A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer,Adriana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Grimes,Camila, Vicentini,Mariana Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000301164
Resumo: RESUMO Este estudo tem por objetivo compreender relações entre práticas de letramento escolar e a escrita gamificada de fanfictions com o apoio das Tecnologias Digitais (TD). As fanfictions podem ser definidas como ficções escritas por fãs com base em um produto original e têm se popularizado com a disseminação da internet, especialmente entre adolescentes em idade escolar. A justificativa para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita com o gênero fanfiction, neste estudo, ampara-se em uma perspectiva sociocultural dos estudos dos letramentos, em que o foco na aprendizagem de um gênero não está na assimilação de sua estrutura unicamente, mas nos modos como a aprendizagem de um gênero oportuniza conhecimentos de formas particulares. As mediações em torno das atividades com fanfictions aconteceram no contexto de um Clube de Inglês, com cinco sujeitos. Os dados foram gerados com base em enunciados desses sujeitos na plataforma de gamificação Classcraft, a partir da fanfiction escrita durante as aulas do Clube e de um grupo focal realizado com esses sujeitos. Para proceder com as análises, construímos uma linha do tempo apresentando a relação dos sujeitos com as fanfictions antes das atividades feitas no Clube, as aproximações, interações e posicionamentos durante o percurso de escrita e suas percepções sobre como foi o trabalho com o gênero a partir de diferentes abordagens metodológicas, posteriormente à prática de escrita da fanfiction. Os resultados apontam, principalmente, para a inserção desses sujeitos, na condição de insiders, em diferentes práticas de letramentos que envolvem a leitura e a escrita do gênero fanfiction, mediadas pelos usos de TD. Ainda, há indícios de que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar.
id UNICAMP-12_2728a95c4cf2300b961eb385992956f0
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132019000301164
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊSfanfictionpráticas de letramentosgamificaçãoRESUMO Este estudo tem por objetivo compreender relações entre práticas de letramento escolar e a escrita gamificada de fanfictions com o apoio das Tecnologias Digitais (TD). As fanfictions podem ser definidas como ficções escritas por fãs com base em um produto original e têm se popularizado com a disseminação da internet, especialmente entre adolescentes em idade escolar. A justificativa para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita com o gênero fanfiction, neste estudo, ampara-se em uma perspectiva sociocultural dos estudos dos letramentos, em que o foco na aprendizagem de um gênero não está na assimilação de sua estrutura unicamente, mas nos modos como a aprendizagem de um gênero oportuniza conhecimentos de formas particulares. As mediações em torno das atividades com fanfictions aconteceram no contexto de um Clube de Inglês, com cinco sujeitos. Os dados foram gerados com base em enunciados desses sujeitos na plataforma de gamificação Classcraft, a partir da fanfiction escrita durante as aulas do Clube e de um grupo focal realizado com esses sujeitos. Para proceder com as análises, construímos uma linha do tempo apresentando a relação dos sujeitos com as fanfictions antes das atividades feitas no Clube, as aproximações, interações e posicionamentos durante o percurso de escrita e suas percepções sobre como foi o trabalho com o gênero a partir de diferentes abordagens metodológicas, posteriormente à prática de escrita da fanfiction. Os resultados apontam, principalmente, para a inserção desses sujeitos, na condição de insiders, em diferentes práticas de letramentos que envolvem a leitura e a escrita do gênero fanfiction, mediadas pelos usos de TD. Ainda, há indícios de que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000301164Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.3 2019reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/01031813554281420190706info:eu-repo/semantics/openAccessFischer,AdrianaGrimes,CamilaVicentini,Mariana Aparecidapor2019-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132019000301164Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:47.083836Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
title A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
spellingShingle A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
Fischer,Adriana
fanfiction
práticas de letramentos
gamificação
title_short A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_full A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_fullStr A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_full_unstemmed A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
title_sort A ESCRITA GAMIFICADA DE FANFICTIONS COM O APOIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM CLUBE DE INGLÊS
author Fischer,Adriana
author_facet Fischer,Adriana
Grimes,Camila
Vicentini,Mariana Aparecida
author_role author
author2 Grimes,Camila
Vicentini,Mariana Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer,Adriana
Grimes,Camila
Vicentini,Mariana Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv fanfiction
práticas de letramentos
gamificação
topic fanfiction
práticas de letramentos
gamificação
description RESUMO Este estudo tem por objetivo compreender relações entre práticas de letramento escolar e a escrita gamificada de fanfictions com o apoio das Tecnologias Digitais (TD). As fanfictions podem ser definidas como ficções escritas por fãs com base em um produto original e têm se popularizado com a disseminação da internet, especialmente entre adolescentes em idade escolar. A justificativa para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita com o gênero fanfiction, neste estudo, ampara-se em uma perspectiva sociocultural dos estudos dos letramentos, em que o foco na aprendizagem de um gênero não está na assimilação de sua estrutura unicamente, mas nos modos como a aprendizagem de um gênero oportuniza conhecimentos de formas particulares. As mediações em torno das atividades com fanfictions aconteceram no contexto de um Clube de Inglês, com cinco sujeitos. Os dados foram gerados com base em enunciados desses sujeitos na plataforma de gamificação Classcraft, a partir da fanfiction escrita durante as aulas do Clube e de um grupo focal realizado com esses sujeitos. Para proceder com as análises, construímos uma linha do tempo apresentando a relação dos sujeitos com as fanfictions antes das atividades feitas no Clube, as aproximações, interações e posicionamentos durante o percurso de escrita e suas percepções sobre como foi o trabalho com o gênero a partir de diferentes abordagens metodológicas, posteriormente à prática de escrita da fanfiction. Os resultados apontam, principalmente, para a inserção desses sujeitos, na condição de insiders, em diferentes práticas de letramentos que envolvem a leitura e a escrita do gênero fanfiction, mediadas pelos usos de TD. Ainda, há indícios de que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000301164
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000301164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/01031813554281420190706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.58 n.3 2019
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216526213611520