A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. |
id |
UFF-2_47398863c5211430e20dcbc5693af346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28871 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetizaçãoContação de históriaAlfabetização discursivaPrática pedagógicaAlfabetizaçãoArte de contar históriaStorytellingDiscursive LiteracyPedagogical PracticeO presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.The present work aims to highlight storytelling as a didactic-pedagogical resource capable of contributing positively to the consolidation of a process of discursive literacy, which seeks to expand the formative experience in an alternative way to the cartilaginous pedagogies present in educational environments. In order to do so, we used bibliographic research and case studies as a theoretical framework, presenting the perspectives of authors Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches and Vygotsky on the subject. Thus, the possibilities and challenges presented in the development of a pedagogy focused on the autonomy of the subjects were also observed, with regard to the construction of reading and writing in the early years of elementary school.32 f.Albuquerque, Andrea SerpaAlmeida, Sandra Maciel deCosta, Mariany Freire da2023-05-17T13:33:06Z2023-05-17T13:33:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Mariany Freire da. A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização, 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-17T13:33:10Zoai:app.uff.br:1/28871Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:39.576017Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização |
title |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização |
spellingShingle |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização Costa, Mariany Freire da Contação de história Alfabetização discursiva Prática pedagógica Alfabetização Arte de contar história Storytelling Discursive Literacy Pedagogical Practice |
title_short |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização |
title_full |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização |
title_fullStr |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização |
title_sort |
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização |
author |
Costa, Mariany Freire da |
author_facet |
Costa, Mariany Freire da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Andrea Serpa Almeida, Sandra Maciel de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mariany Freire da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contação de história Alfabetização discursiva Prática pedagógica Alfabetização Arte de contar história Storytelling Discursive Literacy Pedagogical Practice |
topic |
Contação de história Alfabetização discursiva Prática pedagógica Alfabetização Arte de contar história Storytelling Discursive Literacy Pedagogical Practice |
description |
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-17T13:33:06Z 2023-05-17T13:33:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Mariany Freire da. A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização, 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871 |
identifier_str_mv |
COSTA, Mariany Freire da. A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização, 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823653249089536 |