Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401 |
Resumo: | Este livro apresenta os textos - revisados ou inéditos - das conferências e mesas-redondas do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), na Faculdade de Educação da UFF, em 2008. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do país, tendo por tema os novos desafios teóricos e pedagógicos da etnomatemática. De acordo com a organizadora da obra, desde a década de 1980 a etnomatemática se consolidava, no Brasil e no mundo, como uma importante área de estudos e pesquisas da Educação Matemática, contribuindo para as reflexões sobre as relações entre conhecimento matemático e contextos socioculturais e suas implicações para a prática de sala de aula. Assim surgiram crescente número de professores e pesquisadores interessados em aprofundar os estudos sobre a temática, em suas muitas vertentes. Um dos primeiros e o principal teorizador da etnomatemáticaor foi o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio, o que pôs o Brasil em significativo papel no desenvolvimento dessa linha de pesquisa |
id |
UFF-2_eaade2bab2599bc5fb5ef4799c5a2968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29401 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicosMatemáticaEnsino de matemáticaEtnomatemáticaEste livro apresenta os textos - revisados ou inéditos - das conferências e mesas-redondas do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), na Faculdade de Educação da UFF, em 2008. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do país, tendo por tema os novos desafios teóricos e pedagógicos da etnomatemática. De acordo com a organizadora da obra, desde a década de 1980 a etnomatemática se consolidava, no Brasil e no mundo, como uma importante área de estudos e pesquisas da Educação Matemática, contribuindo para as reflexões sobre as relações entre conhecimento matemático e contextos socioculturais e suas implicações para a prática de sala de aula. Assim surgiram crescente número de professores e pesquisadores interessados em aprofundar os estudos sobre a temática, em suas muitas vertentes. Um dos primeiros e o principal teorizador da etnomatemáticaor foi o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio, o que pôs o Brasil em significativo papel no desenvolvimento dessa linha de pesquisaEdUFFNiterói, RJ2023-07-18T20:05:59Z2023-07-18T20:05:59Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipapplication/pdfFANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco (org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: EdUFF, 2009.978-85-228-0534-1http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401ProfessorCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantinato (org.), Maria Cecília de Castello Brancoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-18T20:06:03Zoai:app.uff.br:1/29401Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:17.587595Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos |
title |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos |
spellingShingle |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco Matemática Ensino de matemática Etnomatemática |
title_short |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos |
title_full |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos |
title_fullStr |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos |
title_sort |
Etnomatemática : novos desafios teóricos e pedagógicos |
author |
Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco |
author_facet |
Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantinato (org.), Maria Cecília de Castello Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino de matemática Etnomatemática |
topic |
Matemática Ensino de matemática Etnomatemática |
description |
Este livro apresenta os textos - revisados ou inéditos - das conferências e mesas-redondas do Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3), na Faculdade de Educação da UFF, em 2008. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, professores do ensino fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação de várias partes do país, tendo por tema os novos desafios teóricos e pedagógicos da etnomatemática. De acordo com a organizadora da obra, desde a década de 1980 a etnomatemática se consolidava, no Brasil e no mundo, como uma importante área de estudos e pesquisas da Educação Matemática, contribuindo para as reflexões sobre as relações entre conhecimento matemático e contextos socioculturais e suas implicações para a prática de sala de aula. Assim surgiram crescente número de professores e pesquisadores interessados em aprofundar os estudos sobre a temática, em suas muitas vertentes. Um dos primeiros e o principal teorizador da etnomatemáticaor foi o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio, o que pôs o Brasil em significativo papel no desenvolvimento dessa linha de pesquisa |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-07-18T20:05:59Z 2023-07-18T20:05:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco (org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: EdUFF, 2009. 978-85-228-0534-1 http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401 Professor |
identifier_str_mv |
FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco (org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: EdUFF, 2009. 978-85-228-0534-1 Professor |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/epub+zip application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF Niterói, RJ |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF Niterói, RJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823707789721600 |