A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2007 |
Resumo: | Este ensaio acadêmico tem por objetivo analisar a organização do sistema socioeducativo aplicado ao adolescente infrator, com foco na medida em meio aberto de liberdade assistida, que conta, dentre outros, com a participação do profissional de pedagogia para aplicabilidade da mesma, tendo em vista que a principal ferramenta para a ressocialização deste adolescente é a educação. O presente artigo busca contribuir para o debate sobre que pedagogia deve ser exercida no contexto das medidas sócio educativas, para que esta esteja baseada em uma educação que visa à formação de cidadãos críticos e reflexivos, cuja diretriz é firmada no poder transformador da ação educativa, a fim de que os direitos estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sejam de fato aplicados na prática |
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A pedagogia e a medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistidaMedida socioeducativaPedagogiaRessocializaçãoSINASEPedagogiaSocio-educational measuresPedagogyResocializationSINASEEste ensaio acadêmico tem por objetivo analisar a organização do sistema socioeducativo aplicado ao adolescente infrator, com foco na medida em meio aberto de liberdade assistida, que conta, dentre outros, com a participação do profissional de pedagogia para aplicabilidade da mesma, tendo em vista que a principal ferramenta para a ressocialização deste adolescente é a educação. O presente artigo busca contribuir para o debate sobre que pedagogia deve ser exercida no contexto das medidas sócio educativas, para que esta esteja baseada em uma educação que visa à formação de cidadãos críticos e reflexivos, cuja diretriz é firmada no poder transformador da ação educativa, a fim de que os direitos estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) sejam de fato aplicados na práticaThis academic essay is to analyze the organization of socio-educational system applied to the adolescent offender, focusing as open means of probation, which includes, among others, with the participation of professional pedagogy for applicability of it, given that the main tool for the rehabilitation of this teenager is education. This article seeks to contribute to the debate on that pedagogy should be exercised in the context of socio educational measures, so that it is based on an education that aims at the formation of critical and reflective citizens, whose guideline is signed in the transformative power of educational action, so that the rights set forth in the ECA (Statute of Children and Adolescents) are actually applied in practiceAngra dos ReisNobre, Domingos BarrosLopes, Maria Onete FerreiraLima, Augusto César Gonçalves eRocha, Letícia Medeiros Cortes da2016-07-22T16:37:21Z2016-07-22T16:37:21Z2016-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2007Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T19:14:29Zoai:app.uff.br:1/2007Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:14.887678Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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