A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Matheus Agapito dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21609
Resumo: A busca das grandes empresas por enquadrar-se aos avanços tecnológicos que vêm surgindo e métodos de gestão eficazes para as suas atividades vem sendo impulsionada pelo cenário de competitividade do mercado atual. As tecnologias de ponta estão cada vez mais sendo inseridas nas atividades e processos das organizações com o intuito de aprimorar todos os serviços que são prestados aos clientes. Com o intuito de otimizar os processos existentes em uma empresa de TI e Telecomunicações e diminuir o tempo de entrega dos serviços, além aumentar a produtividade e gerar satisfação ao cliente, são utilizadas ferramentas inovadoras e técnicas gerenciais, como Serviço 4.0. O objetivo deste trabalho é analisar como as ferramentas criadas a partir do Serviço 4.0 podem influenciar no gerenciamento das atividades de uma empresa de TI e Telecomunicações. A estratégia metodológica constituiu-se em revisão da literatura e um estudo de caso, onde foram implementadas duas novas ferramentas com o propósito de auxiliar nas atividades do dia a dia. Através da análise dessas duas ferramentas são apresentados todos os resultados recorrentes a utilização e aceitação de ambas pelos usuários. Conclui-se que o Serviço 4.0, atrelado e partindo do princípio do Lean Service pode contribuir para satisfação dos seus colaboradores e consequentemente o aumento da produtividade, além de agilizar o gerenciamento das atividades.
id UFF-2_4725b6101c038e15a336183bc01c9464
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21609
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)Tecnologia da InformaçãoLeanServiço 4.0Tecnologia da informaçãoIndústria 4.0Information TechnologyLeanService 4.0A busca das grandes empresas por enquadrar-se aos avanços tecnológicos que vêm surgindo e métodos de gestão eficazes para as suas atividades vem sendo impulsionada pelo cenário de competitividade do mercado atual. As tecnologias de ponta estão cada vez mais sendo inseridas nas atividades e processos das organizações com o intuito de aprimorar todos os serviços que são prestados aos clientes. Com o intuito de otimizar os processos existentes em uma empresa de TI e Telecomunicações e diminuir o tempo de entrega dos serviços, além aumentar a produtividade e gerar satisfação ao cliente, são utilizadas ferramentas inovadoras e técnicas gerenciais, como Serviço 4.0. O objetivo deste trabalho é analisar como as ferramentas criadas a partir do Serviço 4.0 podem influenciar no gerenciamento das atividades de uma empresa de TI e Telecomunicações. A estratégia metodológica constituiu-se em revisão da literatura e um estudo de caso, onde foram implementadas duas novas ferramentas com o propósito de auxiliar nas atividades do dia a dia. Através da análise dessas duas ferramentas são apresentados todos os resultados recorrentes a utilização e aceitação de ambas pelos usuários. Conclui-se que o Serviço 4.0, atrelado e partindo do princípio do Lean Service pode contribuir para satisfação dos seus colaboradores e consequentemente o aumento da produtividade, além de agilizar o gerenciamento das atividades.The search of big companies to fit in with the technological advances that have been emerging and effective management methods for their activities has been pushed by the current market competitiveness scenario. The latest technologies are increasingly being inserted in the activities and processes of organizations with the intention to improve all the services that are provided to customers. In order to optimize the existing processes in an IT and Telecommunications company and reduce the time of the delivery services, besides increasing productivity and generating customer satisfaction, innovative tools and management techniques are used, such as Service 4.0. The objective of this monograph is to analyze how the tools created from the Service 4.0 can influence the management of the activities in an IT and Telecommunications company. The methodological strategy consisted of a literature review and a case study, where two new tools were implemented with the purpose of assisting in day-to-day activities. Through the analysis of these two tools, all recurrent results are presented and the use and acceptance of both by users. It is concluded that the Service 4.0, coupled with and based on the principle of Lean Service, can contribute to the satisfaction of the employees and consequently the increase in productivity, in addition to speeding up the management of activitiesPetrópolisStefano, Ercilia deFreitag, Alberto Eduardo BesserLima, Fátima Regina NevesSantos, Matheus Agapito dos2021-04-05T19:36:11Z2021-04-05T19:36:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Matheus Agapito dos. A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21609Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-09T18:31:18Zoai:app.uff.br:1/21609Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-09T18:31:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
title A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
spellingShingle A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Santos, Matheus Agapito dos
Tecnologia da Informação
Lean
Serviço 4.0
Tecnologia da informação
Indústria 4.0
Information Technology
Lean
Service 4.0
title_short A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
title_full A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
title_fullStr A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
title_full_unstemmed A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
title_sort A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
author Santos, Matheus Agapito dos
author_facet Santos, Matheus Agapito dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stefano, Ercilia de
Freitag, Alberto Eduardo Besser
Lima, Fátima Regina Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Matheus Agapito dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação
Lean
Serviço 4.0
Tecnologia da informação
Indústria 4.0
Information Technology
Lean
Service 4.0
topic Tecnologia da Informação
Lean
Serviço 4.0
Tecnologia da informação
Indústria 4.0
Information Technology
Lean
Service 4.0
description A busca das grandes empresas por enquadrar-se aos avanços tecnológicos que vêm surgindo e métodos de gestão eficazes para as suas atividades vem sendo impulsionada pelo cenário de competitividade do mercado atual. As tecnologias de ponta estão cada vez mais sendo inseridas nas atividades e processos das organizações com o intuito de aprimorar todos os serviços que são prestados aos clientes. Com o intuito de otimizar os processos existentes em uma empresa de TI e Telecomunicações e diminuir o tempo de entrega dos serviços, além aumentar a produtividade e gerar satisfação ao cliente, são utilizadas ferramentas inovadoras e técnicas gerenciais, como Serviço 4.0. O objetivo deste trabalho é analisar como as ferramentas criadas a partir do Serviço 4.0 podem influenciar no gerenciamento das atividades de uma empresa de TI e Telecomunicações. A estratégia metodológica constituiu-se em revisão da literatura e um estudo de caso, onde foram implementadas duas novas ferramentas com o propósito de auxiliar nas atividades do dia a dia. Através da análise dessas duas ferramentas são apresentados todos os resultados recorrentes a utilização e aceitação de ambas pelos usuários. Conclui-se que o Serviço 4.0, atrelado e partindo do princípio do Lean Service pode contribuir para satisfação dos seus colaboradores e consequentemente o aumento da produtividade, além de agilizar o gerenciamento das atividades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-05T19:36:11Z
2021-04-05T19:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Matheus Agapito dos. A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21609
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SANTOS, Matheus Agapito dos. A influência do serviço 4.0 nas empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de Petrópolis, Universidade Federal Fluminense, Petrópolis, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Petrópolis
publisher.none.fl_str_mv Petrópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838672719970304