Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936 |
Resumo: | Podemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo que ocorre não somente na instituição escolar, mas que também pode ocorrer nos mais variados espaços e a qualquer tempo, pois educamos e somos educados dentro e fora da escola, na vida cotidiana. Por acreditar que no campo da Educação Física os espaços educativos são múltiplos, no que diz respeito ao trabalho do educador, especialmente quando pensamos em corpo, o processo de ensino/aprendizagem se constitui a partir da concepção que esse docente tem, da intencionalidade pedagógica e da relação entre professor/a – aluno/a, criando possibilidades de diálogos e trocas de conhecimentos. Diante das reflexões apontadas, a presente pesquisa se propõe a investigar, analisar e discutir, as concepções de corpo de docentes atuantes em diferentes espaços educativos no campo da Educação Física, reafirmando a importância de um processo de formação que possibilite ampliar e ressignificar as concepções dos corpos. Esta pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico escolhido foi o de entrevistar e ouvir alguns docentes atuantes no campo da educação física, buscando contribuir para a ampliação da concepção de corpo, acreditando que o docente deve respeitar as especificidades de seus alunos e trabalhar com a proposta de potencializar a formação de cidadãos críticos e ativos, para que possam transformar e lutar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades |
id |
UFF-2_455a271e21e474a765970827fc530099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9936 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação físicaCorpoConcepçõesEducação físicaEducação físicaCorpo humanoPodemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo que ocorre não somente na instituição escolar, mas que também pode ocorrer nos mais variados espaços e a qualquer tempo, pois educamos e somos educados dentro e fora da escola, na vida cotidiana. Por acreditar que no campo da Educação Física os espaços educativos são múltiplos, no que diz respeito ao trabalho do educador, especialmente quando pensamos em corpo, o processo de ensino/aprendizagem se constitui a partir da concepção que esse docente tem, da intencionalidade pedagógica e da relação entre professor/a – aluno/a, criando possibilidades de diálogos e trocas de conhecimentos. Diante das reflexões apontadas, a presente pesquisa se propõe a investigar, analisar e discutir, as concepções de corpo de docentes atuantes em diferentes espaços educativos no campo da Educação Física, reafirmando a importância de um processo de formação que possibilite ampliar e ressignificar as concepções dos corpos. Esta pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico escolhido foi o de entrevistar e ouvir alguns docentes atuantes no campo da educação física, buscando contribuir para a ampliação da concepção de corpo, acreditando que o docente deve respeitar as especificidades de seus alunos e trabalhar com a proposta de potencializar a formação de cidadãos críticos e ativos, para que possam transformar e lutar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdadesCopollilo, Martha Lenora QueirozCarvalho, Rosa Malena de AraujoCorreia, Adriana MartinsVasconcellos, Letícia Araujo da Silva2019-06-11T13:11:36Z2019-06-11T13:11:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVASCONCELLOS, Letícia. Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T21:16:46Zoai:app.uff.br:1/9936Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-11T21:16:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física |
title |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física |
spellingShingle |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva Corpo Concepções Educação física Educação física Corpo humano |
title_short |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física |
title_full |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física |
title_fullStr |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física |
title_sort |
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física |
author |
Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva |
author_facet |
Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Copollilo, Martha Lenora Queiroz Carvalho, Rosa Malena de Araujo Correia, Adriana Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Letícia Araujo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Concepções Educação física Educação física Corpo humano |
topic |
Corpo Concepções Educação física Educação física Corpo humano |
description |
Podemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo que ocorre não somente na instituição escolar, mas que também pode ocorrer nos mais variados espaços e a qualquer tempo, pois educamos e somos educados dentro e fora da escola, na vida cotidiana. Por acreditar que no campo da Educação Física os espaços educativos são múltiplos, no que diz respeito ao trabalho do educador, especialmente quando pensamos em corpo, o processo de ensino/aprendizagem se constitui a partir da concepção que esse docente tem, da intencionalidade pedagógica e da relação entre professor/a – aluno/a, criando possibilidades de diálogos e trocas de conhecimentos. Diante das reflexões apontadas, a presente pesquisa se propõe a investigar, analisar e discutir, as concepções de corpo de docentes atuantes em diferentes espaços educativos no campo da Educação Física, reafirmando a importância de um processo de formação que possibilite ampliar e ressignificar as concepções dos corpos. Esta pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico escolhido foi o de entrevistar e ouvir alguns docentes atuantes no campo da educação física, buscando contribuir para a ampliação da concepção de corpo, acreditando que o docente deve respeitar as especificidades de seus alunos e trabalhar com a proposta de potencializar a formação de cidadãos críticos e ativos, para que possam transformar e lutar por uma sociedade mais justa e com menos desigualdades |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-11T13:11:36Z 2019-06-11T13:11:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELLOS, Letícia. Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936 |
identifier_str_mv |
VASCONCELLOS, Letícia. Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838694829195264 |