das medidas sócio educativas, para que esta esteja baseada em uma educação que visa à formação de cidadãos críticos e reflexivos, cuja diretriz é firmada no poder transformador da ação educativa, a fim de que os direitos estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sejam de fato aplicados na prática
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22T16:37:21Z
2016-07-22T16:37:21Z
2016-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2007
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2007
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823646567563264