Considerações sobre a influência do trabalho em relação ao desenvolvimento afetivo de crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90293 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é, a partir de material teórico, fazer algumas elaborações a respeito de como poderia ser a compreensão dos comportamentos de crianças semi-institucionalizadas no ambiente onde se desenvolvia um projeto social. Como poderiam ser compreendidas as relações entre as características dos ambientes sociais em que viviam, ou teriam vivido, e seus próprios modos de se comportarem, suas manifestações de carências e necessidades. Na introdução expomos a fundamentação teórica que começa com o tema do “desenvolvimento da consciência”, seguindo os teóricos da psicologia sócio-histórica e alguns seguidores da mesma linha; segue uma exposição sobre o tema “razão e emoção”, começando com António R. Damásio e retomamos os fundamentos da psicologia sócio-histórica, com Vygotsky e alguns outros estudiosos. Nesta parte, mostramos que a visão do indivíduo como um todo complexo é compreendida recentemente nos estudos da psicologia científica. Examinamos ainda, o tema do desenvolvimento da afetividade e da cognição como extensões indissociáveis do psiquismo humano. Aqui seguimos os fundamentamos de Henri Wallon, destacando o “caráter contagioso da emoção” e os “domínios funcionais” do processo de desenvolvimento psicológico da criança. Tratamos ainda sobre o desenvolvimento do comportamento agressivo de crianças como uma expressão afetiva-emocional. E por último, fizemos algumas considerações sobre a afetividade e a cognição no contexto educacional. Na parte da metodologia descrevemos em talhes a “Dinâmica da Mãozinha” que foi criada, além de outros aspectos da metodologia adotada. No final, fazemos algumas considerações a partir da literatura para dizer da nossa compreensão dos comportamentos dos nossos alunos semi-institucionalizados. |
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