A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marco Antônio Barbosa de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116
Resumo: As plataformas de streaming revolucionaram o mercado de entretenimento audiovisual ao permitirem ao consumidor escolher o que deseja assistir num vasto catálogo. Esse mercado era amplamente dominado pela Netflix, mas após a consolidação desse modelo de negócio, muitos outros concorrentes entraram no segmento e brigam pela atenção dos consumidores - essa disputa é conhecida como streaming wars. Apesar de serem comercializados a um preço acessível, o excesso de opções de plataformas pode gerar dúvidas ao consumidor sobre quais serviços escolher. Além disso, pode estimular o consumo de conteúdo por meio de serviços piratas. Mediante um estudo de caso junto a um público de estudantes de graduação em engenharia de produção de uma universidade pública, considerado um público consumidor por excelência, com aplicação de questionário elaborado a partir de revisão de literatura, este trabalho busca entender as considerações feitas pelo consumidor para a escolha de um serviço de streaming - hábitos de consumo e características desejadas para uma plataforma. Percebeu-se ao final que, mesmo tendo revolucionado a forma de consumo de conteúdo, ainda há consumo por meios das outras mídias que não são as plataformas de streaming, como cinema e televisão linear. Com relação às plataformas em si, a facilidade de interface e o conteúdo exclusivo se destacaram como característica na escolha de uma assinatura de um serviço. Por fim, o excesso de plataformas disponíveis causa sim dificuldades, pois as necessidades dos consumidores, em geral, quase nunca conseguem ser atendidas por uma única plataforma, influenciando, em certa medida, o aumento do consumo de conteúdo pirata
id UFF-2_491300ad4ae404af694dfd99171f3d0e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34116
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirataStreaming warsPercepção do consumidorInovação disruptivaTecnologia streaming (Telecomunicação)Concorrência industrialPirataria (Direito Autoral)Consumer perceptionDisruptive innovationAs plataformas de streaming revolucionaram o mercado de entretenimento audiovisual ao permitirem ao consumidor escolher o que deseja assistir num vasto catálogo. Esse mercado era amplamente dominado pela Netflix, mas após a consolidação desse modelo de negócio, muitos outros concorrentes entraram no segmento e brigam pela atenção dos consumidores - essa disputa é conhecida como streaming wars. Apesar de serem comercializados a um preço acessível, o excesso de opções de plataformas pode gerar dúvidas ao consumidor sobre quais serviços escolher. Além disso, pode estimular o consumo de conteúdo por meio de serviços piratas. Mediante um estudo de caso junto a um público de estudantes de graduação em engenharia de produção de uma universidade pública, considerado um público consumidor por excelência, com aplicação de questionário elaborado a partir de revisão de literatura, este trabalho busca entender as considerações feitas pelo consumidor para a escolha de um serviço de streaming - hábitos de consumo e características desejadas para uma plataforma. Percebeu-se ao final que, mesmo tendo revolucionado a forma de consumo de conteúdo, ainda há consumo por meios das outras mídias que não são as plataformas de streaming, como cinema e televisão linear. Com relação às plataformas em si, a facilidade de interface e o conteúdo exclusivo se destacaram como característica na escolha de uma assinatura de um serviço. Por fim, o excesso de plataformas disponíveis causa sim dificuldades, pois as necessidades dos consumidores, em geral, quase nunca conseguem ser atendidas por uma única plataforma, influenciando, em certa medida, o aumento do consumo de conteúdo pirataStreaming platforms have revolutionized the audiovisual entertainment market by allowing consumers to choose what they want to watch from a vast catalog. This market was largely dominated by Netflix, but after the consolidation of this business model, many other competitors entered the segment and fought for consumers' attention - this dispute is known as streaming wars. Despite being sold at an affordable price, the excess of platform options can create doubts for consumers about which services to choose. Furthermore, it can encourage the consumption of content through pirated services. Through a case study with an audience of undergraduate students in production engineering from a public university, considered a consumer public par excellence, with the application of a questionnaire prepared from a literature review, this work seeks to understand the considerations made by the consumer for choosing a streaming service - consumption habits and desired characteristics for a platform. In the end, it was realized that, even though the way content is consumed has been revolutionized, there is still consumption through other media that are not streaming platforms, such as cinema and linear television. Regarding the platforms themselves, the ease of interface and exclusive content stood out as characteristics when choosing a subscription to a service. Finally, the excess of available platforms does cause difficulties, as consumer needs, in general, can almost never be met by a single platform, influencing, to a certain extent, the increase in consumption of pirated content68 f.Andrade, Emmanuel Paiva deAlcântara, Silvia dos ReisAraujo, Fernando Oliveira deLima, Marco Antônio Barbosa de2024-08-13T13:56:40Z2024-08-13T13:56:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Marco Antônio Barbosa de. A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-13T13:56:44Zoai:app.uff.br:1/34116Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-13T13:56:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
title A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
spellingShingle A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
Lima, Marco Antônio Barbosa de
Streaming wars
Percepção do consumidor
Inovação disruptiva
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Concorrência industrial
Pirataria (Direito Autoral)
Consumer perception
Disruptive innovation
title_short A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
title_full A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
title_fullStr A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
title_full_unstemmed A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
title_sort A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
author Lima, Marco Antônio Barbosa de
author_facet Lima, Marco Antônio Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Emmanuel Paiva de
Alcântara, Silvia dos Reis
Araujo, Fernando Oliveira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marco Antônio Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Streaming wars
Percepção do consumidor
Inovação disruptiva
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Concorrência industrial
Pirataria (Direito Autoral)
Consumer perception
Disruptive innovation
topic Streaming wars
Percepção do consumidor
Inovação disruptiva
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Concorrência industrial
Pirataria (Direito Autoral)
Consumer perception
Disruptive innovation
description As plataformas de streaming revolucionaram o mercado de entretenimento audiovisual ao permitirem ao consumidor escolher o que deseja assistir num vasto catálogo. Esse mercado era amplamente dominado pela Netflix, mas após a consolidação desse modelo de negócio, muitos outros concorrentes entraram no segmento e brigam pela atenção dos consumidores - essa disputa é conhecida como streaming wars. Apesar de serem comercializados a um preço acessível, o excesso de opções de plataformas pode gerar dúvidas ao consumidor sobre quais serviços escolher. Além disso, pode estimular o consumo de conteúdo por meio de serviços piratas. Mediante um estudo de caso junto a um público de estudantes de graduação em engenharia de produção de uma universidade pública, considerado um público consumidor por excelência, com aplicação de questionário elaborado a partir de revisão de literatura, este trabalho busca entender as considerações feitas pelo consumidor para a escolha de um serviço de streaming - hábitos de consumo e características desejadas para uma plataforma. Percebeu-se ao final que, mesmo tendo revolucionado a forma de consumo de conteúdo, ainda há consumo por meios das outras mídias que não são as plataformas de streaming, como cinema e televisão linear. Com relação às plataformas em si, a facilidade de interface e o conteúdo exclusivo se destacaram como característica na escolha de uma assinatura de um serviço. Por fim, o excesso de plataformas disponíveis causa sim dificuldades, pois as necessidades dos consumidores, em geral, quase nunca conseguem ser atendidas por uma única plataforma, influenciando, em certa medida, o aumento do consumo de conteúdo pirata
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-13T13:56:40Z
2024-08-13T13:56:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Marco Antônio Barbosa de. A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116
identifier_str_mv LIMA, Marco Antônio Barbosa de. A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838761798598656