A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11892
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa (RSE) é uma área nova, polissêmica, pouco investigada no nível individual de análise, com diversas formas de ser operacionalizada, sem curso de graduação específico e com profissionais advindos de diversas áreas do saber. Diante deste contexto, quais os sentidos que os profissionais de RSE atribuem a si mesmos, às suas práticas e à RSE? A fim de contribuir para responder esta questão, o estudo aqui proposto tem como referência a realidade de uma grande empresa brasileira de engenharia, com atuação internacional. Esta organização possui uma Gerência Executiva de Responsabilidade Social, cujos 152 profissionais estão distribuídos em 11 Estados brasileiros. Optou-se por uma investigação qualitativa, orientada pela perspectiva do construtivismo social em diálogo com a teoria das representações sociais (Moscovici), teoria da ação (Bourdieu) e teoria da estruturação (Giddens). Como instrumento de pesquisa, foi utilizada a entrevista episódica junto a 18 profissionais de RSE desta organização, além de levantamento de dados secundários. Como resultado da pesquisa, pode se perceber a existência de um grupo de profissionais com identidade e características semelhantes cujos agentes assumem papel de mediadores na trajetória pessoal e profissional e se sentem motivados para transformar realidades.
id UFF-2_469c8f5ba74d2bba64b48ba9ecda4d88
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11892
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenhariaA study on the meanings and practices of Corporate Social Responsibility professionals in an engineering companyResponsabilidade social empresarialRepresentações sociaisHabitusProfissionais de RSESentidosResponsabilidade social da empresaRepresentação socialPrática profissionalCorporate social responsibilityMeaningsSocial representationsHabitusMeaningsA Responsabilidade Social Corporativa (RSE) é uma área nova, polissêmica, pouco investigada no nível individual de análise, com diversas formas de ser operacionalizada, sem curso de graduação específico e com profissionais advindos de diversas áreas do saber. Diante deste contexto, quais os sentidos que os profissionais de RSE atribuem a si mesmos, às suas práticas e à RSE? A fim de contribuir para responder esta questão, o estudo aqui proposto tem como referência a realidade de uma grande empresa brasileira de engenharia, com atuação internacional. Esta organização possui uma Gerência Executiva de Responsabilidade Social, cujos 152 profissionais estão distribuídos em 11 Estados brasileiros. Optou-se por uma investigação qualitativa, orientada pela perspectiva do construtivismo social em diálogo com a teoria das representações sociais (Moscovici), teoria da ação (Bourdieu) e teoria da estruturação (Giddens). Como instrumento de pesquisa, foi utilizada a entrevista episódica junto a 18 profissionais de RSE desta organização, além de levantamento de dados secundários. Como resultado da pesquisa, pode se perceber a existência de um grupo de profissionais com identidade e características semelhantes cujos agentes assumem papel de mediadores na trajetória pessoal e profissional e se sentem motivados para transformar realidades.Corporate Social Responsibility (CSR) is a new area, polysemic, little investigated at the individual level of analysis, with several ways of being operationalized, without a specific undergraduate course and with professionals from different areas of knowledge. Given this context, what are the meanings that CSR professionals attribute to themselves, their practices and CSR? In order to contribute to answer this question, the study proposed here has as a reference the reality of a large Brazilian engineering company, with international performance. This organization has an Executive Management of Social Responsibility, whose 152 professionals are distributed in 11 Brazilian states. We chose a qualitative investigation, guided by the perspective of social constructivism in dialogue with the theory of social representations (Moscovici), theory of action (Bourdieu) and theory of structuring (Giddens). As a research tool, an episodic interview with 18 CSR professionals from this organization was used, as well as secondary data collection. As a result of the research, we can perceive the existence of a group of professionals with similar identity and characteristics whose agents assume the role of mediators in the personal and professional trajectory and feel motivated to transform realities.132 f.Universidade Federal FluminenseNiteróiAndrade, Emmanuel Paiva deVeloso, Letícia Helena MedeirosGorrochategui, Nora LilianaCosta, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito2019-11-06T12:10:35Z2019-11-06T12:10:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito. A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11892Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:48Zoai:app.uff.br:1/11892Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:44.640531Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
A study on the meanings and practices of Corporate Social Responsibility professionals in an engineering company
title A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
spellingShingle A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
Costa, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito
Responsabilidade social empresarial
Representações sociais
Habitus
Profissionais de RSE
Sentidos
Responsabilidade social da empresa
Representação social
Prática profissional
Corporate social responsibility
Meanings
Social representations
Habitus
Meanings
title_short A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
title_full A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
title_fullStr A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
title_full_unstemmed A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
title_sort A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas dos profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia
author Costa, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito
author_facet Costa, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Emmanuel Paiva de
Veloso, Letícia Helena Medeiros
Gorrochategui, Nora Liliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial
Representações sociais
Habitus
Profissionais de RSE
Sentidos
Responsabilidade social da empresa
Representação social
Prática profissional
Corporate social responsibility
Meanings
Social representations
Habitus
Meanings
topic Responsabilidade social empresarial
Representações sociais
Habitus
Profissionais de RSE
Sentidos
Responsabilidade social da empresa
Representação social
Prática profissional
Corporate social responsibility
Meanings
Social representations
Habitus
Meanings
description A Responsabilidade Social Corporativa (RSE) é uma área nova, polissêmica, pouco investigada no nível individual de análise, com diversas formas de ser operacionalizada, sem curso de graduação específico e com profissionais advindos de diversas áreas do saber. Diante deste contexto, quais os sentidos que os profissionais de RSE atribuem a si mesmos, às suas práticas e à RSE? A fim de contribuir para responder esta questão, o estudo aqui proposto tem como referência a realidade de uma grande empresa brasileira de engenharia, com atuação internacional. Esta organização possui uma Gerência Executiva de Responsabilidade Social, cujos 152 profissionais estão distribuídos em 11 Estados brasileiros. Optou-se por uma investigação qualitativa, orientada pela perspectiva do construtivismo social em diálogo com a teoria das representações sociais (Moscovici), teoria da ação (Bourdieu) e teoria da estruturação (Giddens). Como instrumento de pesquisa, foi utilizada a entrevista episódica junto a 18 profissionais de RSE desta organização, além de levantamento de dados secundários. Como resultado da pesquisa, pode se perceber a existência de um grupo de profissionais com identidade e características semelhantes cujos agentes assumem papel de mediadores na trajetória pessoal e profissional e se sentem motivados para transformar realidades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-11-06T12:10:35Z
2019-11-06T12:10:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito. A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11892
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv COSTA, Marcelo Rodrigues Sousa de Brito. A fé que anima nossa igreja: um estudo sobre sentidos e práticas profissionais de responsabilidade social empresarial em uma empresa de engenharia. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823686255116288