Reabilitação através do saber: uma etnografia sobre práticas educacionais em uma escola prisional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6640 |
Resumo: | Este estudo é resultado do trabalho de campo desenvolvido na Penitenciária Esmeraldino Bandeira, localizada na cidade do Rio de Janeiro – RJ/ Brasil. A pesquisa se realizou nas dependências do Colégio Estadual Angenor de Oliveira – Cartola. O método utilizado foi o etnográfico, e consistiu no acompanhamento das aulas em três turmas diferentes, e nas conversas com alunos e professores. O objetivo da pesquisa é tentar compreender como se desenvolve as práticas educacionais visando à vida livre e as relações que envolvem esse espaço educativo. São abordadas aqui maneiras como a escola é percebida pelos reclusos, como um espaço de aprendizado, distração e respeito, assim como a visão dos docentes sobre o funcionamento da escola e suas relações com os responsáveis da segurança. Abordam-se também questões relacionadas ao ambiente prisional como a superlotação, a presença das facções e suas influências no meio educacional |
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