A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas Bastos de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604
Resumo: O Programa Etnomatemática é um potencial aliado às práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas envolvendo saberes e fazeres que podemos considerar como sendo da área da Matemática, e de outras. Debater a importância da representação e reprodução do saber e fazer matemático não institucionalizado promove potencialidades que vão além do campo pedagógico, capaz de valorizar, fomentar e preservar uma cultura local. Baseado nesse contexto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma perspectiva político - histórica de como a Matemática foi reproduzida no último século no Brasil, e como o processo de decolonialidade de conhecimentos científicos atuará em perspectivas Etnomatemáticas no intuito de promover uma Educação M atemática mais inclusiva. Por fim, serão analisadas, objetiva e comparativamente, as noções e convicções de um grupo de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFF, dos campus de Niterói e Angra dos Reis, em relação às competências do Programa Etnomatemática no processo de ensino - aprendizagem de discentes de diversos contextos sociais.
id UFF-2_4a62f6c53b8bdb8b7e36ea1143bd3d35
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28604
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociaisEtnomatemáticaConhecimentos préviosContextos sociaisEducação MatemáticaEnsino de MatemáticaInclusão escolarEtnomatemáticaO Programa Etnomatemática é um potencial aliado às práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas envolvendo saberes e fazeres que podemos considerar como sendo da área da Matemática, e de outras. Debater a importância da representação e reprodução do saber e fazer matemático não institucionalizado promove potencialidades que vão além do campo pedagógico, capaz de valorizar, fomentar e preservar uma cultura local. Baseado nesse contexto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma perspectiva político - histórica de como a Matemática foi reproduzida no último século no Brasil, e como o processo de decolonialidade de conhecimentos científicos atuará em perspectivas Etnomatemáticas no intuito de promover uma Educação M atemática mais inclusiva. Por fim, serão analisadas, objetiva e comparativamente, as noções e convicções de um grupo de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFF, dos campus de Niterói e Angra dos Reis, em relação às competências do Programa Etnomatemática no processo de ensino - aprendizagem de discentes de diversos contextos sociais.28 f.Freitas, Adriano VargasFantinato, Maria CeciliaMotta, Carlos Eduardo MathiasLima, Lucas Bastos de Oliveira2023-04-24T15:50:46Z2023-04-24T15:50:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Lucas Bastos de Oliveira. A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-24T15:50:50Zoai:app.uff.br:1/28604Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:38.129818Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
title A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
spellingShingle A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
Lima, Lucas Bastos de Oliveira
Etnomatemática
Conhecimentos prévios
Contextos sociais
Educação Matemática
Ensino de Matemática
Inclusão escolar
Etnomatemática
title_short A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
title_full A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
title_fullStr A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
title_full_unstemmed A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
title_sort A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais
author Lima, Lucas Bastos de Oliveira
author_facet Lima, Lucas Bastos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Adriano Vargas
Fantinato, Maria Cecilia
Motta, Carlos Eduardo Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucas Bastos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Conhecimentos prévios
Contextos sociais
Educação Matemática
Ensino de Matemática
Inclusão escolar
Etnomatemática
topic Etnomatemática
Conhecimentos prévios
Contextos sociais
Educação Matemática
Ensino de Matemática
Inclusão escolar
Etnomatemática
description O Programa Etnomatemática é um potencial aliado às práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas envolvendo saberes e fazeres que podemos considerar como sendo da área da Matemática, e de outras. Debater a importância da representação e reprodução do saber e fazer matemático não institucionalizado promove potencialidades que vão além do campo pedagógico, capaz de valorizar, fomentar e preservar uma cultura local. Baseado nesse contexto, a pesquisa foi estruturada a partir de uma perspectiva político - histórica de como a Matemática foi reproduzida no último século no Brasil, e como o processo de decolonialidade de conhecimentos científicos atuará em perspectivas Etnomatemáticas no intuito de promover uma Educação M atemática mais inclusiva. Por fim, serão analisadas, objetiva e comparativamente, as noções e convicções de um grupo de licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFF, dos campus de Niterói e Angra dos Reis, em relação às competências do Programa Etnomatemática no processo de ensino - aprendizagem de discentes de diversos contextos sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24T15:50:46Z
2023-04-24T15:50:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Lucas Bastos de Oliveira. A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604
identifier_str_mv LIMA, Lucas Bastos de Oliveira. A importância da Etnomatemática na aprendizagem dos estudantes de diferentes contextos sociais. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823685650087936