Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496 |
Resumo: | Utilizando como objeto de análise a telenovela infantil do SBT Carinha de Anjo (2016 - 2018) a presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre o estilo audiovisual das produções televisivas e a identidade empresarial da emissora. O estudo objetiva compreender como a repetição de uma fórmula narrativa específica resulta em uma notável homogeneidade entre as obras do SBT, associando-as às marcas autorais do próprio canal, em detrimento dos criadores das telenovelas. A análise minuciosa dos recursos estilísticos utilizados busca desvendar como essa estratégia cria uma conexão afetiva com o público, tornando-o colaborador indireto da emissora e fortalecendo o imaginário afetivo ocupado pelo SBT na cultura televisiva nacional. Por meio da abordagem poética, pretende-se evidenciar como as características identitárias da instituição televisiva se manifestam nas produções ficcionais, destacando o papel central do canal na gestão intencional das atrações e sua busca pela fidelização da audiência. |
id |
UFF-2_46489ab710b9f43b1efd6cd57a262b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32496 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficçãoFrom the channel's identity to the product's style: Carinha de Anjo and the SBTista Model of Fiction ProductionSBTEstilo TelevisivoCarinha de AnjoTelenovelas InfantojuvenisTelenovelaSBTTV StyleCarinha de AnjoChildren's TelenovelaUtilizando como objeto de análise a telenovela infantil do SBT Carinha de Anjo (2016 - 2018) a presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre o estilo audiovisual das produções televisivas e a identidade empresarial da emissora. O estudo objetiva compreender como a repetição de uma fórmula narrativa específica resulta em uma notável homogeneidade entre as obras do SBT, associando-as às marcas autorais do próprio canal, em detrimento dos criadores das telenovelas. A análise minuciosa dos recursos estilísticos utilizados busca desvendar como essa estratégia cria uma conexão afetiva com o público, tornando-o colaborador indireto da emissora e fortalecendo o imaginário afetivo ocupado pelo SBT na cultura televisiva nacional. Por meio da abordagem poética, pretende-se evidenciar como as características identitárias da instituição televisiva se manifestam nas produções ficcionais, destacando o papel central do canal na gestão intencional das atrações e sua busca pela fidelização da audiência.Using the children's telenovela Carinha de Anjo (2016-2018) from SBT as the object of analysis, this research aims to investigate the relationship between the audiovisual style of television productions and the network's corporate identity. The study seeks to understand how the repetition of a specific narrative formula results in a remarkable homogeneity among SBT's works, associating them with the channel's own authorial trademarks rather than the telenovela creators. Through a meticulous analysis of stylistic resources, the research aims to unveil how this strategy creates an emotional connection with the audience, turning them into indirect collaborators with the network and reinforcing the affective imagery occupied by SBT in the national television culture. Employing a poetic approach, the study aims to highlight how the network's identity manifests in fictional productions, emphasizing its central role in the intentional management of content and its quest for audience loyalty.145 p.Picado, BenjamimZanetti, DanielaHergesel, João Paulohttps://lattes.cnpq.br/3142244010999718Regis, Victoria de Lima2024-02-29T14:45:27Z2024-02-29T14:45:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREGIS, Victoria de Lima. Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção. 2023. 145 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T14:45:31Zoai:app.uff.br:1/32496Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:38.899648Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção From the channel's identity to the product's style: Carinha de Anjo and the SBTista Model of Fiction Production |
title |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção |
spellingShingle |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção Regis, Victoria de Lima SBT Estilo Televisivo Carinha de Anjo Telenovelas Infantojuvenis Telenovela SBT TV Style Carinha de Anjo Children's Telenovela |
title_short |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção |
title_full |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção |
title_fullStr |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção |
title_full_unstemmed |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção |
title_sort |
Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção |
author |
Regis, Victoria de Lima |
author_facet |
Regis, Victoria de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picado, Benjamim Zanetti, Daniela Hergesel, João Paulo https://lattes.cnpq.br/3142244010999718 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regis, Victoria de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SBT Estilo Televisivo Carinha de Anjo Telenovelas Infantojuvenis Telenovela SBT TV Style Carinha de Anjo Children's Telenovela |
topic |
SBT Estilo Televisivo Carinha de Anjo Telenovelas Infantojuvenis Telenovela SBT TV Style Carinha de Anjo Children's Telenovela |
description |
Utilizando como objeto de análise a telenovela infantil do SBT Carinha de Anjo (2016 - 2018) a presente pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre o estilo audiovisual das produções televisivas e a identidade empresarial da emissora. O estudo objetiva compreender como a repetição de uma fórmula narrativa específica resulta em uma notável homogeneidade entre as obras do SBT, associando-as às marcas autorais do próprio canal, em detrimento dos criadores das telenovelas. A análise minuciosa dos recursos estilísticos utilizados busca desvendar como essa estratégia cria uma conexão afetiva com o público, tornando-o colaborador indireto da emissora e fortalecendo o imaginário afetivo ocupado pelo SBT na cultura televisiva nacional. Por meio da abordagem poética, pretende-se evidenciar como as características identitárias da instituição televisiva se manifestam nas produções ficcionais, destacando o papel central do canal na gestão intencional das atrações e sua busca pela fidelização da audiência. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29T14:45:27Z 2024-02-29T14:45:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REGIS, Victoria de Lima. Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção. 2023. 145 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
REGIS, Victoria de Lima. Da identidade do canal ao estilo do produto: Carinha de Anjo e o modelo SBTista de produzir ficção. 2023. 145 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. Aluno de Mestrado |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823629451657216 |