Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regis, Victoria de Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496
Resumo: Utilizando como objeto de análise a telenovela infantil do SBT Carinha de Anjo (2016 - 2018) a presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre o estilo audiovisual das produções televisivas e a identidade empresarial da emissora. O estudo objetiva compreender como a repetição de uma fórmula narrativa específica resulta em uma notável homogeneidade entre as obras do SBT, associando-as às marcas autorais do próprio canal, em detrimento dos criadores das telenovelas. A análise minuciosa dos recursos estilísticos utilizados busca desvendar como essa estratégia cria uma conexão afetiva com o público, tornando-o colaborador indireto da emissora e fortalecendo o imaginário afetivo ocupado pelo SBT na cultura televisiva nacional. Por meio da abordagem poética, pretende-se evidenciar como as características identitárias da instituição televisiva se manifestam nas produções ficcionais, destacando o papel central do canal na gestão intencional das atrações e sua busca pela fidelização da audiência.
id UFF-2_46489ab710b9f43b1efd6cd57a262b7d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32496
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficçãoFrom the channel's identity to the product's style: Carinha de Anjo and the SBTista Model of Fiction ProductionSBTEstilo TelevisivoCarinha de AnjoTelenovelas InfantojuvenisTelenovelaSBTTV StyleCarinha de AnjoChildren's TelenovelaUtilizando como objeto de análise a telenovela infantil do SBT Carinha de Anjo (2016 - 2018) a presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre o estilo audiovisual das produções televisivas e a identidade empresarial da emissora. O estudo objetiva compreender como a repetição de uma fórmula narrativa específica resulta em uma notável homogeneidade entre as obras do SBT, associando-as às marcas autorais do próprio canal, em detrimento dos criadores das telenovelas. A análise minuciosa dos recursos estilísticos utilizados busca desvendar como essa estratégia cria uma conexão afetiva com o público, tornando-o colaborador indireto da emissora e fortalecendo o imaginário afetivo ocupado pelo SBT na cultura televisiva nacional. Por meio da abordagem poética, pretende-se evidenciar como as características identitárias da instituição televisiva se manifestam nas produções ficcionais, destacando o papel central do canal na gestão intencional das atrações e sua busca pela fidelização da audiência.Using the children's telenovela Carinha de Anjo (2016-2018) from SBT as the object of analysis, this research aims to investigate the relationship between the audiovisual style of television productions and the network's corporate identity. The study seeks to understand how the repetition of a specific narrative formula results in a remarkable homogeneity among SBT's works, associating them with the channel's own authorial trademarks rather than the telenovela creators. Through a meticulous analysis of stylistic resources, the research aims to unveil how this strategy creates an emotional connection with the audience, turning them into indirect collaborators with the network and reinforcing the affective imagery occupied by SBT in the national television culture. Employing a poetic approach, the study aims to highlight how the network's identity manifests in fictional productions, emphasizing its central role in the intentional management of content and its quest for audience loyalty.145 p.Picado, BenjamimZanetti, DanielaHergesel, João Paulohttps://lattes.cnpq.br/3142244010999718Regis, Victoria de Lima2024-02-29T14:45:27Z2024-02-29T14:45:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREGIS, Victoria de Lima. Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção. 2023. 145 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T14:45:31Zoai:app.uff.br:1/32496Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:38.899648Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
From the channel's identity to the product's style: Carinha de Anjo and the SBTista Model of Fiction Production
title Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
spellingShingle Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
Regis, Victoria de Lima
SBT
Estilo Televisivo
Carinha de Anjo
Telenovelas Infantojuvenis
Telenovela
SBT
TV Style
Carinha de Anjo
Children's Telenovela
title_short Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
title_full Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
title_fullStr Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
title_full_unstemmed Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
title_sort Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
author Regis, Victoria de Lima
author_facet Regis, Victoria de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picado, Benjamim
Zanetti, Daniela
Hergesel, João Paulo
https://lattes.cnpq.br/3142244010999718
dc.contributor.author.fl_str_mv Regis, Victoria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv SBT
Estilo Televisivo
Carinha de Anjo
Telenovelas Infantojuvenis
Telenovela
SBT
TV Style
Carinha de Anjo
Children's Telenovela
topic SBT
Estilo Televisivo
Carinha de Anjo
Telenovelas Infantojuvenis
Telenovela
SBT
TV Style
Carinha de Anjo
Children's Telenovela
description Utilizando como objeto de análise a telenovela infantil do SBT Carinha de Anjo (2016 - 2018) a presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre o estilo audiovisual das produções televisivas e a identidade empresarial da emissora. O estudo objetiva compreender como a repetição de uma fórmula narrativa específica resulta em uma notável homogeneidade entre as obras do SBT, associando-as às marcas autorais do próprio canal, em detrimento dos criadores das telenovelas. A análise minuciosa dos recursos estilísticos utilizados busca desvendar como essa estratégia cria uma conexão afetiva com o público, tornando-o colaborador indireto da emissora e fortalecendo o imaginário afetivo ocupado pelo SBT na cultura televisiva nacional. Por meio da abordagem poética, pretende-se evidenciar como as características identitárias da instituição televisiva se manifestam nas produções ficcionais, destacando o papel central do canal na gestão intencional das atrações e sua busca pela fidelização da audiência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29T14:45:27Z
2024-02-29T14:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REGIS, Victoria de Lima. Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção. 2023. 145 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv REGIS, Victoria de Lima. Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção. 2023. 145 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Aluno de Mestrado
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823629451657216