O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Adriana Virtuoso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5506
Resumo: Este estudo contextualiza-se na perspectiva de estudos da Sociolinguística Educacional e encontra suporte nos Estudos de Cultura Participativa e de Letramentos. O objetivo proposto foi desenvolver uma pesquisa-ação que compreendesse leitura, produção textual escrita e análise linguística de fanfictions nas aulas de língua portuguesa, associando, assim, o saber científico aos interesses socioculturais dos discentes. Para alcançarmos o objetivo proposto, utilizamos o gênero fanfiction como ferramenta para o estudo de língua materna, uma vez que nosso propósito é integrar o ensino de língua portuguesa às práticas de leitura/escrita e análise linguística, considerando o viés sociolinguístico no ensino/aprendizagem. As atividades sugeridas buscaram o aprimoramento da leitura e produção de textos. Para que fossem contemplados os aspectos socioculturais do corpo discente, os próprios estudantes cooperaram na escolha das obras literárias e dos temas, assim como nas análises e avaliações dos textos produzidos nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, conforme preconizam os estudos sociolinguísticos, buscamos promover a participação dos alunos como agentes ativos e construtores do conhecimento
id UFF-2_46cb4535dc566139ed6789d0e3365986
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5506
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesaLetramentosSociolinguística educacionalPesquisa-açãoFanfictionLetramentoLeituraProdução textualLíngua Portuguesa - Estudo e ensinoLiteracyEducational sociolinguisticsAction-researchFanfictionEste estudo contextualiza-se na perspectiva de estudos da Sociolinguística Educacional e encontra suporte nos Estudos de Cultura Participativa e de Letramentos. O objetivo proposto foi desenvolver uma pesquisa-ação que compreendesse leitura, produção textual escrita e análise linguística de fanfictions nas aulas de língua portuguesa, associando, assim, o saber científico aos interesses socioculturais dos discentes. Para alcançarmos o objetivo proposto, utilizamos o gênero fanfiction como ferramenta para o estudo de língua materna, uma vez que nosso propósito é integrar o ensino de língua portuguesa às práticas de leitura/escrita e análise linguística, considerando o viés sociolinguístico no ensino/aprendizagem. As atividades sugeridas buscaram o aprimoramento da leitura e produção de textos. Para que fossem contemplados os aspectos socioculturais do corpo discente, os próprios estudantes cooperaram na escolha das obras literárias e dos temas, assim como nas análises e avaliações dos textos produzidos nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, conforme preconizam os estudos sociolinguísticos, buscamos promover a participação dos alunos como agentes ativos e construtores do conhecimentoThis study is contextualized in the perspective of Educational Sociolinguistics and has its support in the Participatory Culture and Literacy studies. The objective was to develop an action- research that includes written text production and linguistic analysis of fanfictions in Portuguese classes, thus associating scientific knowledge with the sociocultural interests of the students. In order to achieve the proposed objectives, we used the genre fanfiction as a tool for teaching in mother language classes, since our purpose is to integrate the practices of reading/ writing and linguistic analysis, considering the sociolinguistic bias in teaching / learning. The suggested activities sought to improve reading and the texts production. In a way to achieve the sociocultural aspects, the student cooperate in choosing the literature books and themes, as well as in analyzing and evaluating of the texts produced in Portuguese classes. Thus, as sociolinguistic studies advocate, we seek to promote student participation as active agents and knowledge builders132 f.Silva, Edila Vianna daFreitas, Luciana Maria Almeida deVieira, Silvia RodriguesCampos, Adriana Virtuoso2018-01-15T14:23:37Z2018-01-15T14:23:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5506CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T18:24:55Zoai:app.uff.br:1/5506Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-13T18:24:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
title O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
spellingShingle O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
Campos, Adriana Virtuoso
Letramentos
Sociolinguística educacional
Pesquisa-ação
Fanfiction
Letramento
Leitura
Produção textual
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Educational sociolinguistics
Action-research
Fanfiction
title_short O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
title_full O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
title_fullStr O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
title_sort O uso de fanfictions nas aulas de língua portuguesa
author Campos, Adriana Virtuoso
author_facet Campos, Adriana Virtuoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edila Vianna da
Freitas, Luciana Maria Almeida de
Vieira, Silvia Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Adriana Virtuoso
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos
Sociolinguística educacional
Pesquisa-ação
Fanfiction
Letramento
Leitura
Produção textual
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Educational sociolinguistics
Action-research
Fanfiction
topic Letramentos
Sociolinguística educacional
Pesquisa-ação
Fanfiction
Letramento
Leitura
Produção textual
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Educational sociolinguistics
Action-research
Fanfiction
description Este estudo contextualiza-se na perspectiva de estudos da Sociolinguística Educacional e encontra suporte nos Estudos de Cultura Participativa e de Letramentos. O objetivo proposto foi desenvolver uma pesquisa-ação que compreendesse leitura, produção textual escrita e análise linguística de fanfictions nas aulas de língua portuguesa, associando, assim, o saber científico aos interesses socioculturais dos discentes. Para alcançarmos o objetivo proposto, utilizamos o gênero fanfiction como ferramenta para o estudo de língua materna, uma vez que nosso propósito é integrar o ensino de língua portuguesa às práticas de leitura/escrita e análise linguística, considerando o viés sociolinguístico no ensino/aprendizagem. As atividades sugeridas buscaram o aprimoramento da leitura e produção de textos. Para que fossem contemplados os aspectos socioculturais do corpo discente, os próprios estudantes cooperaram na escolha das obras literárias e dos temas, assim como nas análises e avaliações dos textos produzidos nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, conforme preconizam os estudos sociolinguísticos, buscamos promover a participação dos alunos como agentes ativos e construtores do conhecimento
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15T14:23:37Z
2018-01-15T14:23:37Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5506
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838910613553152