O afeto na educação infantil: "a importância da formação do ser mais"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16032
Resumo: Esta monografia tem a finalidade de apresentar as minhas considerações vivenciadas num ambiente pedagógico de uma escola de educação infantil. Entende-se como um ambiente pedagógico as mediações entre os sujeitos compostos pelos alunos, professores, funcionários da escola e moradores que permeiam esse espaço escolar. Bem como compreender e refletir o comportamento afetivo e cognitivo dos alunos, a conduta do educador como disciplinador e mediador da educação, e, do espaço em que desenvolve essa mediação, possibilitando assim a aprendizagem e as interações entre os sujeitos desse ambiente. Compreender esse ambiente pedagógico como inserido no processo educacional de afetividade e cognição, pois o ato de educar não pode ser visto apenas como um repassar de informações e de conhecimentos. Ao contrário disso, o ato de cuidar e educar só realiza-se com afeto e se completa com confiança, de modo que o desenvolvimento humano não só aconteça somente relacionado aos aspectos cognitivos, mas também, dentro de um prisma afetivo, o qual abarcará a cognição. O relato está estruturado no método de ―observação‖ e dialética nesse ambiente escolar. Sendo assim, explicitaremos o conceito de afeto e sua importância na esfera pedagógica, com pressupostos na visão de Wallon, Vigotski, Freire e outros. Após, destacaremos a instituição na qual foi desenvolvida a pesquisa e a prática pedagógica, sua inserção dentro do espaço social e os sujeitos desse ambiente pedagógico, e como se configura esse processo na construção da criança para fins pedagógicos e as relações com a família, os professores, os diversos profissionais dessa instituição infantil
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