A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604 |
Resumo: | O Programa Etnomatemática é um potencial aliado às práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas envolvendo saberes e fazeres que podemos considerar como sendo da área da Matemática, e de outras. Debater a importância da representação e reprodução do saber e fazer matemático não institucionalizado promove potencialidades que vão além do campo pedagógico, capaz de valorizar, fomentar e preservar uma cultura local. Baseado nesse contexto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma perspectiva político - histórica de como a Matemática foi reproduzida no último século no Brasil, e como o processo de decolonialidade de conhecimentos científicos atuará em perspectivas Etnomatemáticas no intuito de promover uma Educação M atemática mais inclusiva. Por fim, serão analisadas, objetiva e comparativamente, as noções e convicções de um grupo de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFF, dos campus de Niterói e Angra dos Reis, em relação às competências do Programa Etnomatemática no processo de ensino - aprendizagem de discentes de diversos contextos sociais. |
id |
UFF-2_4a62f6c53b8bdb8b7e36ea1143bd3d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28604 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociaisEtnomatemáticaConhecimentos préviosContextos sociaisEducação MatemáticaEnsino de MatemáticaInclusão escolarEtnomatemáticaO Programa Etnomatemática é um potencial aliado às práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas envolvendo saberes e fazeres que podemos considerar como sendo da área da Matemática, e de outras. Debater a importância da representação e reprodução do saber e fazer matemático não institucionalizado promove potencialidades que vão além do campo pedagógico, capaz de valorizar, fomentar e preservar uma cultura local. Baseado nesse contexto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma perspectiva político - histórica de como a Matemática foi reproduzida no último século no Brasil, e como o processo de decolonialidade de conhecimentos científicos atuará em perspectivas Etnomatemáticas no intuito de promover uma Educação M atemática mais inclusiva. Por fim, serão analisadas, objetiva e comparativamente, as noções e convicções de um grupo de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFF, dos campus de Niterói e Angra dos Reis, em relação às competências do Programa Etnomatemática no processo de ensino - aprendizagem de discentes de diversos contextos sociais.28 f.Freitas, Adriano VargasFantinato, Maria CeciliaMotta, Carlos Eduardo MathiasLima, Lucas Bastos de Oliveira2023-04-24T15:50:46Z2023-04-24T15:50:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Lucas Bastos de Oliveira. A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-24T15:50:50Zoai:app.uff.br:1/28604Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:38.129818Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais |
title |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais |
spellingShingle |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais Lima, Lucas Bastos de Oliveira Etnomatemática Conhecimentos prévios Contextos sociais Educação Matemática Ensino de Matemática Inclusão escolar Etnomatemática |
title_short |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais |
title_full |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais |
title_fullStr |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais |
title_full_unstemmed |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais |
title_sort |
A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais |
author |
Lima, Lucas Bastos de Oliveira |
author_facet |
Lima, Lucas Bastos de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Adriano Vargas Fantinato, Maria Cecilia Motta, Carlos Eduardo Mathias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucas Bastos de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Conhecimentos prévios Contextos sociais Educação Matemática Ensino de Matemática Inclusão escolar Etnomatemática |
topic |
Etnomatemática Conhecimentos prévios Contextos sociais Educação Matemática Ensino de Matemática Inclusão escolar Etnomatemática |
description |
O Programa Etnomatemática é um potencial aliado às práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas envolvendo saberes e fazeres que podemos considerar como sendo da área da Matemática, e de outras. Debater a importância da representação e reprodução do saber e fazer matemático não institucionalizado promove potencialidades que vão além do campo pedagógico, capaz de valorizar, fomentar e preservar uma cultura local. Baseado nesse contexto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma perspectiva político - histórica de como a Matemática foi reproduzida no último século no Brasil, e como o processo de decolonialidade de conhecimentos científicos atuará em perspectivas Etnomatemáticas no intuito de promover uma Educação M atemática mais inclusiva. Por fim, serão analisadas, objetiva e comparativamente, as noções e convicções de um grupo de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFF, dos campus de Niterói e Angra dos Reis, em relação às competências do Programa Etnomatemática no processo de ensino - aprendizagem de discentes de diversos contextos sociais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24T15:50:46Z 2023-04-24T15:50:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Lucas Bastos de Oliveira. A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604 |
identifier_str_mv |
LIMA, Lucas Bastos de Oliveira. A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823685650087936 |